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Vesti se livra de problemas em Jeddah e conquista vitória na Corrida Principal da F2

Enquanto Martins e Bearman ficaram pelo caminho, Vesti ajuda Prema a conquistar vitória neste domingo na Arábia Saudita

Após Oliver Bearman e Victor Martins cometerem erros, Frederik Vesti viu o caminho livre para conquistar a vitória neste domingo. O piloto venceu a corrida na Arábia Saudita fugindo de todos os contratempos que a pista de Jeddah oferece. O piloto da Prema começou a corrida da sexta posição e foi escalando o pelotão. Assumiu a liderança na volta 17, quando os adversários, incluindo o companheiro de equipe ficaram pelo caminho.

Jack Doohan também fugiu de problemas para terminar a prova no pódio, o piloto da Virtuosi conquistou o segundo lugar. Jehan Daruvala participou do seu segundo pódio neste fim de semana ao obter a terceira posição, repetindo o resultado da prova Sprint no sábado.

Ayumu Iwasa que fez uma corrida descrita e realizou a sua parada logo no início das trocas obteve o quarto lugar. O piloto da Dams venceu a prova Sprint com maestria, depois de resistir à diversas investidas.

Dennis Hauger completou o Top-5. Richard Verschoor faturou a sexta posição em uma disputa intensa, Enzo Fittipaldi que largou do décimo quarto lugar, obteve a sétima posição. Arthur Leclerc que liderou a prova por algumas voltas, foi o oitavo, seguido por Isack Hadjar e Oliver Bearman. O piloto da Prema que começou a corrida da segunda posição cometeu erros e terminou a prova na décima posição por ter deixado o desempenho dos seus pneus comprometidos.

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Pouco depois da classificação ser realizada, a direção de prova aplicou uma punição para Théo Pourchaire, pois o piloto da ART Grand Prix tinha batido em Oliver Bearman e tirou o piloto da Prema da corrida. Théo perdeu cinco posições no grid de largada e começou a prova deste domingo da oitava posição.

O grid de largada ficou desta forma:

A corrida realizada no sábado foi bem movimentada e neste domingo como existe a necessidade de realizar uma parada obrigatória, a corrida tem tudo para ser bem disputada.

Quando a prova teve início a temperatura da pista estava na casa dos 48°C, com 28 no ambiente.

Antes do início da prova a direção de prova sinalizou que investigaria Enzo Fittipaldi por conta de uma ação no pit-lane, mas as imagens não foram mostradas na transmissão.

Victor Martins que conquistou a pole na sexta-feira, largou da posição de honra. Bearman era o segundo colocado, acompanhado por Doohan que foi promovido para a terceira posição.

Largada autorizada, Martins demorou para reagir a largada e foi atacado por Doohan. Bearman saltou para a primeira posição. A largada foi limpa, mas com muita disputa. Leclerc não fez uma boa largada e começou a perder posições, antes do final da prova o piloto era o décimo terceiro colocado.

Daruvala foi atacado por Vesti e perdeu o quarto lugar para o adversário. Fittipaldi ocupava a décima quarta posição, ficando logo atrás de Fittipaldi.

Ainda na segunda volta Benavides abandonou a corrida depois de extravasar os limites de pista. O incidente aconteceu por conta de uma disputa com Cordeel. O Virtual Safety Car precisou ser acionado para a remoção do carro da Charouz. Cordeel foi chamado para os boxes para arrumar o carro que estava com a asa dianteira danificado.

A prova seguiu e Bearman já tinha mais de dois segundos de vantagem para o segundo colocado, podendo evitar ataques do piloto da ART. Doohan que ocupava a terceira posição foi atacando cada vez mais Martins, buscando o segundo lugar. O piloto da Virtuosi buscava atacar, para não correr o risco de ser atacado por Vesti.

Leclerc passou a disputar com Novalak a décima segunda posição, o piloto da Dams até arriscou uma ultrapassagem e quando achou que tinha ganhado facilmente, Novalak reapareceu na briga.

