ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sergio Pérez encerra TL1 no Bahrein na liderança, seguido por Fernando Alonso

Em sessão movimentada e com muitos testes, Pérez coloca Red Bull na ponta, enquanto Alonso encaixa a Aston Martin na segunda posição

A Fórmula 1 retornou neste fim de semana, a categoria está no Bahrein para a realização da primeira prova do ano. Os pilotos invadiram a pista nesta sexta-feira (03) dando início a preparação do fim de semana. O TL1 foi bem movimentado.

Ainda é uma sessão inconclusiva quando pensamos nas forças do Campeonato, afinal, as equipes utilizaram essa sessão para mais uma porção de testes e verificações das novas peças que levaram para o Bahrein. Alguns pilotos usaram os pneus macios, outros trabalharam apenas com os compostos médios. O trabalho seguiu de forma intensa para preparar os carros para o restante do fim de semana.

A Red Bull começou o fim de semana na frente, Sergio Pérez liderou o TL1 ao anotar 1m32s758 com os compostos macios. Fernando Alonso levou a Aston Martin para a segunda posição com 1m33s196 aferido, separado por apenas 0s438 do líder. Max Verstappen completou o Top-3 depois de ser superado pelo piloto espanhol.

Com o grid bem variado, Lando Norris ficou com a quarta posição, acompanhado por Charles Leclerc. Foi apenas no final da sessão que Lance Stroll colocou o carro da Aston Martin no sexto lugar. Kevin Magnussen, Zhou Guanyu, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton completaram o Top-10.

A Fórmula 1 retorna ainda nesta sexta-feira ao meio dia para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 para o GP do Bahrein

A Fórmula 1 retornou!!! O primeiro GP do ano vai acontecer neste fim de semana no Bahrein. Os pilotos retornam ao circuito depois de três dias de testes.

As temperaturas estavam altas quando os competidores entraram na pista, 41°C era aferido no traçado, enquanto 27°C era aferido no ambiente.

Alexander Albon puxou a fila de saída dos boxes, com os pneus médios instalados em seu carro. Neste fim de semana os competidores vão trabalhar com os compostos C1 (duro – faixa branca), C2 (médio – faixa amarela) e C3 (macio – faixa vermelha), sendo uma das gamas mais duras para o fim de semana, por conta do asfalto abrasivo do Circuito do Sahkir.

Norris registrou o primeiro tempo quando anotou 1m37s337, mas rapidamente Alonso estava na ponta com 1m35s048. Os testes seguiam em pista, Alexander Albon, Logan Sargeant e Esteban Ocon estavam usando os aero rakes, sensores para verificar a aerodinâmica dos carros em partes estratégicas dos seus equipamentos. A Ferrari enviou Charles Leclerc ao traçado com o flow-vis na asa traseira. A McLaren também estava realizando testes no carro, principalmente após ter problemas na pré-temporada. Oscar Piastri foi enviado com o flow-vis no defletor da roda esquerda e suspensão.

Após dez minutos de atividade, Sergio Pérez liderava a sessão com a Red Bull ao anotar 1m34s343 usando os pneus médios, superando a marca de Alonso em 0s705. Verstappen era o terceiro colocado, acompanhado por Hamilton, Gasly, Sainz, Piastri, Leclerc, Norris e Sargeant. Alguns competidores saíram dos boxes apenas para uma volta de verificação.

A atividade seguiu com os pilotos completando algumas voltas com os pneus médios e as marcas foram melhorando. Algumas escapadas de pista aconteciam, pois os pilotos estavam avaliando os seus equipamentos.

A dupla da Haas foi enviada ao traçado com os pneus macios e assim Magnussen saltou para a terceira posição ao anotar 1m35s420, enquanto Hülkenberg era o sétimo colocado ao aferir 1m35s865.

Nesta nova temporada temos três estreantes, Oscar Piastri (McLaren), Logan Sargeant (Williams) e Nyck de Vries (AlphaTauri). Fernando Alonso deixou a Alpine para guiar pela Aston Martin, enquanto Pierre Gasly foi contratado pela equipe francesa. Nico Hülkenberg foi escolhido para substituir Mick Schumacher na Haas.

Para a primeira corrida da temporada a Alpine está usando uma pintura rosa, por conta da BWT que é sua patrocinadora master. A pintura ainda será vista nos GPs da Arábia Saudita e Austrália.

Restando ainda 35 minutos para o encerramento do TL1, Hamilton anotou 1m35s014 melhorando o seu tempo de volta em todos os setores. Em seu carro estavam instalados os pneus médios usados. Neste momento alguns competidores estavam avaliando os pneus macios, como foi o caso de Pérez, Verstappen, Hulkenberg e Piastri. Magnussen recolheu o carro para os boxes depois de um stint de 8 voltas com os pneus macios.

Com meia hora de atividade os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Alonso, Piastri, Hamilton, Magnussen, Gasly, Hülkenberg, Leclerc e Russell. O mexicano melhorou a sua marca para 1m32s758, separado por 0s617 do seu companheiro de equipe. Lance Stroll era o único sem tempo aferido, pois o seu carro apresentou um problema na ignição.

Stroll não participou dos testes de pré-temporada depois de sofrer um acidente em Barcelona quando treinava de bicicleta. O piloto estava passando pelo processo de recuperação para retornar na primeira corrida da temporada. Sem contanto com o novo carro da equipe, era importante para o canadense treinar, principalmente para ter certeza que conseguirá guiar neste fim de semana.

De Vries voltou para o Top-10 quando anotou 1m35s402 com os pneus macios. Bottas passou a ocupar a terceira posição depois que anotou 1m34s689, o finlandês também estava trabalhando com os compostos de faixa vermelha.

Quando retornou para a pista, Stroll anotou 1m37s519, verificando o equipamento da Aston Martin. O canadense era o último colocado na tabela de tempos.

Uma bandeira amarela surgiu momentaneamente por conta da escapada de Carlos Sainz na pista. O assoalho do carro bateu no traçado e o piloto perdeu o controle da traseira. Por conta da área de escape generosa no Bahrein, Sainz não bateu o SF-23.

Com quinze minutos para o encerramento da primeira sessão do fim de semana, os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Norris, Zhou, Bottas, Alonso, Piastri, Hamilton, Tsunoda e De Vries.

Fernando Alonso pintou na segunda posição ao anotar 1m33s196, desde a pré-temporada o piloto estava exibindo um bom rendimento com a Aston Martin. Com a atividade chegando ao final, mais alguns competidores testaram os pneus macios.

Foi apenas no final da atividade que Lance Stroll usando os pneus macios deixou o final da tabela para anotar 1m34s298 com os pneus macios e ocupar o sexto lugar.

Os tempos obtidos eram muito variados por conta dos programas de avaliação que as equipes estavam realizando. A Williams encerrou a atividade com Logan Sargeant ainda usando o flow-vis em parte do assoalho. Leclerc era o quinto colocado, enquanto Carlos Sainz apareceu no final da tabela, apenas na vigésima posição.

Com a bandeira quadriculada indicando o final do TL1, aqueles pilotos que estavam em pista testaram a largada.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo