ColunistasFórmula 2Post

F2: Dan Ticktum vence de forma consistente prova Sprint na Rússia

Depois das incertezas sobre a realização das provas no sábado, uma janela climática abriu uma oportunidade em Sochi e a primeira Sprint pode ser disputada. Dan Ticktum liderou a corrida de ponta a ponta, conseguindo estabelecer uma boa distância para Juri Vips ao longo das voltas.

O pódio em Sochi ainda contou com a presença de Jüri Vips e Robert Shwartzman. Entre os três primeiros colocados, apenas o piloto do russo da Prema conquistou pontos. Oscar Piastri terminou a corrida fora da zona de pontuação, enquanto Guanyu não participou da prova após bater na volta de alinhamento.

Os brasileiros tiveram um sábado complicado, enquanto Felipe Drugovich abandonou após uma batida forte também na volta de alinhamento, Enzo Fittipaldi teve que largar dos boxes depois do carro apagar na volta de formação do grid. Fittipaldi terminou a corrida na décima sétima posição, enquanto Guilherme Samaia obteve um décimo terceiro lugar.

A segunda prova Sprint foi cancelada, portanto na Rússia os pilotos da Fórmula 2 vão disputar apenas duas provas nesta etapa. 

Piastri permanece na liderança com 153 pontos, com Zhou que tem 134 pontos. Shartzman fecha o sábado com 123 pontos.

Saiba como foi a Primeira Sprint da Fórmula 2

O sábado em Sochi seria marcado pela forte chuva. E foi exatamente com esse clima instável que os pilotos da categoria de acesso à Fórmula 1 se depararam nesta manhã de sábado. A piora das condições climáticas eram esperadas quando o início da prova da Fórmula 2 se aproximou, desta forma atrasaram a abertura do pit-lane para o começo da prova.

Sabendo das condições climáticas a Fórmula 3 adiantou a primeira prova sprint para a sexta-feira. O circuito de Sochi não tem uma boa drenagem para o escoamento da água, desta forma fica muito mais complicado dar voltas com a pista extremamente molhada.

A classificação da Fórmula 2 foi realizada normalmente na sexta-feira, pois não choveu em nenhum momento em que tivemos ação na pista. Oscar Piastri cravou a pole para a corrida principal do domingo. Com a inversão do grid Dan Ticktum era o líder da primeira Sprint, o grid ficou definido desta forma.

Depois do adiamento da prova, ficou determinado que a Fórmula 2 só terá duas corridas neste fim de semana. A Sprint 1 foi disputada no horário que seria a Sprint 2. Agora a categoria de base só retorna à pista no domingo para a realização da corrida principal. 

Corrida

Na volta de alinhamento dos boxes, os dois pilotos da Uni-Virtuosi rodaram e danificaram os seus carros, abandonando a etapa. Desta forma a sétima posição e o décimo terceiro lugar ficaram vagas. Beckmann optou por largar dos boxes.

Na volta de alinhamento para os boxes Enzo Fittipaldi ficou parado, precisando ser empurrado para os boxes.

Ticktum começou a corrida da primeira posição, acompanhado por Jüri Vips, por conta da inversão do grid eles estavam ocupando a primeira fila. Os pilotos tiveram que completar duas voltas de formação, para ajudar no aquecimento dos compostos. Desta forma a prova ficou com 18 voltas.

 

Com a saída do Safety Car tivemos uma largada em movimento, como Ticktum determinava o ritmo o piloto conseguiu uma vantagem para manter a primeira posição. Os pilotos fizeram o uso do trilho mais seco que havia se formado. Os cinco primeiros conservavam as suas posições, enquanto apenas Piastri tentava atacar Daruvala, mas passar fora do trilho seco era arriscado para os pneus de pista seca. Fittipaldi largou, ocupando a décima nona posição, mas distante do restante do pelotão.

Ticktum foi mantendo a liderança, tinha cerca de 0s421 de vantagem para Vips, mas o piloto da Hitech seguia buscando uma ultrapassagem.

Na terceira volta os dez primeiros eram: Ticktum, Vips, Lawson, Shwartzman, Hughes, Boschung, Pourchaire, Daruvala, Piastri e Lundgaard.

Durante a quinta volta Bent Viscaal que era o décimo quinto colocado, abandonou a prova e ainda provocou o acionamento do virtual Safety Car pois seu carro ficou parado no terceiro setor – os fiscais tiveram que fazer a remoção do carro e as tentativas de ultrapassagem foram bloqueadas.

A relargada, ocorreu na sexta volta e os ataques retomaram. Piastri tentou forçar uma ultrapassagem em Daruvala, mas perdeu espaço e caiu para a décima posição depois de ser ultrapassado por Lundgaard. Piastri arristou e perdeu mais duas posições pois o piloto molhou os compostos e reduziu a temperatura dos compostos, caindo para a décima segunda posição.

Liam Lawson que bateu e quebrou a suspensão traseira esquerda, abandonou a corrida e provocou a ativação do Virtual Safety Car.

Desta forma, na sétima volta os dez primeiros eram: Ticktum, Vips, Shwartzman, Hughes, Boschung, Pourschaire, Daruvala, Lundgaard, Verschoor e Armstrong.

A pista demorou para ser liberada, mas a corrida foi retomada quando restavam dez voltas para o final. Daruvala arricou e foi muito preciso, conseguiu realizar a ultrapassagem para assumir a quinta posição enquanto Pourchaire ficou com a sexta posição, empurrando Boschung para o sétimo lugar.

Shawrtzman que estava na terceira posição se defendeu dos ataques de Hughes, o piloto se mostrava muito determinado e conseguiu retomar o terceiro lugar nesse duelo conta Hughes.

Na décima primeira volta Piastri tinha a volta mais rápida, depois de anotar 1m52s126. Na liderança, Ticktum tinha mais de 3 segundos de vantagem para Vips. O duelo pela volta mais rápida seguiu, Vips cravou 1m51s644, pois a pista estava evoluindo. Boschung travou os pneus na curva dois e Lundgaard encostou no rival, ficando mais próximo da disputa pela sétima posição.  

Durante a décima terceira volta a disputa era pela quarta posição, travada entre Daruvala e Hughes. Piastri tinha recuperado a décima posição, mas estava fora da zona de pontuação.

Com a corrida se aproximando do final, Shwartzman escapou da pista e Hughes se aproximou. Pouco depois Daruvala perdeu o carro e rodou na pista, desta forma o piloto caiu para a décima segunda posição.

Na volta 16, os dez primeiros eram: Ticktum, Vips, Shwartzman, Hughes, Pourchaire, Boschung, Lundgaard, Verschoor, Piastri e Zendeli.

Dan Ticktum manteve a liderança e conseguiu cruzar a linha de chegada na primeira posição, acompanhado por Vips e Shwartzman. Destaque para Pourchaire em seu ritmo alucinante, garantindo o quinto lugar. Piastri não pontuou, pois terminou a prova na oitava posição.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo