ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Em mais uma exibição forte, Max Verstappen vence Sprint em Miami

Sem deixar espaço para ninguém, Max Verstappen vence a corrida Sprint, dividindo pódio com Leclerc e Pérez

Neste início de sábado (04) com a Fórmula 1 em Miami, diante de um fim de semana Sprint. Max Verstappen conquistou a sua nona vitória em uma prova de 100 km da categoria. O holandês dominou a corrida, desde o momento que conquistou a pole na sexta-feira.

Verstappen novamente não foi ameaçado por nenhum dos competidores e fez a sua corrida tranquilamente, mesmo após a ação do Safety Car.

Charles Leclerc faturou o segundo lugar, seguido por Sergio Pérez que foi o terceiro colocado. O mexicano perdeu a posição na largada para Daniel Ricciardo, mas conseguiu buscar o australiano fazendo uma ultrapassagem. Ricciardo ficou perto de pegar um pódio com a Racing Bulls, mas precisou se contentar com o quarto lugar.

O australiano passou o restante da prova sendo atacado por Carlos Sainz, mas por conta do traçado defensivo, evitou que o espanhol concluísse a ultrapassagem. Oscar Piastri foi o sexto colocado, o piloto da McLaren também participou do duelo com o piloto da Racing Bulls e o competidor da Ferrari.

O australiano da McLaren foi o responsável por representar a equipe em pista, já que Lando Norris se envolveu em um incidente ainda na largada.

Nico Hülkenberg faturou uns pontinhos para a Haas com o sétimo lugar, enquanto Yuki Tsunoda foi o oitavo colocado.

A Fórmula 1 retorna hoje às 17h pelo horário de Brasília para a disputa da classificação que vai estabelecer o grid de largada da corrida principal em Miami.

Saiba como foi a Sprint da F1 em Miami

Em mais um evento com Sprint em 2024, os pilotos entraram na pista neste início de sábado para disputar uma prova de 100 km. Max Verstappen conquistou a pole no dia anterior, depois de um SQ3 muito estranho, que vários competidores cometeram erros, inclusive o piloto da Red Bull.

Foto: reprodução F1

O destaque da classificação ficou pela performance de Daniel Ricciardo que conquistou um quarto lugar para a prova com a Racing Bulls.

Valtteri Bottas foi punido pelo incidente que aconteceu com Oscar Piastri, o piloto da Sauber perdeu três posições no grid de largada, começando a corrida da 19ª posição. Alexander Albon foi forçado a iniciar a prova do pit-lane, pois a Williams realizou uma mudança na suspensão do seu carro durante o regime de parque fechado.

No momento da largada a temperatura na pista estava na casa dos 45°C, com 29°C no ambiente. Apenas Yuki Tsunoda e Logan Sargeant disputariam a prova rápida com os pneus macios, o restante do pelotão estava com os compostos médios.

Uma parcela optou por utilizar os pneus médios usados para disputar a prova.

Largada autorizada, Max Verstappen fechou Leclerc para se manter na primeira posição. Pérez tentou atacar o monegasco e acabou recuando, desta forma Ricciardo saltou para a terceira posição. Aconteceu um strike entre Lance Stroll, Fernando Alonso, o piloto canadense tocou o carro de Lando Norris. Lewis Hamilton tinha mergulhado na primeira curva, fazendo uma boa largada e também se chocou com o espanhol da Aston Martin.

O carro de Norris ficou parado na pista e o Safety Car foi ativado. Alonso achou que tinha um pneu furado, mas após verificações da equipe, o piloto se manteve em pista. Stroll acabou abandonando.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Ricciardo, Pérez, Sainz, Piastri, Hülk, Magnussen, Hamilton e Tsunoda.

Com o reinício da corrida, Verstappen se manteve na ponta e começou a abrir para Leclerc. Neste momento da prova, a dupla da Haas estava dentro do Top-10.

No quinto giro, Pérez realizou a ultrapassagem em Ricciardo, para reassumir a terceira posição. O piloto da Racing Bulls passou a ser atacado por Carlos Sainz.

A corrida seguiu e Sainz estava preso atrás de Ricciardo, mesmo tentando atacar o piloto australiano. Na oitava volta, Hamilton tentou mergulhar para atacar Magnussen, mas precisou recuar. O duelo estava valendo a briga pela oitava posição. O piloto da Haas escapou rapidamente da pista, mas a vantagem reduziu pouco depois.

Com dez voltas, Ricciardo já não tinha mais o auxílio do DRS de Pérez. O mexicano no entanto, estava separado por 2s800 de Charles Leclerc da Ferrari. Os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Ricciardo, Sainz, Piastri, Hülk, Magnussen, Hamilton e Tsunoda.

No giro seguinte, Magnussen e Hamilton se tocaram, depois que o britânico acreditava ter ganhado a posição. Foi neste momento que o piloto da Haas foi punido com 10 segundos, por ter ganhado vantagem no momento que escapou da pista.

Como Sainz não conseguiu concluir a ultrapassagem em Ricciardo, o espanhol era ameaçado por Piastri. Os três competidores estavam presos em um bloco.

Mais atrás, era o duelo de Hamilton com Magnussen que estava travando pilotos como Gasly, Sargeant, Zhou, Russell e Albon. Por conta do trenzinho de DRS formado era difícil duelar por uma ultrapassagem.

No décimo quarto giro, Hamilton e Magnussen erraram e o piloto da Racing Bulls conseguiu ganhar a posição de Hamilton, assumindo o nono lugar. Magnussen recebeu apenas uma bandeira preta e branca como alerta das manobras que estava realizando na pista para a defesa de posição.

Na volta seguinte, Magnussen caiu para o décimo lugar, devolvendo a posição para o piloto da Mercedes. Tsunoda tentava se defender no oitavo lugar, sendo a última posição que um piloto pontua na Sprint.

O piloto da Mercedes seguia nesta busca por realizar a ultrapassagem na prova.

Com dezessete voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Ricciardo, Sainz, Piastri, Hülk, Tsunoda, Hamilton e Magnussen.

No último giro da prova, Hamilton conseguiu concluir a ultrapassagem em Tsunoda, no entanto, o piloto está sendo investigado por passar pelo pit-lane em velocidade acima da permitida.

Sainz tentou até o final fazer a ultrapassagem em Ricciardo, mas o espanhol precisou se contentar com a quinta posição.

Verstappen fatura a sua nona vitória em prova Sprint na Fórmula 1.

Com a bandeira quadriculada, Magnussen recebeu mais cinco segundos de penalidade, por exceder os limites de pista. Na sequência, Magnussen recebeu uma terceira punição por 10 segundos, por cortar a pista e ganhar vantagem.

Por fim, Lewis Hamilton também foi punido com um Drive Though, por conta da velocidade acima do permitido no pit-lane.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo