A Fórmula 1 retornou das férias nesta sexta-feira (30), para a realização da primeira sessão de treinos livres na Bélgica. Sebastian Vettel ficou com a primeira posição, após anotar 1:44:574. Antes do alemão assumir a ponta, o primeiro lugar era de Max Verstappen da Red Bull.
Os pilotos dedicaram está sessão para às voltas rápidas e assim Charles Leclerc cresceu e ficou com o segundo lugar, separado por 0s214 do alemão, companheiro de equipe. Verstappen era o líder da sessão, até o momento do virtual Safety Car ser ativo, mas logo depois passou a ser o terceiro colocado com o crescimento da Ferrari.
Alexander Albon foi o destaque, pois conseguiu acompanhar o ritmo do novo companheiro de equipe e ficar com a quarta colocação. No entanto, antes mesmo do TL1 ter início, já era de conhecimento a punição ao carro do tailandês, pois a equipe realizou a troca da unidade de potência para está prova.
Valtteri Bottas ficou com o quinto lugar, seguido por Lewis Hamilton que enfrentou problemas desde o momento em que deixou os boxes pela primeira vez. O W10 teve falta de potência, assim como a perda dos dados da telemetria e com isso o inglês ficou boa parte da sessão paralisado.
Lance Stroll representou a Racing Point em sétimo, seguido por Daniel Ricciardo na oitava posição, o australiano andou próximo aos carros da Red Bull nos primeiros minutos. Foi o canadense que ativou a entrada do virtual Safety Car, pois a carenagem do seu carro se soltou e ficou espalhada pela pista. Completando o grid, ainda tivemos Sergio Pérez e Carlos Sainz da McLaren.
A Fórmula 1 retorna às 10h pelo horário de Brasília, para a realização do segundo treino livre.
lll Saiba como foi o Primeiro Treino Livre na Bélgica
Na pista a temperatura estava em 27°C, com 19°C no ambiente.
Antes dos carros se dirigirem para a pista, Alexander Albon já sabia que seria punido para o grid de domingo da Fórmula 1, pois a Red Bull, havia atualizado a unidade de potência do carro do tailandês.
GREEN LIGHT🚦
The summer break is officially over and we’re back!
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Assim que a pista foi liberada, os pilotos se encaminharam para a sua volta de instalação, com uma variedade de compostos utilizados. Na extensão da lateral direita do carro de Lance Stroll, a Racing Point havia espalhado o flow-vis, para aferições aerodinâmicas, assim como a Alfa Romeo com o carro de Antonio Giovinazzi. A Mercedes por sua vez, aguardou um pouco mais para realizar a liberação dos pilotos.
Nicholas Latifi era visto no lugar de George Russell, realizando testes com o carro da Williams no TL1.
Com cerca de quinze minutos de sessão, Norris fora liberado com a McLaren para mais uma volta de verificação e desta vez ele tinha a grade de aferição aerodinâmica instalada no carro.
Logo depois Lewis Hamilton enfrentava perda de potência no motor e com isso o inglês precisava levar o carro para os boxes, para uma verificação.
Coma aproximação da conclusão da primeira meia hora, os primeiros tempos foram anotados e Stroll passava a liderança com 1:47:444, seguido por Bottas com 1:47:535.
Aos poucos as marcas começavam a diminuir e em sua primeira volta cronometrada, Daniel Ricciardo tinha 1:46:790, acompanhado por Max Verstappen com 1:47:047 e Charles Leclerc na terceira posição com 1:47:111. A pista estava bem escorregadia e diversos pilotos acabavam cometendo alguns erros, extravasando os limites de pista ou rodando.
Yellow flag out briefly as Kvyat spins on the main straight 🔄
But he’s back on an even keel soon enough and we’re green again#F1 #BelgianGP 🇧🇪 pic.twitter.com/VROxqZAKkT
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Com a conclusão da primeira meia hora, o virtual Safety Car fora acionado, por conta da tampa do motor do carro de Lance Stroll que havia se soltado.
VIRTUAL SAFETY CAR
We have some debris on the track, and it’s come from Lance Stroll’s engine cover 👀#F1 #BelgianGP 🇧🇪 pic.twitter.com/4XN5hBHnYo
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As posições eram: Ricciardo, Verstappen, Leclerc, Stroll, Bottas, Hulkenberg, Pérez, Sainz, Kvyat e Grosjean.
Quando a pista foi liberada mais uma vez, Max Verstappen tomou conta da ponta ao anotar 1:45:803, enquanto Alexander Albon, novo companheiro de equipe do holandês, era visto em terceiro com 1:46:960, entre eles, Daniel Ricciardo era visto com a Renault; todos utilizando os pneus macios. Valtteri Bottas na quarta posição estava com os compostos médios instalados.
Com a conclusão dos quarenta minutos, a atividade na pista foi cessada para que os pilotos pudessem devolver o primeiro composto utilizado para a Pirelli. As posições eram: Verstappen, Ricciardo, Albon, Bottas, Leclerc, Hulkenberg, Vettel, Sainz, Stroll e Pérez.
Restando quarenta minutos para o término da sessão, Carlos Sainz quebrava o silêncio na pista com o carro da McLaren, utilizando os compostos macios. O espanhol melhorou no segundo setor e desta forma passou a ser o segundo colocado ao anotar 1:46:557.
A dupla da Red Bull passou a dominar a sessão e desta forma Verstappen permanecia na liderança, acompanhado por Albon, atrás por 0s281 de pneus macios. Lewis Hamilton seguia enfrentando problemas, pois ao ser liberado para a pista, o W10 não continha nenhum dado da telemetria e mais uma vez o inglês precisou retornar para os boxes.
Com o andamento da sessão, Vettel subiu para a primeira posição com Leclerc em segundo, empurrando a dupla da Red Bull para o terceiro e o quarto lugar; novamente a equipe italiana instalou os pneus macios.
Enquanto o Bottas ocupava a quinta posição, Hamilton completou a primeira volta cronometrada em décimo, os pilotos da Mercedes eram os únicos utilizando os pneus médios. O inglês permaneceu na pista e pouco depois assumiu a sexta posição com 1:45:973.
Os últimos quinze minutos foram dedicados a simulação de corrida e verificação de durabilidade do pneu.
CLASSIFICATION: END OF FP1
A 1-2 for @ScuderiaFerrari
Albon only 0.077 behind Verstappen in his first Red Bull session
It’s great to be back!#F1 #BelgianGP 🇧🇪 pic.twitter.com/TwHc2mfrh2
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