A sexta-feira (11) em Interlagos marcou o início das atividades para o GP de São Paulo, com os carros invadindo a pista para realizar o primeiro treino livre. A atividade que abriu o começo da etapa é uma das mais importantes do fim de semana, pois os competidoresm tem apenas uma sessão para se ambientar ao traçado e preparar os equipamentos para a classificação. Por conta do formato Sprint, o sábado já contará com uma corrida curta, enquanto o domingo tempos a tradicional prova.
Sergio Pérez se estabeleceu como primeiro colocado da sessão, cravando 1m11s853, separado por apenas 0s004 de Charles Leclerc. Max Verstappen por sua vez completou o top-3.
Depois do GP do México, a Ferrari ainda estava buscando um bom resultado na penúltima etapa da temporada 2023. Ao longo do TL1, Ferrari e Red Bull se revezaram na liderança. Calos Sainz obteve a quarta posição, seguido por Lewis Hamilton e George Russell. Com os tempos bem próximos, era um indicativo de que a classificação seria bem acirrada.
Saiba como foi o TL1 em Interlagos
Em uma sessão de uma hora, as equipes tinham pela frente que verificar os pneus do fim de semana e estabelecer a melhor configuração para as próximas sessões.
Com os boxes abertos, Max Verstappen invadiu a pista usando os pneus duros. O piloto holandês abriu a tabela de tempos com a marca de 1m14s104 em sua primeira volta. Pouco depois, Valtteri Bottas da Alfa Romeo igualou ao tempo estabelecido pelo holandês, mas em seu carro estavam instalados os pneus médios. Bottas superou a marca de Verstappen cravando 1m13s807.
Por ser um traçado curto, os pilotos enfrentam o tráfego em pista. Logo no começo da sessão, Carlos Sainz reclamava se Lando Norris da McLaren, pois o adversário estava lento em pista. O britânico teve a sua participação questionada, pois acabou passando mal na quinta-feira com uma suspeita de intoxicação alimentar.
A pista foi rapidamente evoluindo e os competidores tinham que realizar as verificações dos compostos, tornando a sessão bem dinâmica.
Quando restavam meia hora para o encerramento da sessão, alguns pilotos ainda melhoravam as suas marcas. Os dez primeiros eram: Pérez, Magnussen, Schumacher, Verstappen, Bottas, Hamilton, Sainz, Leclerc, Russell e Ocon. O mexicano tinha estabelecido a marca de 1m11s853, quando o piloto já experimentava os pneus macios em seu Red Bull.
Nos próximos minutos a movimentação nos boxes ficou mais intensa, pois as equipes prepararam os carros dos seus pilotos para uma nova saída, agora trabalhando com os pneus macios e verificando o ritmo de classificação. A tabela foi e alternando rapidamente. A dupla da Red Bull comandava a sessão, ainda com Pérez na liderança.
Neste momento mais intenso da sessão, alguns pilotos cometeram erros, como foi o caso de George Russell que extravasou os limites de pista ao travar os pneus dianteiros. Foi apenas no final da sessão que a Ferrari experimentou os pneus macios, com Charles Leclerc superando o tempo obtido por Verstappen para ocupar o segundo lugar. Sainz ficou com a terceira posição.