ColunistasCrônicasDestaquesFórmula 1Post

Crônicas de Baku: Expectativa é tudo!

E foi exatamente isso que vivemos quando as luzes se apagaram para a largada do Grande Prêmio do Azerbaijão. Expectativa para a entrada do Safety Car nos primeiros metros, escapadas e toques, aquela típica corrida maluca. Mas as coisas se desenharam de uma forma diferente… Talvez pelos pilotos que não percorrem uma grande reta e estarem de cara para uma curva de 90° graus, os movimentos se tornaram mais conservadores.

A corrida teve seguimento, ultrapassagens limpas, mas bem construídas por aqueles que largaram direto do pit-lane. Pierre Gasly e Kimi Raikkonen galgaram posições para tentar entrar nos pontos, enquanto à frente, o jovem piloto da Ferrari, Charles Leclerc recuperava as posições que tinha perdido.

Vimos a McLaren na zona de pontuação com os dois carros, coisa que não acontecia há quase um ano, mas para sermos mais precisos, assim como a categoria, estavam completando 364 dias, desde o GP do Azerbaijão de 2018.

A equipe de Woking que estava imersa em uma realidade diferente, passou a ser o desafio de outras equipes, como a Racing Point que viu o time como os seus adversários diretos e a meta que precisava ser batida. Não é à toa que como um sanduíche, Carlos Sainz e Lando Norris, ficaram entre Sérgio Pérez e Lance Stroll.

Outro que aparenta não ser mais o mesmo é Valtteri Bottas, atual líder do campeonato, com a diferença de apenas um ponto para o companheiro de equipe. Aquele pontinho do Grande Prêmio da Austrália, onde o finlandês se desafiou a fechar a prova com 26 pontos, fez diferença na quarta prova do ano. É como dizem, quem não arrisca não petisca e assim vemos o Bottas se tornando o adversário direto de Lewis Hamilton.

Enquanto a Ferrari luta para não ter dois ”primeiros pilotos” no seu time.

Semana a semana a ideia de Sebastian Vettel ser o líder, é reforçada. Enquanto Leclerc aparenta lutar internamente com a pressão por ser um piloto Ferrari. Na busca por provar o seu valor e encontrar espaço para entregar o melhor trabalho.

Não consigo atenuar o incidente do monegasco durante a classificação, mas posso observar como o time precisou lidar com estratégias distintas, para os seus dois pilotos. Ao meu ver não tinha com o time antecipar a parada de Leclerc, pois ele largou com uma goma mais dura.

Para alguns espectadores foi um erro da Ferrari não o colocar em pé de igualdade, mas se não tivesse ocorrido a batida no sábado, ele poderia ter saído mais uma vez de supermacios e se colocar no pareô de outra forma.

Entre mortos e feridos, o GP de Baku foi realmente recheado por expectativas, desde a pole esperada de Leclerc à agitação que se ausentou da etapa. Mas assim como bem lembrado por Carlos Eduardo Valesi ”A alegria de ver Leclerc fatiando o grid no começo; a raiva da estratégia da Ferrari; a decepção com o desempenho do Vettel; o reconhecimento da melhora da McLaren; a surpresa da batida de ré do Ricciardo; a tensão das últimas voltas de Hamilton e Bottas….” tornaram a quarta corrida muito interessante para o campeonato.

 

BPCast § 28 | Preview do GP do Azerbaijão, aquele em Baku e um esquenta para o e-Prix de Paris

Preview Grande Prêmio do Azerbaijão 2019

TL1 Azerbaijão – Incidente com tampa de bueiro solta e Williams, encerram primeira atividade

TL2 Azerbaijão – Leclerc sobra, para liderar dobradinha em sessão movimentada

TL3 Azerbaijão – Leclerc se mantém na ponta, em domínio da Ferrari

Antonio Giovinazzi e Pierre Gasly vão cumprir punição em Baku

Classificação Baku – Com final movimentado, Bottas fatura Pole pela Mercedes e Leclerc como favorito bate

Baku – Contra todas as previsões, Bottas retoma a liderança do campeonato

BPCast § 29 | Review GP do Azerbaijão e o nosso pocket do e-Prix de Paris

 

[powerpress_subscribe]

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo