ColunistasNascarPost

Em prova de sobrevivência, Tyler Reddick fatura etapa do Texas

A corrida marcada pelos estouros de pneu, piloto da Richard Childress manteve a escrita de vencedores fora da briga pelo título nas últimas etapas

A NASCAR Cup Series teve uma prova muito tumultuada no Texas Motor Speedway. A corrida que abriu o Round of 12 dos playoffs da divisão principal foi marcada por muitos problemas, principalmente com os pneus, com um número alto de pilotos tendo furos ou explosões que causaram acidentes e bandeiras amarelas. Neste cenário, mais uma vez os candidatos ao título não tiveram sucesso e a vitória acabou nas mãos de Tyler Reddick.

A corrida teve o recorde de bandeiras amarelas no circuito do Texas, com 16 intervenções do carro madrinha, além de uma bandeira vermelha de 56 minutos por chuva. Dentre os candidatos ao título, três tiveram problemas mais severos e terminaram mal colocados.

Líder da temporada regular, Chase Elliott viu a gordura de pontos acumulada na temporada regular sendo incinerada após o estouro do pneu que causou o acidente e o incêndio no carro número 9.

Companheiro de Elliott na Hendrick, Alex Bowman foi outro a ter problemas com os pneus. O piloto do carro 48 ainda conseguiu retornar à corrida, mas com várias voltas em atraso. Bowman terminou apenas em 29ª e agora é o lanterna dos playoffs, com 30 pontos de distância para a zona de classificação.

Outro em situação delicada é Christopher Bell. O piloto da Joe Gibbs teve dois problemas com pneus estourados e acabou abandonando. Agora, o representante do carro número 20 está a 29 pontos da zona de corte. Tanto Bell como Bowman dependerão de uma vitória ou de uma grande combinação de resultados para se colocarem na zona de classificação.

Outros pilotos da Joe Gibbs Racing também tiveram problemas com pneus. Kyle Busch bateu ainda no começo da corrida, enquanto Martin Truex Jr atingiu o muro no decorrer do  terceiro estágio. Assim, o calvário de Busch e Truex das últimas corridas, marcadas por vários problemas, continuam.

O acidente de Truex aconteceu quase simultaneamente com o lance mais polêmico da corrida. A treta foi cortesia de William Byron e Denny Hamlin. A confusão havia começado pouco antes quando o piloto da Joe Gibbs apertou o rival da Hendrick na disputa por posição, com toques entre eles. 

Quando a bandeira amarela foi acionada pela rodada de Truex, Hamlin reduziu, mas Byron não; o piloto da Hendrick atingiu o carro número 11,que rodou e foi para a grama. Indignado, Hamlin chegou a dar alguns toques leves ainda durante a bandeira amarela. No fim, a direção de prova simplesmente não verificou o incidente por estar preocupada pela rodada do carro número 19.

A prova também foi marcada por um acidente mais sério  com Cody Ware, que bateu em alta velocidade na curva que antecede a reta dos boxes e seu carro desgovernado atingiu a mureta dos boxes antes de parar. O piloto teve que ser levado ao centro médico do circuito do Texas com dores no tornozelo, mas os exames não identificaram nenhuma fratura e o piloto da Rick Ware Racing foi liberado pelos médicos.

Cody Ware sofreu forte acidente e precisou de atendimento médico, mas foi liberado (James Gilbert/Getty Images)

Dentre os pilotos envolvidos com problemas, Tyler Reddick chegou a ter problemas com furo no começo do segundo estágio, mas conseguiu reagir e mostrou o ritmo mais competitivo na parte final. Nas últimas 60 voltas, o piloto da Richard Childress assumiu a liderança e passou a controlar a vantagem, mesmo com outras bandeiras amarelas ocorrendo.

Joey Logano chegou a subir no grid e atingiu o segundo lugar, mas Reddick foi soberano na relargada e manteve a dianteira e não foi ameaçado até o final. Foi o terceiro triunfo do piloto da Richard Childress nesta temporada.

Apesar da alegria do triunfo, a vitória teve um tom de resignação pelo fato de Reddick não estar mais na briga pelo título, pois foi eliminado da disputa no Round of 16. Assim, é a quarta corrida consecutiva da pós-temporada em que um piloto de fora da briga pelo título vence a etapa.

Se os playoffs têm sido bem imprevisíveis até o momento, a próxima etapa pode oferecer mais uma possibilidade de surpresas, pois a corrida do próximo domingo será no temido superspeedway de Talladega.

Top-10 da etapa do Texas:

1 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
2 – Joey Logano (Penske/Ford)
3 – Justin Haley (Kaulig/Chevrolet)
4 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
5 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
6 – Erik Jones (Petty GMS/Chevrolet)
7 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
8 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
9 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
10 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)

Classificação do Round of 12 (após 1 de 3 etapas)

Joey Logano +30
Ross Chastain +18
William Byron +17
Kyle Larson +16
Ryan Blaney +15
Denny Hamlin +8
Daniel Suarez +4
Chase Elliott +4

Chase Briscoe -4
Austin Cindric -11
Christopher Bell -29
Alex Bowman -30

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo