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Cassidy vence e-Prix de Londres e colabora com Envision na conquista do título de equipes

Com as chances de duelar piloto título encerrada no sábado, Nick Cassidy ainda batalhou para conquistar a vice-liderança do Campeonato e faturar o título de equipes com a Envision

A Fórmula E correu neste domingo, já conhecendo o campeão da 9ª temporada da Fórmula E, Jake Dennis faturou o título no sábado. Tentaram adiar a disputa para o domingo, mas mesmo após todas as adversidades, o piloto da Andretti faturou o segundo lugar, suficiente para o resultado.

Nick Cassidy utilizou a pole, para vencer a corrida neste domingo e faturar os pontos que eram necessários para se estabelecer na vice-liderança do campeonato. O neozelandês chamou a atenção ao longo da temporada, encontrou uma brecha para disputar o título e encerra o ano com a quarta vitória sendo conquistada no e-Prix de Londres.

O azar no sábado, fez com que o piloto da Envision não disputasse o título nesse domingo. Sébastien Buemi atuou com um escudeiro ao longo de algumas voltas da prova, mas os pilotos se tocaram e com o abandono de Cassidy, Dennis foi coroado campeão.

O resultado de Cassidy, combinado com o sexto lugar de Buemi neste domingo, fazem a Envision se sagrar campeã entre as equipes. A Envision chega aos 304 pontos, contra os 292 obtidos pela Jaguar.

Em termos de corrida, tivemos um domingo em que a cautela regeu a prova, por conta da chuva que molhou a parte externa do traçado.

Com a prova chegando ao final, Mitch Evans tentou buscar a vitória para Jaguar, tentando auxiliar a sua equipe na conquista do título e também pensando no resultado individual, mas teve que se contentar com a segunda posição, pois Cassidy assumiu uma posição mais controladora e imprimiu um ritmo forte para o final. Jake Dennis fatura mais um pódio, dessa forma encerra a temporada 2023 com 11 pódios e chega à marca de 229 pontos. Cassidy por sua vez foi aos 199 pontos, contra 197 de Evans.

Saiba como foi o e-Prix de Londres da Fórmula E

Para a largada desse domingo, Cassidy conquistou a pole e o direito de comandar o início da prova. No sábado o piloto da Envision também comandou a largada, mas dessa vez tinha do seu lado Mitch Evans. Nato começou a corrida da terceira posição, acompanhado por Dennis que tentaria faturar mais alguns pontos em Londres.

A chuva caia do lado externo do traçado, aumentando ainda mais a dificuldade da batalha. Em tempo regular, a corrida seria disputada em 34 voltas. A prova foi iniciada com o Safety Car em pista, com três voltas completadas nessas condições, antes da prova entrar no ritmo normal e permitir as disputas.

Os pilotos não estavam seguros com o início da corrida, pois na parte externa eles não tinham aderência. O fato de a pista ser muito apertada com carros muito rápidos, prejudicava a segurança de todos. Após completar cinco voltas atrás do Safety Car, a direção de prova levou a corrida para a bandeira vermelha, aguardando condições melhores, para dar continuidade à prova.

Depois dos problemas na corrida do sábado em decorrência das batidas, a Fórmula E estava um pouco mais cautelosa para conduzir a corrida do domingo.

Às 13h45, a direção de prova tentou mais uma vez reestabelecer a prova. Mas após dois giros no traçado, novamente a corrida foi encaminhada para a bandeira vermelha.

Cerca de 40 minutos após a segunda paralisação, os pilotos retornaram ao traçado para mais uma tentativa de reestabelecer a prova. No final da sétima volta, o ritmo normal da corrida foi estabelecido, com o Safety Car deixando o traçado. Com toda a cautela do mundo, Cassisy controlou a largada lançada. As posições dos pilotos também eram mantidas, mesmo com algumas disputas acontecendo pelo traçado.

Ainda no final da oitava volta, Vandoorne, Bird, Vergne, Sette Câmara e outros optaram por passar pelo modo ataque e obter a sua potência extra.

Mesmo liderando a corrida, Cassidy tinha dificuldade para segurar o carro. Nato foi pressionado por Dennis até o piloto da Nissan ceder, para faturar o terceiro lugar. Com dez voltas, os dez primeiros eram: Cassidy, Evans, Dennis, Nato, Vandoorne, Bird, Buemi, Müller, Wehrlein e Ticktum.

A área externa oferecia pouca aderência e a zona de modo ataque era a mais crítica, já que ela não faz parte do traçado regular, dessa forma era muito mais fácil errar a ativação. Sem saber como a corrida seguiria, os pilotos tentavam se livrar do modo ataque, além disso, tentavam traçar as suas estratégias, para ter algum ganho de posições.

As batalhas seguiram, mas era difícil realizar ultrapassagens. Os pilotos andavam uns colados aos outros, mas tinha um grau complicado. No entanto, Ticktum arriscou uma ultrapassagem em Mortara na área externa do traçado e faturou a nona posição.

Com a trégua da chuva, ficou um pouco mais fácil de seguir com a corrida, mas o spray ainda dificultava um pouco a visibilidade dos pilotos. Foi nesse momento que os competidores começaram a se arriscar mais e pressionar os adversários.

Durante a décima oitava volta, Fenestraz atacou Vergne para obter a décima quinta posição. Vergne passou a ser atacado por Lucas Di Grassi, pois com o carro da DS Penske, estava segurando o piloto da Mahindra, além de Antonio Félix da Costa.

Chagando as 20 voltas, os dez primeiros eram: Cassidy, Evans, Dennis, Nato, Vandoorne, Bird, Buemi, Müller, Tictum e Wehrlein. Di Grassi, Da Costa e Frijns se livraram de Vergne, pois o bicampeão não tinha aderência na pista e seu carro tinha perdido muito ritmo conforme a pista estava evoluindo.

Cassidy liderava a corrida com segurança, estabelecendo mais de 3 segundos de vantagem para Evans, enquanto Dennis estava separado por mais de 8 segundos do piloto da Jaguar.

Depois de perder muito desempenho, Vergne seguiu para os boxes e foi devolvido para a pista, no final da tabela.

Com 26 voltas, Evans começou a se aproximar de Cassidy, mas a diferença entre eles ainda era de mais de 2 segundos. Enquanto o piloto da Jaguar tentava duelar com Cassidy pela vitória, Dennis seguia se distanciando cada vez mais do segundo colocado.

Buemi encontrou um espaço dentro do circuito Excel para faturar o sexto lugar que era de Bird na volta 28. Duas voltas depois, foi a vez de Ticktum investir em uma ultrapassagem em Müller, tentando obter a oitava posição que era ocupada pelo piloto da ABT.

Com o final da corrida se aproximando, Evans mirava a aproximação em Cassidy, mas o piloto da Envision tentava responder com uma volta rápida. Depois de todo aquele período de Safety Car no início da corrida, a direção de prova acrescentou mais quatro voltas a prova, chegando à marca de 38 giros para a conclusão do segundo e-Prix de Londres.

Diferente do caos do sábado, a corrida tomou um curso agradável. Cassidy venceu a corrida, faturando os pontos juntos com Buemi que eram necessários para sagrar a Envision como a campeã de equipes. Cassidy por sua vez, faturou o vice-campeonato, depois de Dennis se estabelecer como o campeão da 9ª temporada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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