ColunistasDestaquesFórmula 1Fórmula EPost

Antonio Felix da Costa fatura vitória com a Porsche no e-Prix de Xangai

Com performance dominante, Da Costa realiza ultrapassagem decisiva e fatura vitória em Xangai. Piloto da Porsche divide o pódio com Hughes e Nato

Neste domingo (26) em Xangai, Antonio Felix da Costa, conduziu a Porsche para a vitória. O português conquista sua segunda vitória na 10ª temporada, depois de superar o pole.

Jake Hughes da McLaren, imprimiu novamente um ritmo impressionante na classificação e conquistou a pole. O competidor não conseguiu reverter o resultado em uma vitória, mas o segundo lugar é bem positivo, depois de uma temporada bem complicada. Norman Nato da Andretti completou o pódio.

Estratégia e controle de energia garantem vitória

Para faturar a vitória, foi fundamental novamente realizar um bom gerenciamento de energia. O piloto da Porsche assumiu a liderança da prova no giro 16, roubando a ponta que naquele momento era de Norman Nato. Pelas voltas restantes, Antonio Felix da Costa manteve o seu ritmo, para ter a chance de chuvar a linha de chegada na primeira posição.

Hughes, que conquistou a pole position por uma margem mínima de 0,001 segundos, lutou intensamente ao longo da corrida, especialmente contra Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, e outros grandes competidores.

Batalhas no pelotão e desafios para os favoritos

Cassidy, o líder do campeonato com a Jaguar, teve que se contentar com o quarto lugar depois de um incidente que danificou sua asa dianteira. Pascal Wehrlein, rival direto de Cassidy e piloto da Porsche, teve uma corrida difícil, sendo forçado a fazer um pit-stop para substituir um pneu furado, o que comprometeu seu desempenho.

A Jaguar teve uma atuação estratégica, com Mitch Evans seguindo Cassidy e terminando em quinto, acumulando pontos valiosos para a disputa pelo título de equipes e fabricantes. No entanto, vale ressaltar que no sábado a Jaguar faturou um pódio com a participação dos dois pilotos, já que Evans venceu a corrida e Cassidy foi o terceiro colocado.

A DS Penske também marcou presença com Stoffel Vandoorne e Jean-Eric Vergne terminando em sexto e sétimo, respectivamente.

Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing), Robin Frijns (Envision Racing) e Oliver Rowland (Nissan) completaram as posições que geram pontos. O atual campeão, Jake Dennis (Andretti), terminou em 11º, fora da zona de pontuação.

Detalhes da Corrida

A corrida começou com uma boa largada de Stoffel Vandoorne, da DS Penske, que ultrapassou Hughes na Curva 1. Da Costa, logo em seguida, assumiu a segunda posição após um ataque em Hughes na Curva 10 e focou em alcançar Vandoorne.

Logo no começo da prova, os pilotos se lançaram ao Modo Ataque, como foi o caso de Hughes, Nato, De Vries e Cassidy. Nato tentou se livrar rapidamente da potência extra e desta forma fez a ultrapassagem em Da Costa e Hughes, antes de buscar Vandoorne para se tornar o líder da prova.

Durante a corrida, a estratégia de uso de energia e o gerenciamento dos modos de ataque foram cruciais. Da Costa utilizou seus impulsos de 50kW de maneira eficiente, garantindo vantagem sobre os concorrentes e solidificando sua liderança até o final.

A corrida foi bem movimentada, com as trocas de posições, além das equipes pensando de forma tática no gerenciamento das baterias.

Na décima segunda volta, o postulante ao título, Pascal Wehrelin foi forçado a parar nos boxes, por conta do pneu traseiro esquerdo furado. O dano aconteceu após um contato com Sam Bird. O piloto da McLaren não completou a corrida.

Como mencionado no começo do texto, Nato liderava a prova, seguido por Da Costa, Vandoorne, Hughes, Cassidy, Evans, Vergne, Günther, De Vries e Frijns. Foi então que no décimo quinto giro, o britânico da McLaren atacou o belga para retomar o terceiro lugar.

Os líderes voltaram a se movimentar, Da Consta então pulou para a ponta. Depois dessa ultrapassagem, a vitória ficou nas mãos do piloto da Porsche que evitou erros para celebrar a chance de cruzar a linha de chegada na primeira posição.

Com uma performance dominante e estratégias bem executadas, Antonio Felix da Costa e a equipe TAG Heuer Porsche saíram vitoriosos de Xangai, reforçando suas posições no campeonato e se preparando para as etapas finais da temporada.

Classificação Atual

Com o resultado da 12ª rodada, Cassidy lidera o campeonato de pilotos com 25 pontos de vantagem sobre Wehrlein. Na classificação por equipes, a Jaguar TCS Racing lidera com 299 pontos, seguida pela TAG Heuer Porsche com 228 pontos. No campeonato de fabricantes, a Porsche mantém a liderança com 337 pontos, com a Jaguar em segundo lugar com 328 pontos.

A próxima etapa do campeonato será uma rodada dupla em Portland, nos dias 29 e 30 de junho, enquanto a Fórmula E se aproxima de suas quatro rodadas finais decisivas.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo