ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen lidera TL2 na Inglaterra, enquanto Williams é um destaque na atividade

Em mais uma sessão voltada para as verificações, Williams se destaca no TL2 com Albon ocupando o P3

Sexta-feira (07) de treinos livres em Silverstone encerrada. O dia foi marcado pela pista seca e as temperaturas altas, ideal para a verificação dos carros e os vários testes que os times desejavam fazer, afinal, muitos apareceram com novas peças, atualizando os seus equipamentos. Max Verstappen mostra mais uma vez que tem o controle da situação, o piloto holandês liderou outra atividade na Inglaterra depois de anotar 1m28s078.

A atividade mais uma vez foi bem dinâmica, com muitos focados nas simulações de corrida, verificações aerodinâmicas e na coleta de dados. Embora seja um circuito muito conhecido da categoria, esse é um traçado rápido e exigente para os carros e pilotos. A mudança dos ventos, complica a atuação dos competidores ao longo das sessões, além disso, várias reclamações voltadas para a falta de aderência foram observadas ao longo dos treinos livres.

Carlos Sainz faturou a segunda posição com a Ferrari, separado por apenas 0s022 de Verstappen. O espanhol representou o time italiano neste TL2, afinal, Charles Leclerc ficou preso nos boxes após identificarem um problema elétrico no carro do monegasco. Não conseguiram solucionar o problema rapidamente, desta forma Leclerc não participou da sessão.

Alexander Albon foi o destaque nesta sexta-feira, o piloto tailandês apresentava um bom desempenho desde o TL1. Mas o trabalho desempenhado pela Williams no TL2 roubou a atenção como um todo. Logan Sargeant ficou com a quinta posição, conseguindo acompanhar o trabalho realizado pelo companheiro de equipe. O norte-americano se concentrou na verificação dos pneus médios e macios, a marca de 1m28s766 foi realizada com os pneus de faixa vermelha. A Williams promoveu mais uma alteração no carro, substituindo a asa traseira e fazendo um ajuste na asa dianteira.

Sergio Pérez ocupou quarto lugar com o carro da Red Bull, ficando entre os pilotos da Williams. Lance Stroll representou a Aston Martin no sexto lugar, acompanhado por Nico Hülkenberg da Haas e Pierre Gasly da Alpine. Oscar Piastri foi o nono colocado, a McLaren se dedicou a avaliação das suas novas peças, o piloto australiano está com o carro atualizado neste fim de semana, usando as mesmas peças que Lando Norris. Fernando Alonso completou o Top-10, em uma sessão que a Aston Martin ficou um pouco apagada.

Notem que a tabela de tempos ainda está bem variada, a Mercedes não fez uma sessão tão expressiva nessa sexta-feira, mas também esteve coletando dados, verificando as peças que instalaram em Silverstone.

A Alfa Romeo e AlphaTauri levaram um grande pacote de modificações para esse fim de semana. Zhou Guanyu conseguiu o décimo primeiro lugar com o seu carro da Alfa Romeo.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3, na sequência às 11h será definido o grid de largada para o GP da Inglaterra.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 em Silverstone

Por conta do atraso na Fórmula 2, o início do segundo treino livre da Fórmula 1 também precisou ser atrasado em cinco minutos.

A McLaren se preparou para a realização de uma avaliação aerodinâmica no carro de Oscar Piastri, espalharam flow-vis na lateral esquerda do MCL60 e em parte do assoalho. O time está aproveitando a prova em Silverstone para realizar mais uma porção de avaliação do seu pacote aerodinâmico que começou a ser introduzido na Áustria.

Novamente, neste começo de sessão, o trabalho era focado na verificação dos pneus médios e duros. A temperatura no traçado estava na casa dos 42°C, com 27°C no ambiente.

Com apenas de seis minutos de atividade, Verstappen liderava 1m29s550, separado por 0s464 de Pérez, a dupla estava com os pneus médios instalados em seus carros. Piastri era o terceiro colocado com a marca de 1m30s027, também com o pneu C2 instalado, enquanto Lando Norris trabalhava com os compostos duros.

Charles Leclerc permaneceu um pouco mais de tempo nos boxes, pois seu carro enfrentava problemas elétricos e a Ferrari estava tentando resolver o problema. Carlos Sainz realizava as verificações iniciais para o time italiano, com nove minutos de atividade o espanhol era o oitavo colocado, usando os pneus médios.

Após quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Pérez, Verstappen, Gasly, Piastri, Norris, Tsunoda, Albon, Hamilton e Ocon. Leclerc permanecia nos boxes. O espanhol que venceu o GP da Inglaterra de 2022, anotou 1m29s083 com os pneus médios instalados. Quando a conclusão dos primeiros 20 minutos de atividade se aproximava, a movimentação nos boxes ficou mais intensa, com os carros sendo preparados para uma nova saída.

A dupla da Aston Martin, assim como os pilotos da Red Bull e Alexander Albon instalaram pneus macios para essa segunda saída, depois de completarem cerca de sete voltas com o primeiro composto da atividade.

Com os pneus mais rápidos disponíveis neste fim de semana, Verstappen anotou 1m28s078, ocupando a ponta mais uma vez. Sainz por sua vez obteve 1m28s100 com o carro da Ferrari, separado por 0s022 do piloto da Red Bull. Alexander Albon fez mais uma boa demonstração no traçado, anotando 1m28s296.

Conforme os competidores foram completando as suas voltas com os pneus macios, Sargeant teve a oportunidade de ocupar a quinta posição com a marca de 1m28s766. Nos boxes da Williams, a felicidade era nítida com o desempenho dos seus pilotos.

Por conta das zebras do traçado que são agressivas em alguns pontos, Lance Stroll seguiu para os boxes após o seu carro apresentar uma quebra no retrovisor. Várias imagens dos pilotos decolando em algumas partes do traçado erram ressaltadas ao longo da sessão. Lando Norris seguia os testes pela McLaren, com um pouco mais de flow-vis espalhado em parte do lado esquerdo da asa dianteira, além dos dutos do sidepods e suspensão dianteira. A equipe estava verificando o comportamento do ar pelo carro atualizado do time.

Restando 27 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Albon, Pérez, Sargeant, Stroll, Hülkenberg, Gasly, Piastri e Alonso. Leclerc permanecia nos boxes, com a Ferrari ainda tentando resolver os problemas no carro do monegasco.

Como era mais uma atividade voltada para as verificações, os times estavam realizando os seus programas se simulação de corrida, com cargas diferentes de combustível e trabalho com os pneus. A tabela de tempos ainda estava bem variada. Enquanto a Williams surpreendia no trabalho realizado, a Aston Martin estava um pouco apagada na sessão.

No entanto, os pilotos novamente estavam trabalhando em um stint mais logo com os pneus macios, prática que era semelhante com os compostos duros e médios. A Williams retornou aos pneus duros e médios, assim como a Aston Martin, Haas e McLaren, fazendo as suas simulações de corrida. Avançando para o final da sessão, mas times voltaram a utilizar esses compostos.

Mesmo sendo o segundo treino livre no traçado, ainda existiam reclamações de falta de aderência no circuito. Fórmula 2 e Fórmula 3 também estão em Silverstone, tentando colaborar para a evolução do asfalto. Porém, para o sábado, a chuva é esperada, podendo atrapalhar ainda mais os competidores em pista e sua performance com baixa aderência.

Silverstone é um traçado que consome muito os compostos, a pista é abrasiva e precisa da atenção dos pilotos.

Russell também foi encaminhado para a pista com o flow-vis, fazendo as análises que a Mercedes precisava. O piloto britânico encerrou a sessão usando os pneus macios.

De Vries lidou com um pneu furado na arena (curva 4), o dano aconteceu repentinamente, obviamente precisa de uma análise, pois esse circuito cobra muito dos pneus, mas o ataque as zebras também pode prejudicar os compostos, que lidam constantemente com forças laterais.

Com o cronômetro zerado, Verstappen mais uma vez estava na ponta, sua marca era de 1m28s078, garantindo o melhor tempo da sexta-feira.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo