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Andrea Stella considera punição a Norris no GP dos EUA “inapropriada” e questiona comissários

Apesar de não concordar com a punição, a McLaren não deve entrar com um recurso para tentar retomar o pódio perdido na última corrida

O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, definiu a aplicação da punição para Lando Norris no GP dos Estados Unidos como “inapropriada”. A McLaren não ficou nada satisfeita com a análise que os comissários realizaram da batalha do britânico com Max Verstappen, mas não vão apelar sobre a decisão. A punição gerou a perda do pódio.

Norris e Verstappen estavam em uma briga intensa no final da corrida. Restando quatro voltas para o final, em mais uma investida de ultrapassagem do britânico, os dois pilotos foram para fora da pista na curva 12. Norris tentava realizar a manobra de ultrapassagem pela linha de fora, oferecida pelo adversário.

Na manobra o britânico permaneceu na frente, assumindo a terceira posição, mas na penúltima volta da corrida foi punido com cinco segundos, perdendo o pódio na sequência. A McLaren estava convencida de que o seu piloto estava certo, já que os dois competidores foram para fora do traçado, pois Verstappen não deixou o espaço necessário para o adversário realizar a curva.

Para a Sky Sports, Stella disse: “Minha opinião é que a maneira como os comissários interferiram em uma bela peça do automobilismo foi inapropriada, porque ambos os carros saíram da pista, então ambos os carros ganharam vantagem”.

Os comissários alegaram que a manobra de Norris gerou uma vantagem duradoura, então aplicaram cinco segundos para o britânico. Na mesma corrida ocorreram incidentes semelhantes na curva 12, mas os pilotos que estavam por dentro da pista (Yuki Tsunoda e George Russell) foram punidos por jogar um adversário para fora da pista.

“É uma pena porque nos custou um pódio, nos custou uma corrida em que ficamos pacientes depois de sermos empurrados para fora na primeira volta, na primeira curva. Nós aceitamos. Tendo dito muito claramente nossa posição, esse tipo de decisão dos comissários não pode ser apelada.”

A McLaren não vai buscar um recurso para a decisão, pois ela nem cabe uma nova análise, já que seria necessário apresentar “um novo elemento significativo e relevante… que não estava disponível para as partes que buscavam a revisão no momento da decisão em questão”. A equipe já verificou as imagens várias vezes e continuou achando que Norris estava na trajetória correta, enquanto os comissários viram o lance de outra forma.

“A decisão não pode ser apelada, então para nós o assunto está encerrado. Para nós os pilotos, a equipe, agora encerramos este capítulo. Mas esperamos que a FIA e os comissários revisem o caso para que no futuro tenhamos uma melhor administração das corridas.”

Pelo rádio, o engenheiro de Norris informava que a ultrapassagem fora legal, pois no apex da curva, Norris estava à frente.

“Nós checamos o vídeo várias vezes. Ele está indo direto, [Verstappen] está saindo da pista tanto quanto Lando está fazendo, não dando chance para Lando completar a manobra”, disse Stella. “Se eu fosse jornalista, eu teria feito um pouco de estatística – quantas vezes Max usou esse jeito para se defender?”

“Ambos os carros saem da pista, então acho que ambos os carros estão ganhando vantagem, se é que há uma vantagem ganha. Para nós, essa manobra foi pelo menos neutra, mas quando vi que havia uma investigação, tive quase certeza de que foi porque Max empurrou Lando para fora da pista. Na verdade, dissemos imediatamente a Oscar para ficar a cinco segundos de Max porque poderia haver uma posição em jogo.”

“Estou surpreso que os comissários nem sentiram a necessidade de discutir com os pilotos após a corrida. É uma situação incerta – obter a opinião dos pilotos, obter tempo para avaliar a situação com o nível de detalhes que é necessário quando a situação não é tão clara. Onde está a urgência de interferir no resultado de uma corrida, com um campeonato [em jogo], só porque você tem que tomar a decisão em 60 segundos?”

Norris segue travando uma batalha pelo título com Verstappen, com a mudança do pódio, o holandês ampliou a sua vantagem para 57 pontos, restando cinco etapas para o final do campeonato.

O piloto britânico também acreditava que era necessária uma conversa com os competidores depois da corrida, para entender a situação com mais clareza. Alguns resultados de corrida mudam depois do seu encerramento, embora não seja o ideal, é melhor que algumas situações sejam analisadas com mais calma, principalmente quando envolve postulantes ao título.

“É um ponto de interrogação que eu acho que os fiscais devem encarar construtivamente, positivamente. É realmente necessário tomar uma decisão tão rapidamente e, na nossa opinião, tão erradamente?”

“Não quero parecer que estou criticando as pessoas – estou apenas criticando a abordagem. Ser um comissário é um trabalho muito difícil, então, se você estiver incerto, dê a si mesmo tempo, dê a si mesmo o caminho para ser o mais preciso possível.”

A insatisfação com a aplicação de algumas penalidades tem gerado várias críticas nos últimos anos, principalmente por alterarem alguns resultados. Quando envolve pilotos que estão disputando o título, o assunto é ainda mais sensível, principalmente após 2021.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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