A abertura da temporada 2019 da DTM aconteceu em Hockenheim (Alemanha), com seu tradicional formato, sendo disputado em duas corridas. A R1 no Sábado (04 de Maio) e a R2 no Domingo (05 de Maio).
lll RESUMO DA R1
O começo da R1 foi debaixo de muita chuva, que diminuiu ao longo da corrida, mas não deixou a pista menos traiçoeira. Após as paradas de pitstop, muito pilotos tiveram dificuldade de manter o carro na pista com pneus frios, e cometeram alguns erros, principalmente nas primeiras curvas após saírem do box. Como foi o caso de Jonathan Aberdein, que errou e sambou na pista por meia volta
O vencedor foi o alemão Marco Wittmann, que também largou na Pole-Position. Wittmann venceu de ponta-a-ponta, mesmo sofrendo a pressão de Robin Frijns, Mike Rockenfeller no começo, e de Rene Rast a partir da metade da corrida. Rast chegou a estar colado na traseira, mas Wittmann conseguiu dominar a situação.
Rene Rast não conseguiu seguir o ritmo de Marco Wittmann, e tinha tudo para terminar em P2. Mas faltando 5 voltas para o final, abandonou a corrida com um problema na caixa de câmbio. Mike Rockenfeller assumiu o segundo lugar, e foi assim até o final, terminando a treze segundos de Marco Wittmann.
A melhor briga foi entre Jamie Green e Jonathan Aberdein, que naquele momento da corrida valia o P8.
Timo Glock foi o grande destaque da corrida. Logo após a largada, foi tocado por Rast e caiu para as últimas posições. Mostrando muita habilidade na chuva, na volta 7 já era P6. Ao final da corrida, chegou a estar em P3, mas assim que saiu dos boxes, após fazer sua parada de reabastecimento e troca de pneus, perdeu a posição para Robin Frijns e não conseguiu mais recuperar. Robin Frijns e Timo Glock terminaram, respectivamente, em P3 e P4.
Confira o resultado da R1:
lll RESUMO DA R2
A R2 foi disputada em pista seca, e provou que a chuva não foi a única responsável pela boa corrida no Sábado. Philipp Eng largou na Pole-Position, e estava na liderança até a metade da corrida, quando começou a perder rendimento devido ao desgaste dos pneus. Fez sua parada na volta 19, não teve ritmo o suficiente para terminar melhor do que em P4.
Rene Rast foi o vencedor, fazendo uma corrida ainda mais espantosa do que Timo Glock na R1. Rene Rast largou em P16, deu um show de ultrapassagens, e na volta 14 já tomou a ponta de Philipp Eng, e não largou mais. Rene Rast venceu com 12 segundos de diferença para Nico Müller, que passou a linha de chegada 3 décimos à frente de Robin Frijns, que fechou o pódio.
A prova teve uma entrada do Safety Car, causada por Loic Duval, que saiu na pista na curva Sachs, muito semelhante a Sebastian Vettel na F1 em 2018. Após a relargada, Marco Wittmann, que já estava com um desempenho bem abaixo do que mostrou na R1, ainda sofreu um toque de Pietro Fittipaldi no contorno do Hairpin na volta 10, caiu para último lugar, e teve que fazer 27 voltas de recuperação, terminando em P8.
Confira o resultado da R2:
Confira a classificação atual do campeonato:
lll COMO ASSISTIR A TEMPORADA 2019???
Neste ano, nenhuma emissora no Brasil está transmitindo a categoria. Portanto, o canal oficial do DTM libera todos os vídeos e transmissões ao vivo para território brasileiro por todas as etapas.
Confira a R1 & R2 da etapa de Hockenheim:
lll OPINIÃO DO COLUNISTA
Depois de muito tempo, finalmente criei coragem para assistir a categoria. E parece que vou começar em um momento bom. O regulamento é novo, agora com motores turbo, e em um regulamento novo sempre temos a esperança de corridas bagunçadas.
Eu adoro a pista curta de Hockenheim, e parece que lá sempre temos boas corridas, independente da categoria. Então, isso pode ter sido um dos ingredientes que fizeram as duas corridas serem boas, agradáveis de assistir e bem imprevisíveis. Basta ver o que o Timo Glock, da BMW, fez na R1 e o Rene Rast, da Audi, fez na R2. Além das disputas pela liderança, outras boas brigas no pelotão intermediário também preencheram a transmissão.
Não temos mais o Augusto Farfus na categoria, que agora está no Endurance, mas temos Pietro Fittipaldi disputando a temporada 2019 pela Audi. Aliás, só não disputará a terceira etapa (Misano, Itália), já que estará no Canadá junto com a Haas. Mas seu substituto já foi escolhido: Andrea Dovizioso. Sim, o mesmo da MotoGP.
A estréia do Pietro Fittipaldi foi boa, com um P10 na R1, e estava dentro do P10 antes de tocar em Wittmann na R2. Mas, como punição pelo toque, tomou um drive-through e teve seu resultado comprometido. Ainda há muito o que evoluir. Seu ritmo parece estar muito bom, mostrando uma rápida adaptação. Mas manter a concentração é fundamental, para não estragar outras boas performances.
A BMW sofreu com desgaste de pneus na R2, que foi no seco. Isso é estranho. Na classificação para a R2, fizeram dobradinha na primeira fila. Mas o pódio foi todo da Audi.
E, para finalizar, achei que a Aston Martin (substituta da Mercedes-Benz) fosse sofrer mais nesta etapa. Paul Di Resta vinha para ter o melhor resultado da marca, tanto na R1 quanto na R2. Acabou abandonando a R1 com problemas no freio, mas foi P7 na R2. Ao que parece, Di Resta deve levar a Aston Martin nas costas.
A próxima etapa é no circuito de Zolder (Bélgica). A R1 no dia 18 de Maio e a R2 no dia 19 de Maio. Até lá!