Presente no calendário da Fórmula 1 desde 2008, o traçado do GP da Singapura passou por algumas alterações para receber a categoria em 2023.
Com a pandemia, a F1 não pode realizar as provas em 2020 e 2021. Singapura retornou ao calendário em 2022, recebendo mais uma edição da corrida noturna que contou com vitória de Sergio Pérez. No entanto, em outubro do ano passado foram anunciadas mudanças para o layout do traçado, o terceiro setor do circuito teve algumas curvas retiradas, se transformando em um trecho com reta.
Por conta de obras na cidade-Estado, o layout precisou ser transformado. O trecho que entre as curvas 16 e 19 foi transformado em uma reta de 397,9 m, reduzindo as 23 curvas do circuito para 19. A extensão do circuito também foi alterada de 5.063km para 4.928 km, com o número de voltas da prova também sofrendo uma alteração de 61 para 62 giros.
A famosa curva 17, onde Nelsinho Piquet jogou o carro contra a parede de forma proposital e gerou o ‘Singapuragate’ deixa de ser utilizada nesta temporada. O tempo de volta se tornará mais rápido já que os pilotos não vão passar pelas curvas de quase 90°. Com o tempo de volta melhorando, a corrida também tende a ser reduzida nesta temporada, sendo disputada em cerca de 1h30.
Acredita-se que essa mudança também será interessante para os pneus, que vão chegar um pouco mais frios ao final da volta, pois as partes de frenagem neste circuito contribuem para o aquecimento dos compostos e até mesmo provocam danos nos pneus. Os pilotos terão um pouco mais de tempo para cuidar dos pneus, antes de começar uma nova volta pelo traçado.
“A mudança no layout provavelmente nos ajuda porque quatro curvas foram eliminadas, então isso provavelmente é útil. Mas acho que, mais seriamente, isso mudará bastante a natureza desse circuito. Não tanto em termos de nível de downforce, mas em termos de frenagem, que é sempre difícil”, mencionou Dave Robson, chefe de desempenho da Williams.
“A energia com a qual os freios têm que lidar, a degradação do pneu traseiro, é sempre muito difícil quando chegamos ao último setor. Então, tirar essas curvas daquela parte do circuito muda bastante as características do circuito para todos, obviamente. Esperançosamente, isso influencia um pouco mais os pontos fortes deste carro”, seguiu.
Ao longo dos anos o circuito original usado de 2008 até 2012 passou por algumas revisões, essa é mais uma adaptação no circuito de Singapura. Existe uma expectativa para a finalização das obras e assim que elas forem encerradas, a categoria poderia utilizar o traçado que foi trabalhado até 2022.