O GP de Abu Dhabi foi encerrado com mais uma vitória de Max Verstappen, acumulando quinze vitórias em uma temporada.
O holandês concluiu a corrida realizando apenas uma parada, mas conseguiu manter uma boa distância para o segundo colocado. Verstappen fez uma boa largada e só lidou com uma ameaça após a sua parada obrigatória, pois retornou para a pista próximo de Sergio Pérez. O mexicano atacou o companheiro de equipe, mas depois Verstappen conseguiu estabelecer uma distância segura e novamente ditar o ritmo da prova.
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A Pirelli apostava em duas paradas como a estratégia principal, fugindo um pouco do que geralmente acontece em Abu Dhabi. Algumas equipes trabalharam com o que foi mencionado pela fornecedora de pneus, provocando uma movimentação no grid para uma segunda troca.
Foi neste momento que Charles Leclerc surpreendeu a Red Bull e Sergio Pérez. O time austríaco acreditava que o monegasco estava em uma estratégia de duas paradas e optaram por antecipar a troca de pneus de Pérez. A Ferrari conversou com Leclerc e o monegasco bateu o pé, optando por permanecer na pista e fazer algo diferente do seu adversário, pois sabia que não teria ritmo para alcançar o adversário se fosse ele o perseguidor. Pérez precisou fazer novas ultrapassagens para chegar ao pódio, o piloto se encontrou com Lewis Hamilton, que atrasou um pouco o piloto da Red Bull e impediu o mexicano de chegar em Leclerc.
Pérez não conseguiu se aproximar do monegasco para brigar pela segunda posição e o vice-campeonato, como o monegasco cruzou a linha de chegada na segunda posição, se consolidou no segundo lugar.
Lewis Hamilton não completou a prova, o inglês teve um embate com Carlos Sainz no início da prova, onde Hamilton passou em uma zebra e o salto provocou danos em seu carro. O piloto perdeu performance e no final da corrida lidou com falta de potência, precisando recolher o carro aos boxes.
Apenas Pierre Gasly apostou nos pneus macios para a largada, mas o composto foi praticamente descartado das estratégias, por ter uma duração menor que os compostos médios. Como a largada é realizada no entardecer de Abu Dhabi, os times enfrentam um asfalto quente e combinado com os carros pesados, não oferecem grande durabilidade.
Porém, aqueles que largaram com os pneus médios, fizeram a sua primeira parada, praticamente na mesma estratégia que Gasly, iniciando as substituições dos pneus a partir da décima segunda volta. O francês foi chamado aos boxes na volta 14 para instalar os pneus duros.
A Aston Martin apostou em estratégias diferentes para os seus pilotos, mesmo com Lance Stroll e Sebastian Vettel largando com pneus médios. Stroll fez a sua parada na décima terceira volta, antes de instalar um jogo de pneus duros e fazer um stint mais longo até a volta 40, o canadense fez uma segunda parada, instalando os pneus médios, isso possibilitou a Stroll retornar ao top-10 e ainda ultrapassar Sebastian Vettel.
O alemão permaneceu mais tempo na pista, questionando a equipe sobre a escolha, mas foi apenas informado que os outros competidores estavam em uma estratégia de duas paradas. A escolha da Aston Martin fez Vettel ser ultrapassado por outros competidores, perder ritmo e ser devolvido no tráfego. O piloto só conseguiu terminar a prova no décimo lugar, pois Lewis Hamilton abandonou a corrida próximo do seu encerramento.
A estratégia de Max Verstappen e Charles Leclerc de parar apenas uma vez, só funcionou, pois os pilotos estabeleceram uma certa vantagem, mas para os competidores que estavam no meio do pelotão, o ideal foi acompanhar a movimentação no pit e realizar uma segunda troca de pneus. Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu terminaram a corrida usando os pneus macios.
Os dados das sessões anteriores permitiram que as estratégias fossem um tanto variadas. A Ferrari tinha descartado a possibilidade de usar os pneus macios, pois os seus carros estavam consumindo bastante este pneu, além disso, a equipe estava preocupada com o seu ritmo de corrida.
Onze dos vinte pilotos optaram por uma estratégia de duas paradas, enquanto oito pilotos trabalharam com uma estratégia mais conservadora, mas não foi ideal para aqueles que estavam no meio do pelotão.
Lando Norris ficou com o ponto da volta rápida, pois registrou o melhor tempo durante o giro 44 (1m28s391).
Foi uma corrida bem movimentada em Abu Dhabi, principalmente com as disputas que aconteceram ao longo da prova. As estratégias diferenciadas também colaboraram para vários duelos ao longo das 58 voltas.