ColunistasFórmula 1PostSérie Circuitos da F1Série Circuitos da Fórmula 1
Tendência

SÉRIE CIRCUITOS DA F1: Nivelles

Construído como alternativa ao circuito de Spa, Nivelles sentiu o gostinho de receber a F1 antes de cair no esquecimento

A história do circuito de Nivelles, na Bélgica, começou nos anos 1960, quando um grupo de aficionados por automobilismo que faziam parte do NAC (Nivelles Automobile Club), queriam organizar uma corrida de rally, chamada de 12 Horas de Nivelles. Na época, a F1 corria no circuito de Spa, que com seus 14 km de extensão, era considerado perigoso. A categoria buscava uma solução para continuar com o GP da Bélgica e Nivelles se ofereceu como solução.

Yvan Dauriac, que sempre sonhou em construir um circuito perto de Bruxelas, ficou sabendo dos planos em Nivelles e passou a buscar investidores e um arquiteto para construir a nova pista. Johannes “Hans” Hugenholtz, projetista de vários circuitos, como Suzuka e Zolder, ficou responsável por construir a nova pista, que tinha 7 curvas e 3,724 km de extensão. Depois de pronto, o circuito ganhou o apelido de Revólver, pelo formato do traçado.

O traçado em forma de revólver acabou apelidando a nova pista. Foto: reprodução.

André Mouton, que tinha um posto de combustível na cidade, se ofereceu para ficar responsável pela vigília do circuito, se instalando com sua esposa em um trailer perto da torre de controle e fechando as portas do circuito todas as noites. O trailer mais tarde seria frequentado pelos pilotos durante as corridas de F1.

Vista aérea do circuito de Nivelles, cerca de 30 km da capital Bruxelas, foi criado como substituto de Spa. Foto: reprodução

O esforço deu certo e no dia 4 de junho de 1972, Nivelles recebeu a F1 pela primeira vez, substituindo o perigoso circuito de Spa, que precisaria passar por uma reforma se quisesse voltar a receber a F1. A corrida teve a vitória de Emerson Fittipaldi, com François Cevert e Denny Hulme completando o pódio.

Emerson Fittipaldi foi o vencedor da primeira corrida realizada em NIvelles. Foto: reprodução
LEIA MAIS: SÉRIE CIRCUITOS DA F1: Spa-Francorchamps

O circuito iria revezar com Zolder a realização do GP da Bélgica de F1, mas em 1974, os organizadores declararam a falência do circuito. Foi Bernie Ecclestone, na época no comando da F1, que ajudou a corrida daquele ano acontecer. E mais uma vez a vitória ficou com Emerson Fittipaldi, que bateu Niki Lauda por 35 centésimos de segundo. Jody Scheckter completou o pódio.

Em 1976, foi considerado que Nivelles não atendia mais os requisitos para receber a F1, por conta de seu asfalto defeituoso. Sem dinheiro para a reforma, a corrida foi disputada no circuito de Zolder e a situação de Nivelles piorou quando o circuito de Spa terminou sua reforma e nos anos 1980, voltou a receber o GP da Bélgica, aumentando ainda mais a concorrência.

O circuito foi colocado à venda e o empresário Laurence Gozlan, vencedor do leilão, usou sua nova aquisição para todo tipo de evento, de pista de teste para montadoras a palco de corridas ciclísticas. Um desses eventos aconteceu no dia 21 de setembro de 1980. O campeonato Mundial de Kart foi realizado em três baterias na pista de kart de Nivelles e teve Ayrton Senna como um dos participantes. Na soma das baterias, Senna acabou perdendo o título para o holandês Peter De Bruijn.

Ayrton Senna (número 17), participa do campeonato mundial de kart, terminando na segunda colocação. Foto: reprodução

Mesmo com um novo dono, o circuito ainda passava por dificuldades financeiras e as corridas eram escassas. E para piorar a situação, os vizinhos do circuito passaram a reclamar do barulho durante as corridas. Em 1980, o circuito foi declarado como incapaz de receber corridas e a região de Valônia declarou a área como parte de uma zona de extensão para prédios públicos. No ano seguinte, o circuito perdeu sua licença para receber corridas e fechou as portas de vez. Gozlan entrou na justiça para reverter a situação, que se alastrou pelos anos 1990. Enquanto isso, o circuito foi completamente abandonado e passou a se degradar com o tempo. O circuito ainda foi palco de algumas corridas ilegais durante os anos, com um piloto falecendo durante um acidente em uma dessas provas. Em 1994, a cidade de Nivelles pediu para que a Intercomunal de Brabante Valão assumisse o caso e achasse uma solução favorável.

As corridas deram adeus e no lugar onde ficava o circuito, foi criado um parque industrial, com muitas empresas se instalando no local. Um terço do circuito ainda existe, mas foi cercado para evitar novas corridas.

Mapa de onde estaria o traçado de Nivelles, hoje ocupado por um parque e indústrias. Foto reprodução

Em 2014, Nivelles teve o gostinho de ver os carros novamente na pista, com o Formula Club belga promovendo uma corrida de carros históricos pelo o que sobrou do circuito.

Entre os pilotos da casa, Jacky Ickx esteve nas duas edições da corrida em Nivelles, mas não completou nenhuma delas. Em 1974, Ickx teve a companhia de Teddy Pilette, que chegou em 17º.

Teddy Pilette durante o GP da Bélgica de 1974. Ele foi o único piloto belga a ver a bandeira quadriculada em Nivelles. Foto: reprodução

Entre os brasileiros, os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi e Carlos Pace foram os únicos a correr no circuito belga, com Emerson saindo com a vitória nas duas corridas. Em 72, Wilson abandonou a corrida, com Pace chegando em 5º. Na edição de 1974, Pace não completou a prova.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo