Com a aproximação do GP de São Paulo, a cidade ganhou uma exposição para contar a história da Fórmula 1 no Brasil. A partir desta terça-feira (18), os fãs de Fórmula 1 terão a chance de visitar a exposição ’50 anos de GP no Brasil’, na Oca, no Parque do Ibirapuera.
São 50 anos recebendo a categoria, após a primeira corrida ser disputada em 1972, ainda sem valer para o campeonato. A partir de 1973 a categoria marcou presença no país, usando as pistas de Interlagos e Jacarepaguá.
Está será a primeira grande exposição de Fórmula 1 no país, reunindo peças como macacões, capacetes, troféus, fotos e carros, além de alguns itens de pilotos. A curadoria foi realizada pelos jornalista Castilho de Andrade (atual diretor de imprensa do GP de São Paulo) e Manuel Valle (também diretor artístico de eventos).
O acervo tem o poder de transportar os visitantes ao passado, sendo um passeio ideal para a família, com uma oportunidade perfeita para apresentar o automobilismo aos mais novos. O ‘túnel do tempo’ com as fotografias de várias provas marcam este momento e a história da categoria no país.
A exposição espera receber cerca de 200 mil visitantes até o dia 20 de novembro.
Na cerimônia de abertura do evento, onde o Boletim do Paddock acompanhou a inauguração da exposição, estiveram presentes, Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, Alan Adler, CEO do GP de São Paulo e, o jornalista especializado em automobilismo, Reginaldo Leme.
O prefeito adiantou que estão nos planos para a cidade, começar a idealização de um museu voltado ao automobilismo, algo parecido com que está sendo realizado no Campo de Marte.
“A gente está trabalhando para fazer o Museu da Aviação no Campo de Marte, mas acho importante fazer um Museo do Automobilismo”, afirma Nunes.
“Vamos fazer no Autódromo de Interlagos uma homenagem a Ayrton Senna. Dias atrás, a Viviane Senna [irmã do ex-piloto] me ligou e falou: ‘Ricardo, os japoneses são muito fãs do Ayrton, mas eles vêm em São Paulo e não te um local, uma estátua para visitarem e fazer uma demonstração de carinho, eles vão ao túmulo.’ Está sendo feito um trabalho para a gente poder colocar uma estátua do Senna ao autódromo”, seguiu Nunes.
Para o CEO do GP, essa exposição deve ser o início de mais eventos para os próximos anos, como a oportunidade de realizar o fanzone para contado dos fãs com os pilotos.
Os ingressos para a visitação estão disponíveis no site da Eventim (eventim.com.br/Expo50AnosGP), eles vão de R$ 25,00 até R$ 150,00, com direito à meia entrada. As terças-feiras a exposição é gratuita, basta o visitante fazer a retirada do ingresso no site, está também será a oportunidade perfeita para acolher os estudantes de escolas públicas e crianças, aproximando os jovens da Fórmula 1.
A exposição que dura até o final do campeonato de 2022, organizou um espaço para os fãs de automobilismo que podem adquirir o ingresso mais caro e assistir as corridas restantes no local. As próximas provas – GP dos Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi – serão exibidos na Oca, então além de ver a exposição, vão desfrutar de uma experiência diferenciada, podendo andar em simuladores e realizar outras atividades.