lll RESUMO DA R1
René Rast conquistou sua terceira vitória em 2019 com um mix de azar, sorte e competência. Com Phillipp Eng sendo recebendo uma punição, perdeu o P2 conquistado no grid, e largou em P5. Por isso, René Rast largou em P3. Logo na largada, o carro simplesmente morreu, e só voltou a andar quando todos os carros já haviam passado por ele e estavam na freada da curva 1.
Logo na saída da curva 1, Jake Dennis e Paul Di Resta acabam se tocando, e Paul Di Resta acaba batendo em Pietro Fittipaldi e jogando-o para a brita. Na batida, a suspensão do carro de Pietro Fittipaldi acabou danificando, e abandonou por ali mesmo na brita.
Na volta 4, René Rast foi um dos que pararam cedo para trocar pneus. Ainda nessa volta, o Safety Car entrou na pista para que o carro de Pietro Fittipaldi fosse retirado em segurança. A relargada foi na volta 10, e René Rast se aproveitou muito bem por estar junto do pelotão e fez várias ultrapassagens. Na volta 12 já era P5, e em sua frente estavam Nico Müller, Phillipp Eng, Bruno Spengler e Jamie Green que ainda não haviam feito suas paradas de box. Então, basicamente, René Rast precisaria apenas esperar que seus adversários fizessem suas paradas para assumir a liderança. Mas, fez mais do que isso: Impôs um ritmo muito superior adversários, e venceu com mais de 30 segundos de vantagem.
Nico Müller, que largou na Pole, não venceu, mesmo assim terminou no pódio. Nas últimas voltas teve uma briga acirrada com Joel Eriksson pela P2, e só conquistou essa posição na última curva da última volta.
Destaque para Loic Duval, que largou da última fila, finalizou em P4. Não só fez uma boa corrida, mas conseguiu esse P4 sem a estratégia que a grande maioria está apostando: Parar na primeira volta, e esperar um Safety Car para recuperar posições. Loic Duval parou na volta 11, logo após a relargada, foi para o fundo do pelotão e ganhou posições no braço.
Marco Wittmann poderia ter terminado entre os quatro primeiros, mas perdeu rendimento no final, e fechou em P8. Daniel Juncadella repetiu o P6 de Jake Dennis na R2 de Zolder, e por enquanto são os melhores resultados da Aston Martin na temporada.
Confira o resultado da R1:
RESUMO DA R2
A R2 de Norisring foi a corrida mais “tranquila” da temporada 2019. Apesar da primeira curva ser bem fechada e ser tão favorável a bagunças, todo mundo passou ileso. Mas algo aconteceu nas curvas seguintes. René Rast ultrapassou Nico Müller por fora na curva 2, e pouco antes da freada da curva 3, Nico Müller não conseguiu frear e tocou-o na traseira, fazendo-o rodar. Mais algumas volta depois, Nico Müller foi punido com um Drive Through pelo toque.
Na primeira volta Loic Duval, Joel Eriksson, Jake Dennis, Pietro Fittipaldi e René Rast pararam no box. Mas dessa vez, não fez muita diferença, porque não houve nenhum incidente que forçou a entrada do Safety Car. Inclusive Pietro Fittipaldi fez sua pior corrida no ano, sem conseguir evoluir na tabela de posições, terminando em último lugar. René Rast conseguiu se recuperar e terminou em P7.
As poucas brigas por posição que marcaram a corrida foram René Rast Vs. Joel Eriksson pela P10 e Nico Müller Vs. Timo Glock pela P9 nas últimas 20 voltas. Marco Wittmann fechou seu final de semana apenas com os pontos de Sábado, já que abandonou no final da R1 com problemas.
Bruno Spengler foi o grande vencedor, depois de ter dominando a corrida desde a primeira curva, quando assumiu a liderança. E assim quebrando um jejum de dois anos sem vitórias. Muito parecido com Nico Müller, em Misano, que também quebrou seu jejum pessoal de dois anos sem vencer. A última vitória de Bruno Spengler havia sido justamente em Norisring, em 2017. E com essa vitória, já soma cinco no mesmo circuito, se estabelecendo como o “Mr. Norisring”.
Confira o resultado da R2:
Confira o Top 10 da classificação do campeonato:
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Neste ano de 2019, nenhuma emissora no Brasil está transmitindo a categoria. Portanto, o canal oficial do DTM libera todos os vídeos e transmissões ao vivo para o território brasileiro por todas as etapas.
Confira a R1 & R2 da etapa de Norisring:
OPINIÃO DO COLUNISTA
Eu confesso que não conhecia a pista, e fiquei um pouco surpreso negativamente com o traçado, que mais parece um pré-alpha, de tão simples e curto. Mas ao mesmo tempo fiquei surpreso positivamente pela largura, tanto nas retas quanto nas curvas. E por ter dois cotovelos, facilita as ultrapassagens.
Eu não sei como funciona o sistema de desenvolvimento entre as marcas. E nem quando e quanto as montadoras podem mexer em seus projetos no meio do ano. Mas em Misano em Norisring, a Aston Martin parece ter melhorado em confiabilidade. Dos quatro carros, ao menos em corrida, foram apenas dois abandonos, e em Norisring, Di Resta abandonou depois de um pneu furado. Parecem estar no caminho certo, apesar da falta de ritmo e velocidade ainda serem evidentes. E nesta etapa, Daniel Juncadella fez um ótimo final de semana com P6 & P10.
Inicialmente eu achei que a briga pelo campeonato seria entre René Rast e Marco Wittmann, mas me enganei. Marco Wittmann teve vários momentos de azar, que o fizeram perder muitos pontos. René Rast também teve alguns momentos assim, mas consegue se manter no topo da tabela depois de quatro pódios seguidos. Nico Müller e Phillipp Eng pontuam regularmente, e são as ameaças mais próximas de René Rast.
CALENDÁRIO 2019
Etapas concluídas:
04 e 05 de Maio – Hockenheim (Alemanha)
18 e 19 de Maio – Zolder (Bélgica)
08 e 09 de Junho – Misano (Itália)
06 e 07 de Julho – Norisring (Alemanha)
Etapas restantes:
20 e 21 de Julho – Assen (Holanda)
10 e 11 de Agosto – Brands Hatch (Inglaterra)
24 e 25 de Agosto – Lausitzring (Alemanha)
14 e 15 de Setembro – Nürburgring (Alemanha)
05 e 06 de Outubro – Hockenheim (Alemanha)
#DTMMisano – Montanha-russa de Wittmann – Müller quebra jejum de vitórias
#DTMZolder – “DTM precisa de circuitos de grandes bolas como Zolder”
#DTMHockenhein – Wittmann e Rast brilham na abertura do DTM 2019
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