Mais um treino livre aconteceu hoje (29) em Sochi na Rússia e novamente a Ferrari foi mais rápida que as flechas de prata. Sebastian Vettel marcou 1:34:001 com pneus ultramacios (faixa roxa), quebrando o recorde da sexta-feira e conseguindo deixar um semblante preocupado em Niki Lauda e Toto Wolff. Kimi Raikkonen também foi mais rápido que os carros da Mercedes, ocupando a segunda posição e registrando 1:34:338.
As Mercedes estavam apenas fazendo o velho jogo deles de não se importarem muito com a sexta-feira e escondendo o jogo ou realmente estavam tendo problemas? Parece que a resposta agora ficou realmente clara, as flechas de prata, estão com problemas ao utilizar os pneus ultramacios, a equipe não consegue encontrar o equilíbrio quando utiliza esses compostos. Com os supermacios (faixa vermelha) o carro consegue se comportar melhor, mas acredito que para a definição da pole as equipes vão optar pelos pneus mais velozes, na busca por obter a melhor posição no grid de largada. Bottas conseguiu superar o seu companheiro de equipe, na utilização dos compostos ultramacios, marcando 1:34:364, enquanto Hamilton marcou 1:34:542. Lewis até vinha em uma volta rápida, mas acabou errando e tendo que corrigir o carro na pista.
Enquanto os carros da Mercedes andavam na casa de 1:35, Vettel vinha na volta seguinte registrando 1:34:933. Wolf e Lauda só tiveram chances de comemorar e achar que os carros estavam bons na pista, por pouco tempo, Hamilton conseguiu melhorar o tempo de Vettel assumindo a liderança e Bottas tomava o terceiro lugar de Raikkonen. As Ferraris voltaram a assumir o topo, quando faltava cerca de 20 minutos para o encerramento da prova. O plano da Mercedes era obter a melhor volta na segunda e quarta volta com os compostos ultramacios, mais a tática não deu muito certo.
Os carros da Red Bull Racing apareceram na quinta e sexta posição ao longo do treino, Max Verstappen assumiu a quinto lugar, já Daniel Ricciardo foi superado por Felipe Massa e Nico Hulkenberg no final da sessão. Ricciardo acabou apresentado problemas na reta final, quando vinha em uma volta normal e do nada o seu carro começou a reduzir as marchas e parar no ponto neutro, o piloto conseguiu resetar o carro e o mesmo voltou a andar, mas ele foi direto para os boxes da equipe, aparentando estar com algum problema de câmbio. O jovem Lance Stoll foi o primeiro piloto da Williams a registrar tempo com os pneus ultramacios, mas quando o brasileiro colocou os mesmos compostos, acabou superando o canadense. Ao final Stroll aparecia na décima primeira posição, se distanciando do seu companheiro de equipe, conforme os outros pilotos foram melhorando a suas voltas. Massa vinha buscando melhorar o seu tempo, volta a volta. O companheiro de Nico Hulkenberg não registrou tempo nessa sessão. Jolyon Palmer até foi para a pista, mas teve todas as voltas abortadas, o piloto informava para a equipe que estava com problema de perda de potência na unidade motriz, e por isso estava andando devagar na pista.
Romain Grosjean reclamou durante toda a sessão, que o carro perdia desempenho depois da curva 15, e que os problemas estavam mudando a cada volta, e não eram específicos de cada setor, o piloto da Haas apareceu somente na décima sexta posição. Kevin Magnussen teve um melhor desempenho e conseguiu obter o décima lugar. Já os carros da Force India se quer apareceram entre os dez, Esteban Ocon ocupou o décimo segundo lugar e Sergio Pérez ficou em décimo quinto.
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— Formula 1 (@F1) April 29, 2017
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