Com as duas sessões de treinos realizadas nesta sexta-feira (29), Valtteri Bottas foi o grande nome do dia, pois o piloto finlandês se estabeleceu na ponta, desta vez registrando 1:36:256, acompanhado por Lewis Hamilton na segunda posição com 1:36:566, superando Charles Leclerc na terceira posição.
No entanto Bottas se envolveu em um incidente nos minutos finais, o finlandês forçou uma ultrapassagem em Romain Grosjean da Haas, resultando em um toque, onde os dois rodaram e o regime de bandeira vermelha foi instaurado.
Sebastian Vettel ficou com a quarta posição, seguido por Max Verstappen com o carro da Red Bull, Alexander Albon fechou em quinto. Completando o top-10, Grosjean era o sexto colocado, com Sérgio Pérez da Racing Point logo atrás, seguido ainda por Daniil Kvyat e Pierre Gasly da Toro Rosso.
lll Saiba como foi o Segundo Treino Livre em Abu Dhabi
Quando os carros foram para o circuito, dando início a segunda sessão, a temperatura na pista estava na casa dos 30°C com 26°C no ambiente, bem no entardecer de Yas Marina. Kimi Raikkonen abriu a tabela de tempos com 1:39:990, seguido por Grosjean e Giovinazzi. Não demorou muito para o tempo ser batido e assim Kevin Magnussen pegou a ponta com 1:39:248 estabelecido.
Passado cerca de dez minutos, Charles Leclerc superava a dupla da Racing Point com Pérez e Stroll passando a ocupar a segunda e a terceira posições, respectivamente, quando o monegasco anotou 1:37:997, utilizando os pneus duros conta os médios dos outros competidores.
As voltas foram melhorando e foi inevitável para o monegasco da Ferrari ser ultrapassado pois Max Verstappen estava com os pneus médio e anotou 1:37:145, seguido pelo finlandês com 1:37:241.
Com a primeira meia hora concluída as posições eram: Verstappen, Bottas, Hamilton, Leclerc, Vettel, Albon, Pérez, Stroll, Magnussen e Sainz. O finlandês da Mercedes liderava com 1:36:256, após mais uma rodada de voltas rápidas, o inglês estava separado por 0s310. Quando o monegasco retornou para a pista com os pneus vermelhos, Leclerc, perdeu o carro no último setor, acertando o muro de contenção, mas conseguiu retornar aos boxes.
💥 Charles Leclerc hits the barriers on the exit of Turn 19
He is forced to box – the Ferraris are struggling with the left-hander#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/H3ytiQY4I2
— Formula 1 (@F1) November 29, 2019
Antonio Giovinazzi escapou no mesmo ponto em que Vettel e Leclerc e acertaram o muro de contenção, conseguindo retornar aos boxes, sem a necessidade de acionar a bandeira vermelha.
THAT. WAS. CLOSE.
Antonio Giovinazzi *almost* hits the barrier at Turn 19! He’s now back under way#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/bpDbV7R5vh
— Formula 1 (@F1) November 29, 2019
Restando cerca de 40 minutos para o encerramento do primeiro dia de atividades, os pilotos passaram a realizar as voltas em modo de simulação de corrida, em voltas mais lentas, testando a durabilidade dos pneus. Durante esta parte da sessão Bottas e Grosjean se encontraram na curva 11, os dois se tocaram e por fim rodaram, levando sujeira para a pista.
Os tempos se mantiveram e desta forma Bottas, foi o líder acompanhado por Hamilton e Leclerc, tempos estabelecidos durante as voltas simulando a classificação.
FP2 CLASSIFICATION
A mixed session for Valtteri Bottas, who set the fastest time but collided with Romain Grosjean at Turn 11#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/DF0VQQOZxJ
— Formula 1 (@F1) November 29, 2019