Por muito tempo, a Lamborghini foi associada a um sentimento binário: amor ou ódio. A marca italiana de supercarros, com uma clientela repleta de celebridades como Neymar Jr. e Justin Bieber, tem se destacado em um mercado em constante evolução, especialmente diante da mudança de paradigma das novas gerações em relação à propriedade de automóveis. Para adquirir o novo Huracán Sterrato, recém-lançado no Brasil, os clientes precisam desembolsar cerca de R$ 4,4 milhões. “Ao contrário de outros setores, como moda e acessórios, os carros de luxo possuem um apelo emocional único“, enfatizou Stephan Winkelmann, CEO global da Lamborghini, em entrevista à Bloomberg Línea.
Durante sua visita ao Brasil para a inauguração oficial do novo showroom da marca em Pinheiros, São Paulo, Winkelmann destacou a importância do relacionamento com os clientes na América Latina, um mercado que, embora pequeno em números, é estratégico para a montadora. Em 2023, a Lamborghini atingiu um marco histórico de 10.000 carros vendidos globalmente, registrando seu melhor desempenho em vendas, retorno e lucro.

Apesar do sucesso, a Lamborghini enfrenta desafios comuns a todas as montadoras, incluindo a necessidade de atrair as novas gerações de consumidores, especialmente a Geração Z, que demonstra uma preferência pelo compartilhamento em detrimento da posse. Para abordar esse desafio, a empresa investe em design e versatilidade, atraindo um público mais jovem.
Andrea Baldi, CEO da marca para as Américas, salientou que a Lamborghini tem buscado reduzir a polarização em torno de sua imagem, investindo em produtos e ações que a tornem mais acessível e atrativa para as gerações mais jovens. A montadora tem ampliado sua presença em campeonatos de corridas e licenciado jogos, além de fortalecer sua comunidade nas redes sociais.
Em sua estratégia para cativar a Geração Z, a Lamborghini está focada na transição energética, preparando-se para transformar sua linha de produtos em modelos híbridos. Winkelmann enfatizou a importância da eletrificação, reconhecendo a crescente sensibilidade à sustentabilidade entre os consumidores mais jovens. A marca planeja lançar seu primeiro carro totalmente elétrico no final da década, enquanto avança com os modelos híbridos.
Na avaliação de Winkelmann, o mercado de luxo está passando por transformações significativas, e países como o Brasil e outros da América Latina apresentam um grande potencial de crescimento. O lançamento bem-sucedido do Urus, o primeiro SUV da Lamborghini, foi um ponto crucial nesse processo, tornando-se um carro adequado para o uso diário e impulsionando as vendas no mercado brasileiro.
Para Baldi, a expansão da Lamborghini no Brasil é iminente, com a marca posicionada para capturar o crescimento do mercado, impulsionada por fatores como o aumento do poder aquisitivo da população e as mudanças no estilo de vida das pessoas.