A Joe Gibbs Racing dominou completamente a disputa da NASCAR Xfinity Series em Richmond. Correndo com o carro número 18, John Hunter Nemechek liderou o maior número de voltas e duelou com Ty Gibbs pela vitória ao longo da corrida. Apesar de ambos serem da mesma equipe, ninguém aliviou a vitória foi definida em uma manobra controversa, mas que é corriqueira na categoria.
Desde a classificação da dupla da JGR era soberana, fechando a primeira fila e dominando a disputa desde a largada.. Nemechek levou a melhor no primeiro estágio e Gibbs no segundo. Um ou outro piloto tentava uma estratégia diferente, mas ninguém conseguia competir com os Toyota 18 e 54.
A disputa era entre dois pilotos da mesma equipe, mas isso não significava que um não aliviava para o outro. Os dois estavam no limite em busca da liderança e a coisa foi ficando mais nervosa nas voltas finais.
THIS BATTLE 👀 pic.twitter.com/N5ecnb0fFg
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) April 2, 2022
Faltando cinco giros para o fim, Nemechek partiu para ação e passou o companheiro de equipe pela ponta, mas Gibbs não desistiu e ficou estudando o ataque final, conforme o tráfego pelo caminho, e na última volta, o piloto do número 54 não aliviou para o colega e espalhou para cima do colega para vencer pela terceira vez na temporada.
TEAMMATES FIGHT FOR THE WIN AND TY GIBBS GETS IT DONE.
Retweet to congratulate @TyGibbs_ on his NASCAR Xfinity victory at Richmond!
Wow. 🤯 pic.twitter.com/0tauuj2pMD
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) April 2, 2022
Logo ao cruzar a linha, Nemechek não ficou satisfeito e deu um empurrão em Gibbs após a bandeirada. Nas entrevistas após a prova, o piloto do 18 reconheceu que isso fazia parte do jogo (até porque o rival é o neto do dono da equipe), mas não deixou de expressar a insatisfação pelo desfecho. Já Gibbs celebrou o trabalho de sua equipe e reconheceu que jogou duro, mas salientou que a manobra faz parte do jogo. (Afinal, a NASCAR é mais permissiva em disputas mais duras).
Quanto aos demais, quem teve motivo para celebrar foi Sam Mayer. O piloto da JR Motorsports foi o terceiro, superando AJ Allmendinger perto do fim, e foi o melhor entre os pilotos elegíveis do Dash 4 Cash, faturando 100 mil dólares.
A próxima corrida da NASCAR Xfinity Series será na noite de sexta-feira, no menor circuito da categoria, o oval de Martinsville.
Top-10 da etapa de Richmond:
1 – Ty Gibbs
2 – John Hunter Nemechek
3 – Sam Mayer
4 – AJ Allmendinger
5 – Riley Herbst
6 – Daniel Hemric
7 – Josh Berry
8 – Brandon Jones
9 – Ryan Sieg
10 – Ryan Retzlaff