ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

F1 renova contrato com GP do Japão por mais cinco anos e garante permanência da prova até 2029

Fórmula 1 garante a permanência do circuito de Suzuka ao menos até 2029 no calendário

Nesta sexta-feira (02) a Fórmula 1 confirmou a extensão de contrato de mais cinco anos com o GP do Japão. A prova em Suzuka será disputada ao menos até 2029.

O traçado de alta velocidade, em formato de 8 que conta com 18 curvas, é um dos circuitos mais icônicos e amado pelos pilotos de Fórmula 1 e fãs da categorias. A 130R é um intenso desafio para os competidores e sempre acaba chamando a atenção nas transmissões desta prova.

A pista já foi palco para a decisão de 12 campeonatos de pilotos, incluindo um dos mais recentes, quando Max Verstappen conquistou o seu segundo título na Fórmula 1 em 2022.

LEIA MAIS: Fórmula 1 apresenta calendário da temporada 2024 com foco na regionalização e sustentabilidade

Por conta da reorganização do calendário, o GP do Japão será disputado em 2024 em abril, criando uma sequência com o GP da Austrália, Japão e China, após o esforço da categoria de regionalizar o calendário da F1, melhorando a eficiência dos deslocamentos ao longo da temporada.

O GP do Japão do ano passado contou com a presença de 222 mil fãs nos três dias de evento, apresentando um aumento expressivo quando comparado com a prova de 2022 que contou com a visita de 200 mil fãs. Também viu cerca de 20 mil pessoas comparecerem ao primeiro Festival de Fãs de F1 no centro de Tóquio, com a participação da dupla da Red Bull, Max Verstappen e Sergio Pérez, além de Esteban Ocon (Alpine) e do piloto local Yuki Tsunoda (AlphaTauri).

“Suzuka é um circuito especial e parte da estrutura do esporte, por isso estou muito satisfeito que a F1 continuará a correr lá até pelo menos 2029”, comentou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.

“Enquanto nos preparados para regressar ao Japão mais cedo do que o habitual nesta temporada, gostaria de expressar a minha enorme gratidão ao promotor e a equipe da Honda MobilityLand por apoiarem o nosso esforço para uma maior racionalização do calendário, à medida que procuramos tornar o esporte mais sustentável. Nossos fãs no Japão abraçaram a Fórmula 1 com uma paixão única e estamos ansiosos para trabalhar com o promotor para dar aos fãs a experiência que eles merecem nos próximos anos”, seguiu.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo