O piloto mais pressionado nesta decisão da NASCAR Xfinity Series era Ty Gibbs. O neto de Joe Gibbs vinha sob muitas críticas depois da manobra polêmica na corrida anterior, em Martinsville. Mesmo assim, o piloto do carro número 54 não se intimidou com as críticas e vaias, nem com a disputa contra a trinca da JR Motorsports, e conquistou o título da divisão com uma vitória incontestável em Phoenix.
A vitória de Gibbs veio com uma atuação dominante da equipe dentro e fora da pista. O piloto do Toyota Camry número 54 liderou 125 das 200 voltas e venceu os dois estágios. Além disso, o trabalho de pit stop foi bem superior ao dos rivais da JR Motorsports. Noah Gragson, Justin Allgaier e Josh Berry tiveram problemas em paradas em diferentes momentos e perderam tempo na busca pelos rivais.
Da trinca, Berry foi o único que não teve chance alguma, ainda mais depois sair do traçado e perder várias posições, terminando apenas em 13ª. Já Allagaier e Gragson ainda conseguiram se manter competitivos e disputaram a liderança o quanto puderam.
Mas Gibbs tinha um carro mais competitivo e conseguiu impedir as investidas finais de Gragson nas voltas finais e conseguiu a sua sexta vitória no ano e a mais importante, que lhe garantiu o título.
A conquista ainda teve certo clima de anticlímax para os fãs presentes, ainda insatisfeitos com a manobra de Gibbs para cima do companheiro de equipe Brandon Jones na corrida anterior, em Martinsville. O novo campeão não fugiu da responsabilidade e assumiu o erro, mas fez questão de parabenizar o trabalho da equipe no triunfo de domingo.
O fim de semana que seria de glória para a família Gibbs acabou marcado também por uma tragédia. O pai de Ty e presidente da JGR, Coy Gibbs, faleceu durante a madrugada de sábado para domingo aos 49 anos, enquanto dormia. Com a perda, o campeão da Xfinity não disputou a prova final da Cup Series no domingo, enquanto a equipe decretou luto nas redes sociais, não fazendo cobertura durante a etapa da classe principal.
A NASCAR Xfinity Series retorna em fevereiro do ano que vem, mais precisamente no dia 18, a abertura do campeonato realizada no oval de Daytona.
Top-10 da etapa de Phoenix:
1 – Ty Gibbs
2 – Noah Gragson
3 – Justin Allgaier
4 – Landon Cassill
5 – AJ Allmendinger
6 – Sheldon Creed
7 – Riley Herbst
8 – Daniel Hemric
9 – Austin Hill
10 – Sammy Smith
Top-10 do campeonato 2022 a NASCAR Xfinity Series
1 – Ty Gibbs
2 – Noah Gragson
3 – Justin Allgaier
4 – Josh Berry
5 – AJ Allmendinger
6 – Austin Hill
7 – Sam Mayer
8 – Brandon Jones
9 – Daniel Hemric
10 – Riley Herbst