Na sexta volta, Novalak que estava envolvido em uma grande disputa no grid com Leclerc, Hauger, Fittipaldi, Nissany e Manoney, perdeu posições. Depois da batalha Novalak seguiu aos boxes, caindo para o décimo nono lugar.

Foi neste momento que as paradas nos boxes começaram. Bearman e Martin foram para os boxes juntos, Boschung também aproveitou o momento para fazer a sua troca. Maini foi punido com cinco segundos por ter forçado Crawford para fora da pista.

Na volta nove Leclerc se tornou o líder da prova, acompanhado por Fittipaldi. Enquanto Hauger e Pourchaire disputavam na décima quinta posição, mas após o francês fazer uma boa manobra, cometeu um erro e foi ultrapassado pelo piloto da MP Motorsport.

No giro seguinte, Martins atacou Bearman, os pilotos se tocaram, o francês extravasou os limites de pista quando concluía a ultrapassagem e precisou devolver a posição para o piloto da Prema. Na volta seguinte, os pilotos voltaram a se tocar, mas Martins superou o adversário. Vesti que estava próximo aproveitou o momento para superar o companheiro de equipe.

Neste momento os dez primeiros eram: Leclerc, Hadjar, Verschoor, Maloney, Stanek, Martins, Vesti, Bearman, Doohan e Daruvala. Porém, os cinco primeiros colocados não tinham realizado as suas paradas obrigatórias – Martins será o novo líder da corrida quando os outros pilotos concluírem as suas trocas de pneus.

Cordeel foi punido com dez segundos pelo toque com Benavides que tirou o piloto da prova.

A corrida seguiu, mas alguns pilotos passaram a cometer vários erros, um pouco por conta do comportamento dos pneus. Fittipaldi ultrapassou Pourchaire, desta forma o brasileiro ficou com a décima quarta posição.

Com quinze voltas Leclerc seguia na liderança. Pourchaire que tinha perdido a posição para Crawford, retomou o décimo quinto lugar, mas o francês ainda lidava com os ataques do piloto da Charouz.

A distância entre Martins e Vesti foi reduzida, desta forma o piloto da ART era atacado pelo piloto da Prema. Na volta dezessete Bearman perdeu o controle do carro, rodou e caiu para a décima primeira posição. Instantes depois foi a vez de Martins perder o controle do seu carro no mesmo ponto que Bearman, o piloto rodou e caiu para o final do pelotão e na sequência abandonou a corrida. O Virtual Safety Car foi ativo momentaneamente para a remoção do carro da ART.

Com dezoito voltas os dez primeiros eram: Leclerc, Verschoor, Hadjar, Stanek, Maloney, Vesti, Doohan, Daruvala, Iwasa e Bearman. Na sequência Maloney foi para os boxes.

A prova seguiu, Bearman reclamava dos pneus, mas após ter rodado sozinho, os seus compostos ficaram danificados. Hauger por sua vez passou a atacar o piloto da Prema e rapidamente concluiu a ultrapassagem.

Com os pneus danificados, Bearman também foi ultrapassado por Verschoor. Fittipaldi também aproveitou para se aproximar do piloto da Prema.

Leclerc foi chamado aos boxes na volta 24, mas a sua substituição dos pneus foi bem ruim. Leclerc que era o líder da corrida no virtual, voltou em nono lugar, atrás de Bearman.

Após as trocas serem concluídas, os dez primeiros eram: Vesti, Doohan, Daruvala, Iwasa, Hauguer, Verschoor, Fittipaldi, Bearman, Leclerc e Maini. Pourchaire que estava apenas na décima segunda posição, lidava com Nissany.

Com pneus mais novos, Leclerc não demorou para ultrapassar Bearman. Stanek foi punido com cinco segundos por ter cortado a pista e ganhar vantagem.

A prova se aproximava do final, Leclerc aferiu a volta mais rápida anotando 1m43s647. Leclerc tentava se aproximar de Fittipaldi para valer a troca de pneus tardia.

Vesti recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, acompanhado por Doohan e Daruvala que conseguiu repetir o pódio na Arábia Saudita.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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