Depois de vencer na Austrália, palco da primeira disputa do ano, a Ferrari veio para a segunda sessão de treinos livres cheia de garra para passar a liderar a sessão. Raikkonen puxou a dobradinha para a equipe italiana, sendo veloz em todas as suas saídas de boxes. O finlandês encaixou 1:29:817, colocando 0s011na marca obtida pelo companheiro de equipe. Apenas os dois pilotos viraram na casa de 1mim e 29s. Apesar da boa velocidade Kimi não conseguiu se manter na pista até o termino da sessão, já que a equipe acabou liberando o piloto para a pista com o pneu dianteiro direito solto.
Valtteri Bottas foi mais uma vez mais veloz que Lewis Hamilton, mas verdade seja dita que o inglês acabou sendo atrapalhando em seus giros de ”classificação” e na metade da sessão a equipe se focou na estratégia e simulação de corrida.
A Red Bull voltou ao seu lugar como terceira força, colocando Max Verstappen na quinta posição depois de conseguir resolver os problemas que o holandês acabou enfrentando na primeira sessão. Daniel Ricciardo veio logo em seguida. Para completar o top-10 tivemos Nico Hulkenberg em sétimo, seguido por Pierre Gasly da Toro Rosso e a dupla da McLaren com Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne.
Saiba como foi a Segunda Sessão de Treinos Livres
Diferente da primeira sessão em que Daniel Ricciardo foi o líder, quando os carros foram para a pista para a realização do TL2, as temperaturas estavam mais altas, mas um pouco mais amenas e o asfalto se encontrava com 32°C. Está sessão acaba sendo o mais próximo do que os pilotos vão enfrentar no domingo já que ela acontece no mesmo horário da corrida.
Mais uma vez os carros das Haas foram os primeiros a deixar os boxes no entanto Magnussen estava com os compostos macios instalados enquanto Grosjean partia para a pista com os médios. O dinamarquês foi o primeiro a ter volta cronometrada e registrava 1:33:366, seguido pelo francês com 1:33:988.
Logo equipes como Sauber, Force India e Williams também liberaram Leclerc, Stroll e Pérez com os compostos macios. O monegasco tomou a ponta da tabela com 1:33:327, mas não durou muito pois Kimi Raikkonen que vinha em volta rápida logo registou 1:30:689. Leclerc ainda se sustentou por um tempo na segunda posição seguido por Magnussen, Pérez, Grosjean e Hartley.
A pista passou a melhorar volta a volta e Esteban Ocon subiu para o segundo lugar ao registrar 1:32:512 também com os compostos macios. Nico Hulkenberg com os médios era o quinto colocado. Neste meio tempo, Marcus Ericsson, cometia um erro, perdendo o carro que fora parar na área de escape no setor 2.
Minutos mais tarde fora a vez de Max Verstappen rodar na segunda posição, se recuperando da falha eletrônica que o seu RB14 fora acometido. O piloto holandês também estava com os macios. No entanto quando Ricciardo fechou a primeira volta cronometrada tinha 1:30:751, apenas 0s062 da marca obtida por Kimi Raikkonen. Vandoorne era o terceiro com 1:31:812.
A dupla da Mercedes seguida por Sebastian Vettel, demorou cerca de 15 minutos para buscarem as suas primeiras voltas no circuito. A equipe alemã fazia o uso de táticas diferentes, o finlandês utilizava os macios enquanto o inglês estava com os médios. Assim Vettel passou a ponta da tabela com 1:30:041, seguido por Bottas com 1:30:447 e Hamilton era apenas o quinto colocado com 1:31:259.
Já perto da conclusão da primeira meia hora de trabalhos, a Ferrari decidiu testas os supermacios com Kimi Raikkonen que novamente passou ao topo da tabela sem dificuldades ao registrar 1:29:817. A Mercedes também não perdeu o seu tempo para instalar os compostos mais velozes do final de semana e dar seguimento ao stint de voltas rápidas.
Bottas mais uma vez ficou na frente de Lewis Hamilton e não conseguiu bater a marca dos carros a Ferrari. O finlandês da Mercedes tinha 1:30:380 enquanto Hamilton enfrentava tráfego na pista em seu giro e só conseguia registrar 1:30:472, ficando com a quarta posição. Ricciardo e Bottas protagonização um incidente na pista, com o finlandês bloqueando o australiano que não ficou nem um pouco feliz, mas nada de grave aconteceu com ambos. Já Vettel fora a atrás de registrar 1:29:828 para ficar a 0s011 do companheiro de equipe.
Para recuperar o tempo perdido no TL1, Max Verstappen realizava um logo stint com os compostos macios e mesmo se queixando da pouca velocidade do carro em Sakir, o holandês conseguiu ir para a quinta posição ao registrar 1:30:745, superando o companheiro de equipe.
Com a aproximação da meia hora final da sessão as equipes passaram a realizar a simulação de corrida e Vettel foi o primeiro a retornar ao uso dos pneus macios. Os pilotos passaram a alternar entre os compostos que já haviam sido utilizados até que o cronometro de fato zerasse.
INITIAL CLASSIFICATION (END OF #FP2)
Kimi takes the top spot – but has to park up early due to a loose wheel#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/JzmYNHDcQb
— Formula 1 (@F1) April 6, 2018