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Scott McLaughlin segura Alex Palou e leva GP de Mid-Ohio

O retorno da Fórmula Indy após três semanas de folga foi bem movimentada, com reviravoltas e confusões. Além da confusão no meio do pelotão, a briga pela vitória foi bem movimentada, com um duelo no final entre Scott McLaughlin e Alex Palou, mas apesar da pressão do atual campeão, o piloto da Penske levou a melhor e venceu pela segunda vez no ano, se recuperando no campeonato.

Na disputa pela liderança do campeonato, Marcus Ericsson fez uma corrida discreta e evitou confusões, sendo recompensado pelos problemas alheios e chegou em sétimo. No entanto, a sua vantagem para Will Power na liderança caiu para 20 pontos depois que o australiano fez uma grande recuperação e terminou em terceiro.

A corrida também foi um desastre para a McLaren SP e para a  Andretti. Enquanto a escuderia inglesa viu seus dois carros quebrarem, a equipe que pleiteia uma vaga na F1 teve que lidar com o descontrole de seus pilotos, que se envolveram em confusões entre eles.

Como foi a etapa de Mid-Ohio?

Largando na pole position, Pato O’Ward manteve a liderança, seguido por Scott McLaughlin e Felix Rosenqvist. Mais atrás, Will Power, que largou de 21º, rodou após tentar uma ultrapassagem em cima de Takuma Sato. Assim, o australiano caiu para último e partiu para uma estratégia diferente.

Mais na frente, o dia da McLaren SP começou a se complicar na décima volta das 80 previstas, quando Rosenqvist abandonou com problemas de motor. Com a bandeira amarela, os pilotos do fim do pelotão pararam nos boxes para tentar a recuperação.

Após a bandeira amarela, a corrida recomeçou, com destaque para Scott Dixon, que ganhou posições e alcançou o terceiro lugar. No entanto, a disputa seguiu normalmente até o primeiro ciclo de paradas nos boxes.

Então, o drama da McLaren continuou. Pouco antes do pit-stop, O’Ward reclamou de perda de potência e de problemas eletrônicos, ficando impossibilitado de mudar o mapeamento do motor. Enquanto isso, na estratégia de boxes, McLaughlin assumiu a dianteira, seguido por Alex Palou, que ganhou várias posições com o undercut.

Além disso, a bandeira amarela causada pela rodada de Kyle Kirkwood embolou a disputa. No reinício, McLaughlin disparou na frente seguido por Palou, enquanto O’Ward segurava o restante do pelotão, mas logo o mexicano começou a ser superado pelos pilotos que vinham atrás, um a um, com o aumento dos problemas mecânicos de seu carro.

No segundo ciclo de paradas, outra bandeira amarela aconteceu, desta vez por duas razões. A primeira foi pelo carro de Tatiana Calderón ter parado na pista por problemas mecânicos. Já nos boxes, O Dallara de O’Ward quebrou definitivamente ao sair do pit e parou na saída dos boxes, encerrando o calvário da McLaren.

A partir daí, quem passou a sofrer um bocado foi a Andretti,por erro de estratégia e pelo descontrole de seus pilotos. Primeiramente, a falha tática aconteceu na bandeira amarela citada anteriormente, quando Colton Herta, que vinha em terceiro, foi o único a não ter parado antes da bandeira amarela anterior e, por isso teve que fazer seu pit-stop e voltar no fim do pelotão.

Na relargada seguinte, o clima azedou. Alexander Rossi e Romain Grosjean se tocaram duas vezes, sendo que na segunda, o estadunidense e o francês pararam fora da pista. Pior para Grosjean, que ficou atolado na brita e perdeu uma volta até voltar à corrida.

Ainda durante o período de bandeira amarela, teve tempo para Rossi e Grosjean se estranharam em tom ameaçador. Ao recomeçar, a coisa piorou, quando o francês tocou em Herta e provocou a rodada do companheiro de equipe. E, para terminar, Rossi tirou Delvin Defrancesco da pista em outra manobra. A situação ficou tão feia que os chefes de equipe tiveram que intervir no rádio para acalmar os pilotos, especialmente Grosjean.

Lá na frente, a briga seguia interessante. Power, conseguiu aproveitar bem a segunda parada e as relargadas para alcançar o terceiro posto, mas o australiano não tinha ritmo para brigar pela vitória e se contentou com a posição que tinha.

Já a disputa pela liderança foi mais estudada. Palou conseguiu manter uma diferença próxima e até ensaiou alguns ataques, contudo, McLaughlin conseguiu manter a diferença segura até a bandeirada final.

Já Hélio Castroneves teve uma boa prova de recuperação, principalmente no último ciclo de paradas, com boas ultrapassagens. Com o oitavo lugar, o brasileiro consegue afastar a sequência ruim de resultados e busca a recuperação no campeonato.

A Fórmula Indy volta daqui a duas semanas, com a categoria voltando ao Canadá após dois anos de ausência, com a etapa no circuito de rua de Toronto.

Confira aqui a classificação do GP de Mid-Ohio.

Classificação do campeonato após 9 de 17 etapas

1 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 321
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 301
3 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 287
4 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 286
5 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 256
6 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 254
7 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 252
8 – Alexander Rossi (EUA) – Andretti/Honda – 229
9 – Simon Pagenaud (FRA) – Meyer Shank/Honda – 217
10 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 212

16 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 160

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