ColunistasFórmula 2Post

Daruvala vence Sprint 1 em Abu Dhabi, enquanto Piastri conquista título da temporada 2021 da F2

Jehan Daruvala venceu a primeira corrida disputada neste sábado (11) em Abu Dhabi, mas o grande destaque da primeira prova Sprint, é realmente a conquista do título de Oscar Piastri. O australiano apresentou uma grande consistência durante toda a temporada, desde a primeira batalha ele mostrou muito domínio na pista. Piastri está tendo uma carreira em ascensão, por três anos seguidos ele termina a temporada como Campeão.

A primeira posição foi muito disputada entre Daruvala e Felipe Drugovich. Enquanto o terceiro lugar foi uma construção durante a prova. Tanto Robert Shwartzman como Oscar Piastri foram escalando o grid após a largada, próximo do final da prova, Piastri se aproveitou de um erro e do desgaste dos pneus do companheiro de equipe, para realizar a ultrapassagem e garantir o terceiro lugar.

O australiano teve a oportunidade de comemorar o título no pódio. O pai de Piastri conseguiu ver o resultado do filho, neste retorno aos autódromos.

A corrida foi um pouco parada, os pilotos também foram conservadores nesta primeira corrida, afinal nesta noite em Abu Dhabi a Fórmula 2 disputará uma segunda corrida.

Saiba como foi a Primeira Sprint da Fórmula 2

Pela inversão do grid Jehan Daruvala assumiu a primeira posição, a primeira fila era dominada pela dupla da Carlin, pois Dan Ticktum começou do segundo lugar. Felipe Drugovich teve a oportunidade de começar do terceiro lugar, com Liam Lawson ao lado do piloto brasileiro. Piastri que conquistou a pole para a corrida principal, largou na sprint da décima posição.

Nas filas mais atrás alguns pilotos que largaram melhor tiveram que desviar de outros competidores que não tracionaram tão bem no início. Drugovich assumiu a segunda posição, atacando Daruvala. Piastri saltou para o sexto lugar na largada, enquanto Ticktum caiu para o quarto lugar. A largada foi sem incidentes, todos largaram de forma limpa.

Daruvala começou a distanciar de Drugovich conseguindo liderar a corrida de forma mais confortável a partir da segunda volta. Piastri atacava Shwartzan que era o quinto colocado, o piloto da Prema começava a usar o vácuo do carro do seu companheiro de equipe. Enquanto Guanyu Zhou era apenas o nono colocado, fora da zona de pontuação.

Ticktum apresentava falta de ritmo, na largada portanto foi ultrapassado por Shwartzman durante a terceira volta. O piloto da Carlin também foi ultrapassado por Piastri. Verschoor que começou a prova em décimo sexto, caiu para o vigésimo segundo lugar.

Na sexta volta, Shwartzman fez a ultrapassagem em Lawson, deixando Piastri na quinta posição. Aos poucos o australiano da Prema seguia confirmando o título. Com o auxílio do DRS, foi inevitável, a ultrapassagem em Lawson foi concluída.

A volta mais rápida era de Piastri até a 8 volta, quando Daruvala registrou 1m39s854.

Durante a volta 10, os dez primeiros eram: Daruvala, Drugovich, Shwartzman, Piastri, Lawson, Ticktum, Pourchaire, Boschung, Zhou e Armstrong. Zhou conseguiu se aproximar do piloto da Campos e pouco depois o piloto chinês fez a ultrapassagem no adversário. Foi também neste momento que Drugovich conseguiu se aproximar bem de Daruvala, conseguindo rodar abaixo de 0s500.

Na volta doze, o brasileiro emparelhou em Daruvala, mas o piloto da Carlin fez uma grande defesa. Shwartzman aproveitou o momento para se aproximar da disputa, assim como Piastri que estava colado no companheiro de equipe. Verschoor seguiu para os boxes e abandonou a prova.

O brasileiro seguiu atacando Daruvala, mas o atual líder da prova conseguia negociar muito bem os espaços em pista, fazendo ótimas escolhas nesta disputa. O traçado não oferecia muitas chances para ultrapassagem mesmo com as modificações, as principais inversões de posição ocorreram logo após a largada.

Hughes e Caldwell seguiram para os boxes, fazendo modificações no carro durante a volta 17, mas eram mais uma vez devolvidos para a pista. Lundgaard foi tocado por Viscaal próximo ao final da prova, o piloto da ART acabou rodando.

Nas últimas três voltas da corrida, Shwartzman tentava permanecer na terceira posição, mas o russo fritou pneus. Só que no vigésimo giro o australiano atacou o companheiro de equipe para assumir a terceira posição, entrando no pódio da Sprint 1. Shwartzman ainda tentou se defender, mas Piastri conseguiu se confirmar no terceiro lugar.

Daruvala recebeu a bandeirada na primeira posição, com Drugovich em segundo, mas os pneus do brasileiro estavam acabados. Oscar Piastri confirmou a conquista do título na primeira corrida.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo