365 DiasColunistasDestaquesFórmula 1GaleriasRepost
Tendência

Nigel Mansell finalmente é campeão 🦁🇬🇧

Dia 87 dos 365 dias dos mais importantes da história do automobilismo – 16 de Agosto de 1992 - Nigel Mansell finalmente campeão 🦁🇬🇧

Em um ano totalmente dominado pela Williams, a decisão do campeonato teria que acontecer em uma GP incomum. A equipe de Grove não teve adversários em 1992 com Nigel Mansell e Riccardo Patrese passeando nas pistas pelo mundo afora. O fantástico FW14B contava com motor Renault V10, freios ABS, controle de tração e a grande vedete que era a suspensão ativa. Nunca antes na história da F1 moderna um campeonato poderia se decidir com tamanha antecedência.

O GP da Hungria era a 11º etapa daquele campeonato, e a Williams havia vencido 8 provas até ali, todas com Nigel Mansell. Hungaroring seria o primeiro “match point” para Mansell, que havia que das 10 provas anteriores havia vencido 8, chegado em segundo uma vez e abandonado a outra, contava com 86 pontos contra 40 de Patrese, para conquistar o tão sonhando título já em Hungaroring Nigel precisava marcar 4 pontos a mais que seu companheiro de equipe. Na classificação Patrese parecia disposto a jogar água no chopp do britânico, o italiano cravou a pole, a última de sua carreira, seguido por Mansell, Senna (McLaren), Schumacher (Benetton), Berger (McLaren) e Brundle (Benetton). O grande fiasco ficou por conta da Ferrari que disputava seu GP número 500 na F1, Jean Alesi e Ivan Capelli marcaram o 9º e o 10º tempos na classificação, conseguindo a proeza de ficarem atrás da Footwork de Michele Alboreto e da Ligier de Thierry Boutsen.

Fonte: @Williams

O início da prova parecia confirmar que não seria em Hugaroring que Mansell seria campeão. Patrese manteve a ponta enquanto que Mansell foi superado por Senna e Berger. Rapidamente o Leão superou Gerhard e passou a caçar Ayrton Senna pelo sinuoso traçado húngaro. Nigel tentou algumas vezes superar Senna, mas a McLaren contava com um ótimo acerto para aquela pista e no durante 61 voltas Mansell teve que seguir o brasileiro. Patrese liderava tranquilo e parecia rumar para o que seria finalmente sua primeira vitória em 1992. Mas o italiano conseguiu complicar o que estava fácil, rodando no início da volta 39, foi obrigado a ir aos boxes e retornou na 7ª posição. Com Patrese fora dos pontos Mansell precisava apenas estar no podium para fechar o campeonato.

Fonte: @Williams

A prova seguiu sem maiores emoções até a volta 61, quando a Williams chama Mansell aos boxes para a troca de pneus. Com esta parada o Leão caiu para o 6º lugar. Parecia que o sonho do título teria que ser adiado, porém a partir daí o GP magiar ganhou muito em emoção, com Mansell lutando desesperadamente para chegar ao podium. Duas voltas mais tarde o aerofólio traseiro da Benetton de Michael Schumacher se solta em plena reta, o alemão consegue escapar ileso de um acidente que poderia ser bem mais grave. Mansell sobe para 5. Com uma garra incrível Nigel precisou de três voltas para suplantar a Lotus de Mika Hakkinen e a Benetton de Martin Brundle. De volta ao podium o título estava garantido, mas Mansell ainda superou a McLaren de Berger chegando ao segundo posto muito atrás de Senna que já havia trocado os pneus.

Fonte: @Williams

Após 1 hora e 46 minutos sob o fortíssimo calor de Bud16 de Agosto de 1992 – Nigel Mansell finalmente campeão, Nigel Mansell recebia a bandeira quadriculada pelo segundo lugar, e aos 39 anos sagrava-se finalmente campeão da F1, título que havia escapado em 1986, 1987 e 1991. Era a primeira conquista britânica desde James Hunt em 1976. Um título merecido para um piloto que sempre foi muito veloz e aguerrido, meio tresloucado com alguns erros bobos é verdade, mas sem dúvidas um nome que merecia figurar na galeria dos campeões da F1.

Mansell da Williams, Ayrton Senna e Berger da McLarne. Fonte: @Williams
Mansell emocionado após a conquista do título. Fonte: @Williams
Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading