ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sergio Pérez lidera último treino livre da temporada. Verstappen é P2 em Abu Dhabi

A Red Bull encerra na liderança, acompanhados de perto pela dupla da Mercedes, enquanto a Ferrari ainda está com dificuldade para encontrar o ajuste ideal

O sábado (19) começou com a liderança da Red Bull, Sergio Pérez ficou com a ponta ao anotar 1m24s982 depois de usar os pneus macios. Max Verstappen permaneceu mais tempo nos boxes e só seguiu para a pista nos últimos 25 minutos de atividade. O holandês anotou 1m25s134, para ocupar o segundo lugar.

A Red Bull liderou o segundo treino livre realizado na sexta-feira, portanto se torna uma forte candidata para obter a pole em Abu Dhabi, mas a dupla da Mercedes está perseguindo a equipe austríaca. Lewis Hamilton se estabeleceu no terceiro lugar, acompanhado por George Russell. Lando Norris foi o quinto colocado com a McLaren.

A dupla da Ferrari instalou os pneus macios no final da atividade, Charles Leclerc ficou com o sexto lugar, registrando 1m25s571, enquanto Carlos Sainz foi o sétimo colocado com 1m25s605. O time italiano estava focado em melhorar o ritmo dos seus carros para a última etapa do ano, mas ainda é difícil afirmar como será a performance da Ferrari na próxima sessão.

Daniel Ricciardo apareceu no oitavo lugar, acompanhado por Sebastian Vettel e Alexander Albon.

Alguns pilotos começaram a atividade usando os pneus médios, antes de instalar os pneus macios e praticar as voltas rápidas, fazendo os últimos ajustes no carro para a classificação que será realizada às 11h (pelo horário de Brasília).

O grid está bem variado, pois alguns pilotos apostaram na simulação de corrida, para concluir o último treino livre do ano.

Saiba como foi o TL3 em Abu Dhabi 

Neste sábado os pilotos retornaram mais uma vez para a pista. A temperatura no traçado estava na casa dos 46°C, com 31°C no ambiente.

Quando o cronômetro entrou em regressiva, Sebastian Vettel e Lance Stroll deixaram os boxes. Os pilotos usavam os pneus duros nesta volta de verificação. Enquanto os pilotos da Aston Martin abandonaram a ideia de registrar uma volta no traçado e recolheram para os boxes, Carlos Sainz abriu a tabela de tempos ao anotar 1m27s821, com os compostos médios. Charles Leclerc também estava no traçado, assim como Mick Schumacher.

O piloto alemão da Haas anotou 1m27s967 com os pneus macios, enquanto Leclerc assumiu a liderança da sessão com 1m27s314, também trabalhando com os pneus médios.

Lewis Hamilton entrou na casa de 1m26s040, superando Russell em 0s490, a dupla da Mercedes estava com os compostos de faixa vermelha instalados em seus carros. Aos poucos os competidores entravam na pista usando pneus médios ou macios.

Após 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Hamilton, Leclerc, Alonso, Ocon, Sainz, Russell, Vettel, Albon, Ricciardo e Magnussen. Leclerc obteve 1m26s095, enquanto Alonso tinha 1m26s292, com os pneus médios.

Com meia hora de atividade, Pérez entrou na casa de 1m25s861 com os pneus macios. Gasly recolheu aos boxes após o carro ficar danificado quando o francês atacou uma zebra, a roda dianteira ficou solta. A AlphaTauri passou a investigar o que ocorreu com o carro do piloto. A bandeira vermelha foi acionada, pois uma peça da roda dianteira ficou solta na zebra.

Assim que o pedaço foi recolhido, a direção de prova pode mais uma vez liberar o traçado.

Restavam apenas 25 minutos para o encerramento da atividade, mas Max Verstappen era o único piloto sem aferir tempo na sessão. O piloto deixou imediatamente os boxes e passou a buscar uma volta rápida no circuito. O holandês anotou 1m26s044, usando os pneus macios em seu carro. Hamilton então saltou para a primeira posição com 1m25s824.

Lewis Hamilton passou a ser investigado por ter ultrapassado dois carros durante o regime de bandeira vermelha, mas o piloto da Haas e o da McLaren estavam bem lentos no traçado.

Nos últimos 20 minutos de atividade os pilotos começaram a voltar ao traçado usando um jogo de pneus macios novos, com o intuito de se preparar para a classificação. Porém, Verstappen ainda completou uma quinta volta com os pneus macios, melhorando a sua marca para 1m25s618.

Com o seu jogo de pneus novos, Russell superou Verstappen cravando 1m25s395. Schumacher passou a ocupar a décima posição com 1m26s473. Albon que ocupava a décima segunda posição, saltou para o quinto lugar com 1m26s051.

A pista ainda estava muito quente, mas os pilotos seguiram a sua preparação para a classificação. Pérez entrou na casa de 1m24s982, superando Hamilton em 0s240.

Restando apenas dez minutos para a conclusão da atividade, os dez primeiros eram: Pérez, Hamilton, Russell, Norris, Verstappen, Ricciardo, Vettel, Albon e Alonso. Apenas Leclerc, Sainz e Gasly aguardavam nos boxes, ainda sem usar os pneus macios como os outros competidores.

Verstappen melhorou a sua marca para 1m25s134, se estabelecendo na segunda posição, para completar a dobradinha com a Red Bull. As Ferraris voltaram ao top-10 apenas no final da atividade, Sainz obteve o sexto tempo anotando 1m25s630, acompanhado por Leclerc que anotou 1m25s631, registrando praticamente o mesmo tempo.

Alguns pilotos concluíram a atividade fazendo a simulação de corrida usando os pneus macios. A dupla da Ferrari melhorou as suas marcas e desta forma, Leclerc ultrapassou Sainz na tabela de tempos, porém, o monegasco está com muita dificuldade para a gestão dos pneus, pois o consumo dos compostos macios é muito acentuado.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo