ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Exposição de ’50 anos de GP no Brasil’, celebra história da categoria no país

Em uma exposição com mais de 150 peças, público poderá ver de perto capacetes, troféus e carros que contam a história da Fórmula 1 no Brasil

Com a aproximação do GP de São Paulo, a cidade ganhou uma exposição para contar a história da Fórmula 1 no Brasil. A partir desta terça-feira (18), os fãs de Fórmula 1 terão a chance de visitar a exposição ’50 anos de GP no Brasil’, na Oca, no Parque do Ibirapuera.

São 50 anos recebendo a categoria, após a primeira corrida ser disputada em 1972, ainda sem valer para o campeonato. A partir de 1973 a categoria marcou presença no país, usando as pistas de Interlagos e Jacarepaguá.

Como parte do acervo, o fã poderá ver a Ferrari de 2008 de Felipe Massa – Foto acervo pessoal – Deborah Almeida – Boletim do Paddock

Está será a primeira grande exposição de Fórmula 1 no país, reunindo peças como macacões, capacetes, troféus, fotos e carros, além de alguns itens de pilotos. A curadoria foi realizada pelos jornalista Castilho de Andrade (atual diretor de imprensa do GP de São Paulo) e Manuel Valle (também diretor artístico de eventos).

O acervo tem o poder de transportar os visitantes ao passado, sendo um passeio ideal para a família, com uma oportunidade perfeita para apresentar o automobilismo aos mais novos. O ‘túnel do tempo’ com as fotografias de várias provas marcam este momento e a história da categoria no país.

A exposição espera receber cerca de 200 mil visitantes até o dia 20 de novembro.

Na cerimônia de abertura do evento, onde o Boletim do Paddock acompanhou a inauguração da exposição, estiveram presentes, Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, Alan Adler, CEO do GP de São Paulo e, o jornalista especializado em automobilismo, Reginaldo Leme.

O prefeito adiantou que estão nos planos para a cidade, começar a idealização de um museu voltado ao automobilismo, algo parecido com que está sendo realizado no Campo de Marte.

“A gente está trabalhando para fazer o Museu da Aviação no Campo de Marte, mas acho importante fazer um Museo do Automobilismo”, afirma Nunes.

“Vamos fazer no Autódromo de Interlagos uma homenagem a Ayrton Senna. Dias atrás, a Viviane Senna [irmã do ex-piloto] me ligou e falou: ‘Ricardo, os japoneses são muito fãs do Ayrton, mas eles vêm em São Paulo e não te um local, uma estátua para visitarem e fazer uma demonstração de carinho, eles vão ao túmulo.’ Está sendo feito um trabalho para a gente poder colocar uma estátua do Senna ao autódromo”, seguiu Nunes.

A exposição conta com vários capacetes de pilotos brasileiros, mas o público também terá a oportunidade de conferir alguns dos Capacetes de Sir Lewis Hamilton ou de Charles Leclerc – Foto acervo pessoal – Deborah Almeida – Boletim do Paddock

Para o CEO do GP, essa exposição deve ser o início de mais eventos para os próximos anos, como a oportunidade de realizar o fanzone para contado dos fãs com os pilotos.

Os ingressos para a visitação estão disponíveis no site da Eventim (eventim.com.br/Expo50AnosGP), eles vão de R$ 25,00 até R$ 150,00, com direito à meia entrada. As terças-feiras a exposição é gratuita, basta o visitante fazer a retirada do ingresso no site, está também será a oportunidade perfeita para acolher os estudantes de escolas públicas e crianças, aproximando os jovens da Fórmula 1.

A exposição que dura até o final do campeonato de 2022, organizou um espaço para os fãs de automobilismo que podem adquirir o ingresso mais caro e assistir as corridas restantes no local. As próximas provas – GP dos Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi – serão exibidos na Oca, então além de ver a exposição, vão desfrutar de uma experiência diferenciada, podendo andar em simuladores e realizar outras atividades.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo