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Vettel vence dentro do planejado e todos ouvem os “fratelli” no GP do Bahrein de F1 de 2017

Sebastian Vettel da Ferrari vence o Grande Prêmio do Bahrein e fica com 7 pontos na frente de Lewis Hamilton da Mercedes.  Vettel assumiu o segundo lugar, logo na primeira volta. A Ferrari apostava em uma estratégia de duas paradas para os seus pilotos, e Vettel adiantou a sua para a volta 11, retornando para a pista de super macios. A Mercedes apostava em apenas uma parada, e quando fez troca dos compostos de Lewis na volta 13, optou pelos macios (faixa amarela). O que a Ferrari não contava era com uma punição de 5 segundos para o piloto da Mercedes, que acabou segurando e prejudicando Daniel Ricciardo da Red Bull Racing, tanto para beneficiar o seu companheiro de equipe, como para voltar para a pista e ter vantagem sobre o piloto. A Red Bull reclamou para a direção de prova, Ricciardo avisou para a equipe que se sentiu prejudicado, e a punição veio de forma sábia, mexendo em toda a estrutura da Mercedes.

A Mercedes começou a se sentir pressionada depois que a punição veio, pediram para Lewis diminuir a distância dele para o seu companheiro de equipe e efetuar a ultrapassagem e na volta 27 Bottas acabou cedendo a posição para o seu companheiro, tudo para tentar manter uma dobradinha da Mercedes no pódio. Sebastian Vettel teve que fazer mais uma parada, já que a regra é usar dois compostos diferentes na corrida e na 34 volta o piloto já reclamava do ritmo que havia caído. Vettel acabou voltando em terceiro, mas com os compostos mais novos logo conseguiu alcançar Kimi. Hamilton também se vê forcado a parar, e na volta 41 acaba indo para os boxes, cumprindo a sua punição, mais 1s e voltando à pista com pneus macios (faixa amarela). Questionando a equipe pela escolha, foi informado que os pneus supermacios não eram a melhor escolha para a fase final da corrida, visto que eles aqueciam rapidamente e se desgastariam mais rápido. Lewis começou a abrir voltas mais rápidas e tentar diminuir a distância entre ele e Vettel, mas mesmo assim não haviam voltas suficientes para Lewis conseguir a vitória.   

O mais prejudicado em toda essa história foi Valtteri Bottas, que estava com uma cara de poucos amigos no pódio. Todos nós sabemos que o finlandês é o segundo piloto da equipe, e Lewis está disputando o título de forma direta, mas Bottas foi apenas um peão no jogo da Mercedes, essencial para garantir os pontos no campeonato de construtores, mas o mais importante ainda para garantir a posição de Lewis na corrida.

Que Max Verstappen é um monstro na pista, nós não podemos discutir, mas com a boca fechada ele é um pouco melhor, o que ele falou sobre Massa ontem não foi nada legal, e mesmo sendo um piloto jovem, algumas questões como educação em bom senso deveriam estar enraizadas. Não sei se por meio de magia negra ou não, o piloto acabou não completando a prova do Bahrein. Na volta seguinte depois de realizar a troca dos pneus, o piloto bateu no muro de contenção, quando não conseguiu realizar a curva 4, e avisou para a equipe que estava enfrentando problemas nos freios.

Carlos Sainz não vinha de um final de semana muito bom, o piloto estava na décima quinta posição, quando ele e Lance Stroll bateram na curva 1. O espanhol acabou reclamando do incidente, dizendo que Stroll havia provocado a batida, e a direção de prova decidiu investigar depois do termino da sessão e chegou à conclusão que Sainz foi o culpado, punindo o espanhol com a perda de 3 posições no grid no GP da Rússia, próxima etapa. A batida ficou parecendo muito mais um incidente de corrida e não uma caçada de quem prejudicou quem. Enquanto Sainz ficava fora da prova, o seu companheiro de equipe Daniil Kvyat, protagonizava uma disputa de posições, entre Jolyon Palmer da Renault e Fernando Alonso da McLaren-Honda. O piloto da Renault acabou perdendo pedaços da asa dianteira, mas valeu cada investida. Quem não acabou saindo muito feliz dessa briga foi Fernando Alonso, faltando duas voltas para o termino da prova o motor da sua McLaren quebrou e o piloto precisou voltar aos boxes da equipe. Stoffel Vandoorne se quer conseguiu largar, e ficou fora da prova. Nico Hulkenberg da Renault acabou perdendo duas posições em relação a sua largada, mas correu bem e ganhou pontos para a equipe.

Felipe Massa da Williams é novamente o único piloto da equipe a terminar a corrida, dessa vez com um sexto lugar. Dificultou a vida de Kimi Raikkonen na corrida, não facilitando a ultrapassagem do finlandês, mesmo o carro da equipe não estando em condições de segurar o carro da Ferrari, o brasileiro sabe como fazer o carro ficar largo. Dessa forma Felipe Massa vai conquistando pontos para a sua equipe.   

Um dos destaques da corrida, vai para a equipe da Force India, que terminou a corrida com os seus dois pilotos na zona de pontuação. Sergio Pérez se quer conseguiu passar para o Q2 na classificação do sábado, mas conseguiu acabar a prova em sétimo lugar, ganhando 11 posições no grid. E Esteban Ocon que largou de 14º lugar, acabou na 10ª posição. Romain Grosjean também manteve o seu carro na zona de pontuação e ganhou uma posição em relação a sua largada, terminando a prova em oitavo. Kevin Magnussen não teve a mesma sorte e acabou abandonando a prova na 09ª volta.

Pascal Wehrlein ficou bem próximo de pontuar pela Sauber, mas o seu carro não é tão competitivo para segurar uma posição, mesmo assim o piloto acabou na décima primeira posição. Marcus Ericsson acabou abandonando a prova com problemas no câmbio do carro.

A Fórmula 1 volta para o Grande Prêmio da Rússia nos dias 28, 29 e 30 de abril.

Fonte: @F1
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Fonte: @F1naGlobo
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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