A sexta-feira (21) em Berlim começou movimentada com a presença da Fórmula E que realizou o seu primeiro treino livre do fim de semana. Jake Dennis apareceu em grande parte da atividade na liderança, mas Stoffel Vandoorne da DS Penske encontrou uma última volta rápida após a bandeira quadriculada para anotar 1m05s803 e aparecer na liderança.
O piloto da Andretti foi empurrado para a segunda posição, acompanhado por Maximilian Günther da Maserati.
A atividade foi bem agitada, com os pilotos trabalhando para melhorar as suas marcas. Entre os brasileiros, Sergio Sette Câmara ficou com a décima terceira posição depois de anotar 1m06s307, enquanto Lucas Di Grassi encontrou um giro relativamente bom na pista para ocupar o décimo quarto lugar, depois de uma sessão complicada onde o brasileiro figurou nas últimas posições.
A Formula E retorna neste sábado para dar continuidade a roda dupla em Berlim.
Saiba como foi o TL1 do e-Prix de Berlim
Nesta sexta-feira os pilotos estão em Berlim para disputar a 7ª e a 8ª etapa do calendário. Após uma rodada emocionante em São Paulo e três pistas novas no calendário, os pilotos retornam para um território conhecido e confortável.
Assim que os boxes foram liberados, os 22 pilotos não perderam tempo e seguiram para o traçado para fazer as suas avaliações dos equipamentos. Por conta do número limitado de pneus para o fim de semana, as equipes também estavam atentas ao uso dos compostos.
Alguns pilotos estavam andando bem próximos, quase como se estivessem na disputa de uma corrida. Os competidores também começaram a avaliar a entrada para o Modo Ataque.
Rapidamente, Evans que venceu o e-Prix de São Paulo apareceu na liderança da sessão com 1m07s867, mas na sequência Tictum da NIO anotou 1m07s403.
A pista deste fim de semana não é tão simples, como o chão que eles correm foi preparado para o aeroporto, ele é muito mais abrasivo para os pneus. A evolução é sentida com a passagem dos carros, mas é um pouco mais complicado para os competidores fazer essa preparação e gerenciamento.
Com apena sete minutos de atividade, Lucas di Grassi estava nos boxes, sem ter aferido nenhum tempo, enquanto os outros 21 competidores já tinham alguma marca registrada na tabela. Evans surgiu mais uma vez na ponta com 1m06s992, para ser superado na sequência por Vergne que anotou 1m06s875.
Após dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Ticktum, Buemi, Vergne, Da Costa, Günther, Evans, Vandoorne, Mortara, Rast e Câmara. Alguns poucos competidores estavam nos boxes, enquanto Di Grassi tinha retornado para a pista.
Foi neste momento que uma bandeira amarela foi acionada, pois Mortara perdeu o controle do carro na curva 4 e acertou a barreira de contenção. A asa dianteira do piloto ficou danificada e ele precisou seguir aos boxes com a peça pendurada. Como Mortara conseguiu retornar ao traçado sem ajuda, a sessão não passou por uma paralisação.
Os testes seguiram e Lotterer anotou 1m06s522, enquanto Buemi assumiu a ponta com 1m06s135. Restando 15 minutos para o final, Sette Câmara era o décimo quarto colocado, enquanto Di Grassi aparecia na última posição da tabela de tempos.
Adentrando nos últimos 10 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Dennis, Buemi, Lotterer, Vergne, Ticktum, Wehrlein, Hughes, Vandoorne, Da Costa e Günther. Com a evolução do traçado as posições seguiam se alterando. Frijns perdeu o controle momentâneo do carro e rodou na pista, seguindo para os boxes imediatamente.
Até o momento que a atividade foi encerrada, Dennis permaneceu na liderança após anotar 1m05s888, mas após a bandeira quadriculada, Vandoorne surpreendeu o piloto da Andretti ao anotar 1m05s803. Câmara encerrou a sessão no décimo terceiro segundo lugar com 1m06s307, enquanto Di Grassi que foi empurrado para décimo oitavo, encontrou uma última volta rápida e saltou para o décimo quarto lugar com 1m06s421.
Os pilotos ainda aproveitaram para testar a largada antes de retornar aos boxes.