A AphaTauri anunciou nesta quinta-feira (22) a renovação do contrato com Yuki Tsunoda para 2023. O piloto japonês disputará uma terceira temporada com o time italiano.
Tsunoda deixou a Fórmula 2 e seguiu para a Fórmula 1 em 2021, o piloto japonês apresentou uma rápida ascensão no automobilismo, correndo por apenas uma temporada nas categorias de base. O que surpreendeu a AlphaTauri e a Red Bull, foi a velocidade de Tsunoda, levando a contratação do piloto japonês.
Antes de Tsunoda assumir um carro na F1, a AlphaTauri promoveu diversos testes com Tsunoda, ajudando o piloto a se adaptar a um carro de Fórmula 1, mas quando ele começou a guiar na categoria para valer, o desempenho ficou abaixo do esperado.
HE'S STAYING FOR 2023! 🤙 🎉 @yukitsunoda07
check out the full story 👉 https://t.co/uePKoc4RI0 pic.twitter.com/vgrLHrZPCm
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) September 22, 2022
O primeiro ano na Fórmula 1 foi extremamente inconsistente, mas o time apostou na renovação do contrato de Tsunoda para 2022. O piloto também se mudou para próximo da fábrica, podendo trabalhar com o time de forma mais direta, além de ter uma rotina mais regrada.
Tsunoda tem apresentado uma evolução, mesmo com a temporada da equipe italiana sendo marcada por diversos problemas. Yuki Tsunoda conquistou até o momento 11 pontos, contra 22 obtidos por Pierre Gasly.
“Quero agradecer imensamente à Red Bull, Honda e AlphaTauri por continuarem me dando a oportunidade de pilotar na F1. Tendo me mudado para a Itália no ano passado, para estar mais perto da fábrica, realmente me sinto parte da equipe e estou feliz por poder continuar correndo com eles em 2023. Claro, nossa temporada de 2022 ainda não acabou, ainda estou me esforçando muito para brigar no pelotão intermediário, então estou totalmente focado para terminar em alta e estamos ansiosos para o próximo ano”, afirmou Yuki Tsunoda.
Por conta das diversas alterações no grid, a permanência de Tsunoda no grid da Fórmula 1 em 2023 foi um pouco desacreditada. Helmut Marko teceu alguns comentários ruins sobre Tsunoda no começo da temporada, mas o chefe de equipe da AlphaTauri, Franz Tost mencionava a evolução de Tsunoda como um ponto de defesa.
“Como vimos desde que se juntou ao time no ano passado, Yuki é um piloto muito talentoso e melhorou muito nesta temporada. O ritmo que ele mostrou recentemente é uma evidência clara de uma curva de aprendizado acentuada, o que prova que ele merece uma vaga na F1, e ainda espero alguns resultados melhores dele nas últimas seis corridas de 2022. Como sempre digo, um piloto precisa de ao menos três anos para se familiarizar totalmente com a Fórmula 1, então estou satisfeito que ele tenha tido tempo para mostrar o seu potencial”, afirma Tost.
LEIA MAIS: Novela Colton Herta – AlphaTauri deseja ajudar piloto, mas Red Bull pode perder o interesse por conta da burocracia
A AlphaTauri que anunciou a renovação de Pierre Gasly em julho de 2022, ainda está em dúvida se o francês será o companheiro de Yuki Tsunoda na próxima temporada. O time estuda a possibilidade de ter Colton Herta guiando pela equipe se a FIA realizar a liberação da superlicença para o piloto norte-americano. A equipe também analisa outros pilotos disponíveis no mercado, podendo liberar Pierre Gasly, para que o francês defenda a Alpine em 2023.