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Verstappen lidera TL1 do GP da Inglaterra, seguido por Pérez e Albon

Em uma atividade marcada por várias verificações, Red Bull começa fim de semana se destacando. No entanto, Albon é uma surpresa na atividade

A Fórmula 1 está nesse fim de semana em Silverstone, para a realização do GP da Inglaterra. Max Verstappen foi o líder da atividade, após anotar 1m28s600 com a Red Bull. Ao longo do primeiro treino livre Sergio Pérez também foi trabalhando para se manter entre os primeiros colocados e fechou uma dobradinha para a Red Bull ao estabelecer a marca de 1m29s048. O time segue como o favorito para o fim de semana, por conta do desempenho apresentado até esse momento do calendário.

A surpresa da atividade foi Alexander Albon, o piloto da Williams anotou 1m29s089, fazendo uma boa sessão. A tabela de tempos está bem misturada, ao longo da sessão as posições foram se alternando rapidamente, mas gera um resultado inconclusivo, já que os competidores estavam realizando uma série de verificações pelo traçado.

Fernando Alonso surgiu na parte final do TL1 entre os primeiros colocados, registrando 1m29s268. Essa também foi uma atividade usada para trabalhar stints mais longos, verificando o comportamento dos carros com cada um dos tipos de pneus que estão disponíveis para o fim de semana. No começo da sessão os pilotos reclamaram bastante da falta de aderência no circuito, desta forma foi importante também verificar os pneus macios.

Charles Leclerc ocupou a quinta posição com a Ferrari, seguido por Esteban Ocon da Alpine que liderou a atividade momentaneamente. Carlos Sainz concluiu a atividade no sétimo lugar, seguido por Lando Norris com o carro da McLaren. Lance Stroll foi o nono colocado com o segundo carro da Aston Martin, enquanto Oscar Piastri concluiu a atividade na décima posição.

A dupla da Mercedes deu preferência para trabalhar apenas com os pneus médios e duros, desta forma não experimentaram os compostos macios na primeira atividade do dia. Lewis Hamilton foi apenas o décimo segundo colocado, enquanto George Russell ocupou a décima quarta posição.

A Fórmula 1 retorna ao 12h (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2 e mais verificações no traçado. Provavelmente uma evolução da pista será sentida, com a presença da Fórmula 2 e Fórmula 3 no circuito.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 em Silverstone

Logo depois da realização do GP da Áustria, a Fórmula 1 se deslocou para a Inglaterra para a realização da 10ª etapa da temporada 2023.

Para esse circuito, Alfa Romeo e AlphaTauri realizaram grandes modificações em seus carros, introduzindo uma atualização para os seus carros. Ao longo desse primeiro treino livre, será o momento ideal para os times verificarem os seus carros.

Com a abertura do pit-lane, ocorrendo a liberação para a pista, rapidamente os competidores tomaram o traçado. No carro de Sergio Pérez era possível observar as grades (aero-rakes) para uma coleta de dados, a Red Bull estava verificando a aerodinâmica dos carros.

Nesta primeira saída dos boxes, os pilotos se dividiam na utilização dos pneus médios e duros. A Pirelli disponibilizou para essa prova a gama dura de pneus, composta por: C1 (duros – faixa branca), C2 (médios – faixa amarela) e C3 (macios – faixa vermelha). A Pirelli está trabalhando com uma nova estrutura de pneus a partir de Silverstone – a mudança acontece por conta da evolução dos carros. Essa alteração não afeta na parte técnica do composto e na borracha utilizada.

George Russell abriu a tabela de tempos ao anotar 1m36s471, usando os pneus duros. Rapidamente Max Verstappen anotou 1m30s443, o piloto da Red Bull também utilizava os pneus de faixa branca. Por ser um circuito amplo e aberto, os pilotos precisam ficar atentos com as rajadas de vento.

