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Charles Leclerc espanta azar e vence pela primeira vez o GP de Mônaco

Em uma prova extremamente morna, Charles Leclerc fatura vitória e divide pódio com Piastri e Sainz

Neste domingo (26) Charles Leclerc conquistou a sua primeira vitória em Mônaco, a 6ª da sua carreira. O piloto da Ferrari conseguiu converter a pole em um excelente resultado neste fim de semana, confirmando o bom ritmo apresentado desde o começo das atividades deste evento. A equipe italiana aproveita o momento para faturar a segunda vitória na temporada 2024.

A prova em Monte Carlo, teve certa emoção apenas na primeira largada, quando ocorreu a batida entre Sergio Pérez e a dupla da Haas, além do toque entre Esteban Ocon e Pierre Gasly. Depois da pista ficar adequada para o reinício da prova, uma largada tranquila aconteceu.

Com os pilotos conservando as posições, a corrida então ficou morna, com poucas investidas de ultrapassagem. Ainda vale mencionar, que o pelotão se separou, dado o ritmo muito superior dos carros que lideraram a prova. Quando a prova foi encerrada, o oitavo colocado também tinha tomado uma volta do líder.

A prova se desenvolveu em uma busca constante para realizar uma ultrapassagem, mas, ao mesmo tempo, sem abertura para progredir, dado o traçado extremamente estreito e com poucas áreas adequadas para forçar um ataque.

No começo da prova, Leclerc, Oscar Piastri e Carlos Sainz se enfrentaram. O espanhol tentou apertar o ritmo, mas poucas voltas depois, eles foram obrigados a abrir certa distância na tentativa de preservar os pneus para o final da prova.

Lando Norris passou a maior parte da prova, próximo, mas não o suficiente para duelar com Sainz e se contentou com o quarto lugar.

Atrás, George Russell foi perseguido por Max Verstappen, em um duelo criado para o final da corrida, em decorrência das paradas adicionais de Lewis Hamilton e do holandês da Red Bull. Verstappen aproveitou o novo conjunto de pneus duros para se aproximar de Russell, mas mesmo com um carro superior, não conseguiu encontrar um espaço para a ultrapassagem.

Hamilton também precisou se contentar com o sétimo lugar, já que a tática da Mercedes não deu certo, no que deveria ser uma oportunidade para Verstappen buscar o adversário.

Yuki Tsunoda fez uma corrida discreta, mas faturou a oitava posição e mais alguns pontos para a Racing Bulls. O japonês foi seguido por Alexander Albon da Williams e Pierre Gasly da Alpine.

Ocon recebeu uma punição de dez segundos pelo incidente com o companheiro de equipe. No entanto, sem a chance de cumpri-la neste evento, o francês perderá 5 posições no grid de largada do GP do Canadá, além de anotar dois pontos da superlicença.

Com o resultado deste fim de semana após o abandono do piloto da Red Bull, Sergio Pérez desempenca para a 5ª posição do campeonato contando com apenas 107 pontos. O mexicano é ultrapassado por Lando Norris (113 pontos) e Carlos Sainz (108 pontos). Após a vitória, Charles Leclerc chega a marca de 138 pontos, enquanto Verstappen lidera com 169.

A Fórmula 1 lida com uma breve pausa até a disputa do GP do Canadá.

Saiba como foi o GP de Mônaco

Após o encerramento da classificação que definiu o grid para o GP de Mônaco, a dupla da Haas foi desclassificada por conta de uma irregularidade no DRS. Foi verificado que a abertura do DRS era superior aos 85 mm permitidos. O problema se deu, pois a Haas realizou a mudança das asas traseiras para essa etapa e os mecânicos não foram preparados corretamente para realizar o ajuste.

A dupla da equipe norte-americana foi encaminhada para o final do pelotão.

Fórmula 1 – Grid de largada do GP de Mônaco

Nesta etapa Charles Leclerc encerrou a sequência de poles de Max Verstappen, faturando o direito de começar a prova da posição de honra. O piloto da Ferrari dividia a primeira fila com Oscar Piastri, acompanhado por Carlos Sainz e Lando Norris. Verstappen estava apenas na terceira fila, ao lado de George Russell que faturou a 5ª posição para a largada.

Começaram a corrida com os pneus médios: Leclerc, Piastri, Sainz, Norris, Tsunoda, Albon, Gasly, Ricciardo, Zhou e Hülk. O restante do pelotão optou pelos pneus duros. Nenhum dos pilotos apostou nos pneus macios para disputar a prova.

Na pista a temperatura estava na casa dos 47 °C e 21 °C no ambiente.

