ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Daniel Ricciardo lidera TL1 do GP do Bahrein. Verstappen é 6º

Em atividade longe das condições que serão enfrentadas ao longo da classificação e corrida, Ricciardo se destaca na liderança

A Fórmula 1 retornou de vez nesta quinta-feira (29) no Bahrein, a primeira atividade em pista foi bem movimentada, embora seja uma sessão difícil de afirmar alguma coisa.

As temperaturas na pista e o fato da classificação e corrida serem disputadas no entardecer, dificulta muito as equipes compreenderem o comportamento dos carros neste momento que o traçado está bem mais quente. Ao longo do TL1 as rajadas de vento atrapalharam os competidores, colaborando para os equipamentos ficarem mais instáveis.

Daniel Ricciardo experimentou os pneus macios e terminou a atividade na liderança. Os tempos ainda estão distantes da marca mais rápida da pré-temporada, mas o australiano anotou 1m32s869. Lando Norris ficou com a segunda posição ao cravar 1m32s901, seguido por Oscar Piastri (1m33s113) e Yuki Tsunoda (1m33s183) – pilotos que também usaram os pneus macios por um momento na atividade. Apenas 6 pilotos dos 20 do grid usaram os pneus macios no final da sessão.

Max Verstappen foi apenas o sexto colocado com a marca de 1m33s238, o holandês passou boa parte da atividade reclamando do carro.

A simulação de corrida foi a mais valorizada, dada as condições de pista. Ao longo do TL1 foi observada algumas travagens nos pneus na curva 10, por ser uma frenagem complicada e um trecho bem técnico da pista.

A Fórmula 1 retorna mais uma vez para a pista nesta quinta-feira ao meio-dia (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 no Bahrein

Com o cronômetro em regressiva a primeira atividade avaliativa e preparatória foi iniciada no Circuito do Sakhir. Assim que a pista foi liberada cerca de 18 pilotos se encaminharam para a pista para uma volta de instalação.

No traçado a temperatura estava na casa dos 36°C, com 20°C no ambiente. As rajadas de vento eram bem intensas, prejudicando o giro dos pilotos no traçado.

O TL1 é uma sessão bem complicada no Bahrein, ele não auxilia muito as equipes com dados reais, afinal, tanto a classificação, como a corrida serão realizadas no entardecer. Neste momento a pista está mais quente, dificultando lidar com os pneus.

Kevin Magnussen abriu a tabela de tempos após anotar 1m38s955, usando os pneus médios. Com menos de dez minutos de atividade, Sergio Pérez liderava com a marca de 1m35s093 com os pneus médios. Pouco tempo depois foi Lewis Hamilton que roubou a ponta, após três voltas com o composto C2, cravando 1m34s630.

Aos poucos as marcas foram evoluindo, mas ainda eram distantes do melhor tempo da pré-temporada. Neste começo, algumas equipes deram a impressão de estar avaliando a simulação de corrida, com um stint mais longo.

Nos primeiros minutos com o carro em pista, Max Verstappen reclamou do desempeno do carro, o piloto holandês tinha o melhor tempo da sessão, após anotar 1m33s900. Os pneus médios eram a estrela do começo da atividade, pois provavelmente os pneus macios só serão analisados no TL2, já que é um composto muito utilizado na corrida do Bahrein.

Alguns erros eram observados ao longo da sessão, principalmente na curva 10 – pois é a mais complicada do traçado. As rajadas de vento dificultavam ainda mais para fazer a curva mais técnica do traçado.

Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Pérez, Hamilton, Alonso, Leclerc, Sainz, Stroll e Ricciardo. Verstappen permanecia na liderança com a marca de 1m35s535.

Oscar Piastri foi o primeiro piloto a experimentar os pneus macios, o australiano subiu na tabela de tempos para notar 1m33s113. Na sequência foi Lando Norris que instalou os compostos macios e ultrapassou a marca do companheiro de equipe na tabela com o tempo de 1m32s901.

Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas foram outros pilotos que experimentaram os pneus macios, enquanto parte do grid avaliava um segundo jogo de pneus médios.

Restando 15 minutos para o final, os dez primeiros eram: Ricciardo, Norris, Piastri, Tsunoda, Verstappen, Russell, Leclerc, Hamilton, Bottas e Sainz. Na liderança o australiano tinha a marca de 1m32s869, superando Norris por 0s032.

Com a sessão se encaminhando para o final, os pilotos seguiram avaliando os carros em stints mais longos, aproveitando para mais uma vez para verificar a durabilidade dos compostos.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo