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Verstappen vence GP dos EUA depois de lidar com erro no pit-stop. Red Bull conquista quinto título de Construtores

Verstappen buscou Hamilton após erro da Red Bull para conquistar a 33ª vitória da carreira. A Red Bull deixa o GP dos Estados Unidos como campeão de Construtores

A Red Bull conquistou o seu quinto título no Mundial de Construtores neste domingo (23), a conquista foi consagrada com a vitória de Max Verstappen no traçado de Austin, no Texas.

Verstappen não começou a prova da pole, mas liderou boa parte da prova, após ultrapassar Carlos Sainz na largada. O holandês lidou com duas relargadas e também com um erro da Red Bull, antes de conseguir comemorar mais uma vitória na temporada 2022. Verstappen pode não ser o rei das poles, mas já comemora a sua 33ª vitória na carreira.

A segunda parada realizada por Verstappen não foi boa, a Red Bull enfrentou problemas para substituir um dos pneus usados pelo piloto, o que fez o holandês perder a ponta para Lewis Hamilton. As últimas dez voltas da corrida foram usadas para a aproximação de Verstappen no inglês até voltar à ponta.

A Red Bull comemora a conquista do título em uma temporada muito sólida do time, no fim de semana em que a equipe perdeu o seu fundador.

Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada no segundo lugar, para fazer uma prova em que a própria Mercedes não acreditava ser possível, mas o inglês soube aproveitar a oportunidade de largar do terceiro lugar e o abandono de Carlos Sainz para tentar brigar por uma vitória. Hamilton buscava o seu primeiro trunfo na temporada 2022, mas a Mercedes ainda conta com um carro inferior, quando comparado diretamente ao desempenho da Red Bull.

Charles Leclerc fez uma boa corrida de recuperação, a Ferrari soube executar as paradas e colocou o monegasco no pódio, dando a chance de Leclerc batalhar com Sergio Pérez e terminar a prova à frente do mexicano. Os pilotos estão disputando o vice-campeonato.

George Russell roubou o ponto de volta mais rápida, depois de finalizar a corrida do quinto lugar. O britânico lidou com uma punição de cinco segundos pelo incidente com Carlos Sainz no começo da prova. O piloto da Ferrari foi eliminado da prova na primeira volta, contando com um vazamento de água que surgiu no carro depois do toque.

Lando Norris ajudou a McLaren a fechar a prova na sexta posição, o último stint com os pneus duros mais novos que os dos rivais, proporcionaram o piloto a recuperar as posições perdidas e a retornar para a sua posição de largada.

Fernando Alonso lidou com punição e o toque com Lance Stroll, mas ainda conseguiu terminar a corrida na sétima posição, sendo um dos destaques da prova neste domingo em Austin. Sebastian Vettel salvou pontos para a Aston Martin, em uma grande corrida do alemão que até mesmo liderou a prova. Vettel foi prejudicado pelo time após uma parada desastrosa, mas o ritmo da Aston Martin era bem competitivo neste fim de semana. O oitavo lugar não faz jus à corrida de Vettel, mas ao menos o piloto conquistou pontos. O alemão ainda duelou com Magnussen no final da corrida pelo oitavo lugar, em mais uma batalha travada até a linha de chegada.

A Haas volta a pontuar com Magnussen. Yuki Tsunoda que começou a prova do décimo nono lugar, foi o décimo colocado, faturando um ponto para a AlphaTauri.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana para a realização do GP do México.

Saiba como foi o GP dos Estados Unidos

Antes do início do GP dos Estados Unidos, mais dois pilotos foram punidos, provocando mais uma mudança no grid de largada do domingo. Depois de uma classificação ruim, a Alpine optou por substituir o motor usado por Estaban Ocon, desta forma o piloto foi encaminhado para começar a corrida do pit-lane.

Yuki Tsunoda passou por uma troca do câmbio, sendo encaminhado para a 19ª posição. Charles Leclerc, Sergio Pérez, Fernando Alonso e Zhou Guanyu começaram o fim de semana cientes de suas punições.

Lewis Hamilton sentiu um problema nos freios e antes do início da prova, a equipe estava realizando a alteração no carro do piloto inglês.

Antes do início da prova, a temperatura na pista estava na casa dos 33°C, com 28°C no ambiente. Começaram a prova com os pneus duros, apenas Magnussen, Alonso, Schumacher e Ocon. O restante do pelotão apostou nos pneus médios. Stroll e Vettel começaram a corrida com os compostos médios usados.

Com a largada autorizada, Sainz perdeu um pouco a ponta e ainda foi tocado por Russell entre a primeira e a segunda curva. O piloto da Ferrari rodou e caiu para o final do pelotão, abandonando na sequência a prova. Hamilton então saltou para o segundo lugar, para perseguir Verstappen. Bottas e Pérez disputavam posição, o piloto finlandês começou a perder posições depois de ser tocado pelo mexicano, sendo ultrapassado por Gasly e Leclerc na sequência.

Norris tinha feito uma boa largada, mas por conta do toque que aconteceu à sua frente, o piloto da McLaren foi ultrapassado por outros competidores por falta de espaço, caindo então para o oitavo lugar.

No segundo giro, Leclerc ultrapassou Albon para então ocupar o nono lugar. Verstappen disparava na ponta com 1s9 de vantagem para Hamilton. Vettel largou muito bem e já era o quinto colocado, depois do começo da prova. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Stroll, Russell, Vettel, Pérez, Norris, Gasly, Leclerc e Albon.

Bottas tentava retornar à zona de pontuação, perseguindo Albon na terceira volta, quando o seu carro começou a funcionar de uma forma melhor. George Russell recebeu cinco segundos de punição pelo toque com Carlos Sainz no começo da prova.

No giro seguinte, Vettel foi ultrapassado por Pérez, onde o mexicano saltou para o quinto lugar. Foi na quinta volta que Russell saltou para o terceiro lugar, depois de ultrapassar Stroll. Latifi seguiu para os boxes substituindo os seus pneus, pois acabou rodando sozinho. O vento atrapalhava os pilotos que eram surpreendido por eles.

Durante a oitava volta Bottas saltou para o décimo lugar, ultrapassando Albon. O piloto da Williams também perdeu a posição para Alonso.

A prova seguiu e na nona volta, Pérez passou a perseguir Russell de forma mais direta. Leclerc estava se aproximando de Vettel buscando o sexto lugar. Norris e Bottas seguiam presos atrás de Gasly onde tentavam ativar o DRS para caçar o piloto da AlphaTauri. Na décima volta, Albon e Zhou seguiram aos boxes para substituir os pneus, o piloto da Williams usava os compostos médios, enquanto o piloto da Alfa Romeo usava os duros.

Na sequência foi a vez da Alfa Romeo chamar Valtteri Bottas aos boxes, o finlandês foi acompanhado por Tsunoda e Ricciardo. Assim como o companheiro de equipe, o finlandês usava os pneus duros.

Enquanto Verstappen tinha uma vantagem de 4s6 para Hamilton, o inglês foi chamado aos boxes na volta 13. O piloto da Mercedes apostava nos compostos duros. Russell assumiu a segunda posição, acompanhado por Pérez e Stroll. O piloto da Mercedes, dono do carro #44 retornou no sétimo lugar.

O holandês respondeu a parada de Hamilton, mas o piloto da Red Bull retornou no segundo lugar. Stroll pressionou momentaneamente o piloto da Red Bull, mas logo viu a distância aumentar entre eles.

Durante a décima quinta volta, Pérez e Norris fizeram a substituição dos seus pneus. Pérez foi devolvido ao traçado atrás de Pérez, com mais de oito segundo de diferença para o piloto da Mercedes. Na volta seguinte, Stroll abandonou a terceira posição, para instalar os pneus médios.

Os pilotos que estavam com os seus novos pneus, tentavam ultrapassar aqueles que usavam os compostos do início da prova, como foi o caso de Russell ultrapassando Alonso. Por outro lado, Ocon saltou para o nono lugar ultrapassando Schumacher, em uma disputa mais real na pista.

Na volta, Bottas perdeu o controle do carro na curva 19, o piloto ficou parado na brita. Imediatamente o Safety Car entrou na pista. Leclerc, Vettel, Alonso, Ocon, Schumacher, Magnussen e Albon seguiram aos boxes para substituir os seus pneus. Pérez acelerou um pouco para não perder a posição por Leclerc.

Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Pérez, Leclerc, Russell, Vettel, Stroll, Gasly, Alonso e Norris.

Ao final da volta 21, o Safety Car deixou a pista e a relargada foi dada. Hamilton tentou acompanhar Verstappen, não perdendo o holandês de vista. Pérez demorou um pouco para reagir, mas rapidamente estava brigando com o piloto da Mercedes. Russell rentou atacar Leclerc, buscando o quarto lugar.

Ocon foi ultrapassado por Schumacher, depois de perder o controle do carro. Instantes depois um acidente aconteceu na pista, onde Alonso tocou no carro de Stroll, quase decolando no traçado. O Safety Car voltou ao traçado para a remoção do carro da Aston Martin. Alonso retornou aos boxes, trocou a asa dianteira e retornou na décima sexta posição.

Vários destroços ficaram na pista, enquanto os competidores tentavam desviar dos pedaços de carro.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Pérez, Leclerc, Russell, Vettel, Gasly, Tsunoda, Norris e Schumacher. Zhou foi chamado aos boxes para instalar os pneus duros.

O ritmo normal da prova foi retomado ao final da volta 25, Verstappen controlou novamente a ponta, abrindo rapidamente mais de 0s600 para o segundo colocado.

Gasly novamente tinha um trenzinho atrás do seu carro, agora formado por Tsunoda, Norris e Schumacher que duelavam pelo sétimo lugar. Ainda na volta 29, Leclerc foi para cima para ultrapassar Pérez, mas o monegasco passou  reto, perdendo o ponto de freada, os dois pilotos espalhara. O monegasco seguiu o seu duelo particular com o piloto da Red Bull.

No giro seguinte Leclerc foi com tudo para ultrapassar Pérez e faturou a terceira posição. O monegasco aproveitou o último trecho da reta para garantir a posição. Gasly foi punido com cinco segundos por não ter mantido a distância necessária durante o Safety Car.

E na volta 33 o francês seguiu para os boxes para substituir os seus pneus, instalando outro jogo de pneus duros. No giro seguinte foi a vez de Tsunoda e Schumacher realizarem sua segunda troca de pneus. E na volta 35 Hamilton voltou a trocar os seus pneus, usando novamente um segundo jogo de pneus duros, o inglês caiu para a sexta posição.

Na volta 36 a Red Bull parou Verstappen mais uma vez, mas a troca do seu pneu foi bem ruim. O piloto que era o líder da corrida, caiu para a sexta posição, voltando atrás de Hamilton e Leclerc. Russell então passou a pressionar Pérez, mas na volta 37 a Mercedes optou por substituir os pneus do britânico, desistindo da batalha.

Russell retornou ao traçado atrás de Magnussen, disputando espaço com o piloto da Haas. Pérez seguiu na ponta, com mais de cinco segundos de vantagem para Vettel. Na volta 39, Pérez parou para trocar os seus pneus. Na pista Leclerc deu o x’s em Verstappen, para defender a terceira posição. O piloto da Red Bull tinha o auxilio do DRS para brigar com o monegasco.

Na volta 40 os dez primeiros eram: Vettel, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Pérez, Russell, Magnussen, Alonso, Ocon e Albon. No giro seguinte, Vettel foi ultrapassado por Hamilton, o piloto da Mercedes então assumiu a liderança da corrida.

Depois de perder a liderança, Vettel então seguiu para os boxes para trocar os seus pneus. A parada foi terrível, pois os mecânicos tiveram dificuldade para substituir o pneu dianteiro esquerdo. O alemão retornou na décima terceira posição. Alonso então assumiu a sétima posição.

Norris saltou para o nono lugar na volta 44, depois de ultrapassar Albon. O piloto da McLaren rentava escalar o pelotão, aproveitando que os seus pneus duros estavam melhores. Latifi recebeu cinco segundos de punição por uma manobra onde forçou Schumacher para fora da pista.

Ocon então seguiu para os boxes na volta 46, substituindo os seus pneus duros, por um jogo de médios. Hamilton tinha 2 segundos de vantagem, para Verstappen, mas a distância entre eles começava a diminuir, enquanto a corrida se aproximava do final.

No giro 49, Alonso saltou para o sexto lugar ao ultrapassar Magnussen. O piloto perdeu o espelho do seu carro na manobra. Verstappen passou a rodar abaixo de um segundo, podendo usar o DRS para atacar Hamilton.

E na volta seguinte, Verstappen assumiu a liderança da prova, depois de uma disputa intensa com o holandês, onde os pilotos ficaram lado-a-lado. Vettel voltou ao top-10 depois de ultrapassar Zhou.

Na volta 52, por fora Vettel fez a ultrapassagem em Albon, para ficar com o nono lugar, tentando salvar a corrida da Aston Martin depois do problema nos pits.

Restando duas voltas para o final, Albon e Tsunoda ainda batalhavam pela décima posição e pelos pontos do fim de semana. O piloto da AlphaTauri fez a ultrapassagem no adversário da Williams.

Russell seguiu para os boxes na penúltima volta para instalar os pneus macios e buscar a volta mais rápida da prova.

Verstappen recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, acompanhado por Hamilton e Leclerc. Schumacher foi punido com cinco segundos por exceder os limites de pista.

Vettel e Magnussen foram disputando a oitava posição até o final, o alemão até foi ultrapassado pelo dinamarquês em uma tentativa do piloto da Haas de recuperar a posição perdida, mas o competidor da Aston Martin encontrou fôlego para retomar a posição.

Russell obteve a volta mais rápida da prova, anotando 1m38s788, tomando o ponto extra da volta mais rápida para a Mercedes.

A Red Bull conquistou nos Estados Unidos o quinto título de Construtores.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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