Largada autorizada, Leclerc se manteve na ponta, enquanto Piastri era atacado por Sainz. As posições eram mantidas, mas por pouco tempo, pois Sainz perdeu o controle do carro ao lidar com um furo de pneu. O espanhol acabou tocando com Oscar Piastri e seu pneu dianteiro esquerdo foi furado.

Na sequência a corrida foi encaminhada para a bandeira vermelha, não por conta de Sainz, mas por Sergio Pérez lidar com um toque com Magnussen e na sequência o mexicano atingiu o carro de Hülk. A batida foi violenta, com o carro do mexicano ficando em pedaços depois de bater dos dois lados da barreira de proteção. As imagens mostravam que Magnussen e Pérez não deixaram espaço para a subida do Cassino.

Para completar a lambança, Esteban Ocon e Pierre Gasly bateram antes da entrada do túnel. Ocon forçou para cima do companheiro de equipe e foi catapultado, desta forma o seu carro voltou com tudo para o solo. Ocon conseguiu voltar pelos seus meios para o pit-lane.

A bandeira vermelha foi bem longa, pela necessidade de retirar todos os detritos de pista e arrumar a barreira de proteção.

A FIA confirmou que Carlos Sainz retornaria para a terceira posição do grid, já que a primeira volta não foi completada. O grid de largada para o começo da prova era: Leclerc, Piastri, Sainz, Norris, Russell, Verstappen, Hamilton, Tsunoda, Albon, Gasly, Ocon, Stroll, Ricciardo, Alonso, Sargeant, Bottas e Zhou.

A direção de prova declarou o incidente entre os pilotos da Haas e Pérez como “incidente de corrida”, dado o abandono dos três pilotos. A Alpine tentou recuperar o carro de Ocon, mas o piloto não participaria da prova.

A prova foi reestabelecida às 15h44 local, 10h44 de Brasília.

Estavam com os pneus médios para o reinício da prova: Russell, Verstappen, Hamilton, Gasly, Stroll, Alonso e Bottas. O restante do pelotão apostava nos pneus duros, invertendo o que aconteceu na primeira largada.

Segunda largada do dia foi parada, com o início autorizado, Leclerc manteve mais uma vez a ponta, seguido por Piastri, Sainz e Norris duelaram pela terceira posição, mas o piloto da Ferrari conseguiu se manter à frente do piloto da McLaren. A corrida foi reestabelecida de forma tranquila e sem problemas.

O DRS foi ativado na segunda volta, embora só existisse uma zona de ativação. Os pilotos estavam travados uns atrás dos outros, sem ter muitas investidas por conta da falta de espaço oferecida pelo traçado.

Piastri se aproximava de Lelerc, mesmo com o piloto da McLaren estando com o carro danificado. No entanto, no sétimo giro, o monegasco deu o troco, abrindo cerca de 1 segundo para o piloto da McLaren.

Com 14 voltas, Leclerc, Piastri e Sainz ainda estavam travando o duelo mais importante da prova. Norris por sua vez, mantinha uma distância de 1s5 para o espanhol.

Chegando à marca de 30 voltas de 78, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Sainz, Norris, Russell, Verstappen, Hamilton, Tsunoda, Albon e Gasly.

Lance Stroll foi chamado aos boxes na volta 44, substituindo os pneus médios por um novo jogo de pneus duros. Nesta altura da corrida, o canadense que ocupava a décima primeira posição, já tinha tomado uma volta do líder da corrida.

No giro 50, Lance Stroll bateu e furou o pneu. O Safety Car não foi ativado, pois o competidor bateu perto da entrada dos boxes, na nouvelle chicane e logo se lançou ao pit. Mesmo com o pneu traseiro esquerdo se soltando, ele ficou na entrada dos boxes. O canadense foi devolvido para a pista usando os pneus macios.

Duas voltas depois, Hamilton substituiu os seus pneus médios, por um composto duro. Como tinha uma boa distância para Tsunoda, a Mercedes arriscou a troca de pneus, para dar alguma chance de Hamilton buscar Max Verstappen.

Na sequência o holandês também realizou mais uma troca de pneus, o holandês retornou à frente de Hamilton. A troca foi no intuito de evitar as investidas do inglês no final da prova. Neste mesmo instante, Bottas ultrapassou Sargeant, para assumir a décima terceira posição.

Com 58 voltas, Norris atacava Sainz na disputa pela terceira posição. Neste momento da prova, com pneus melhores, Stroll atacou Zhou e Sargeant, subindo para a décima quarta posição.

A prova se aproximava do final, Max Verstappen e George Russell passaram a duelar pela quinta posição.

Charles Leclerc faturou a 6ª vitória da carreira, convertendo a sua pole em um excelente resultado. O monegasco não vencia na Fórmula 1 desde o GP da Áustria de 2022.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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