Ainda nos primeiros minutos de atividade era possível observar os pilotos trabalhando com algumas voltas na sequência, para verificar o comportamento dos carros. Após dez minutos, de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Stroll, Sainz, Tsunoda, Hamilton, Magnussen, Russell, Gasly, Norris e Leclerc. Por outro lado, Albon, Alonso, Piastri, Sargeant e Zhou ainda estavam sem tempos e retornaram aos boxes após duas voltas.

Nyck De Vries foi o primeiro piloto a extravasar os limites de pista, após perder o controle do carro na Luffield (Curva 7). Os pilotos estavam reclamando da baixa aderência do circuito.

Após completar oito voltas com os pneus duros, Verstappen retornou aos boxes. O holandês seguia na liderança depois de anotar 1m29s863. Os competidores seguiam reclamando da aderência da pista, principalmente nesse momento que o foco eram nos stints mais longos com os pneus médios e duros que são muito usados nas corridas desse circuito. Tsunoda melhorou a sua marca para 1m30s937, para ocupar a terceira posição, quando 20 minutos de atividade eram concluídos.

Na pista a McLaren usava uma pintura cromada, combinando ao design adotado pelo time para a temporada 2023. O retorno da pintura cromada acontece por conta da parceria com a Google.

Em comemoração aos 800 GPs, a Williams também utilizava uma pintura especial nesta prova.

Finalmente Alexander Albon foi liberado para a pista, desta forma anotou 1m31s815, mas ocupava a décima sexta posição. Aos poucos o piloto tailandês foi avançando na tabela, Albon anotou 1m30s953, enquanto trabalhava com os pneus médios.

Após a conclusão da primeira meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sargeant, Leclerc, Stroll, Sainz, Zhou, Tsunoda, Albon e Hamilton. Neste momento, Sargeant, Sainz e Tsunoda trocaram os seus pneus por compostos macios, desta forma o piloto espanhol anotou 1m29s357, para superar Verstappen.

Charles Leclerc, obteve a segunda posição, registrando 1m29s418. Max Verstappen ainda estava focado na utilização dos pneus duros, o piloto da Red Bull ocupava a terceira posição. Valtteri Bottas que está com um carro atualizado, passou a ocupar a sétima posição anotando 1m30s159, usando os pneus macios.

Adentrando aos últimos 20 minutos de atividade, vários competidores usavam os pneus macios. Leclerc retornou para a ponta ao anotar 1m24s280, superando Esteban Ocon por 0s039. A surpresa era De Vries na quarta posição que registrou 1m29s691. Os stints com os pneus macios também eram longos, mas agora os competidores estavam com compostos mais aderentes.

Nos últimos 11 minutos, Verstappen anotou 1m28s836, Norris era o sexto colocado quando estabeleceu 1m29s441, superando a marca de De Vries. A McLaren que atualizou o seu carro na Áustria, tinha planejado mais algumas mudanças para essa pista. Rapidamente Oscar Piastri obteve a marca de 1m29s658, para ficar próximo do companheiro de equipe, enquanto os dois pilotos usavam os pneus macios.

Fernando Alonso realizava um teste aerodinâmico para a Aston Martin, com o flow-vis espalhado na suspensão traseira do lado esquerdo. Alguns erros eram observados ao longo do treino livre, com os pilotos extravasando os limites de pista.

A primeira sessão era muito inconclusiva, já que os competidores realizavam uma sequência de avaliações distintas em seus carros. No entanto, Alexander Albon surpreendeu ao ocupar a segunda posição anotando 1m29s089, separado por apenas 0s253 de Verstappen. Alonso então surgiu logo atrás do piloto da Williams com a marca de 1m29s268.

A atividade estava bem dinâmica, as posições se alternavam conforme a sessão se aproximava do final. Pérez superou Albon com a marca de 1m29s048.

O TL1 foi encerrado com a dupla da Red Bull na liderança, seguidos por Albon. A sessão foi bem movimentada, por conta de todas as verificações que aconteceram no traçado. Com o cronômetro zerado, a McLaren verificava o carro de Oscar Piastri que apresentou um vazamento hidráulico.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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