A Sauber revelou a pintura do seu novo carro nesta última segunda-feira, o time organizou uma apresentação em Londres, com a presença dos dois pilotos e do chefe de equipe, Alessandro Alunni Bravi. As primeiras impressões é que a equipe está otimista para essa temporada e que será possível entregar um trabalho melhor em 2024.
A última temporada como Alfa Romeo foi bem desanimadora, principalmente por ser um momento que a equipe encarou como uma fase de transição até a chegada da Audi. Poucos recursos foram utilizados, além do distanciamento maior para a Ferrari – que em um primeiro momento, foi uma escolha que não colaborou muito com a equipe. A Alfa Romeo que tinha obtido a sexta posição no Mundial de Construtores de 2022, caiu para a nona posição do campeonato em 2023, faturando apenas 16 pontos.
A saída da Alfa Romeo significou perder o apoio de uma marca importante, pois a Sauber optou por ser o caminho para a entrada da Audi. Com o anúncio da saída da Alfa Romeo, basicamente ficou subentendido que o time passaria por essa fase de transição poupando os seus recursos e entregando o básico, sem empolgar.
No entanto, para 2024 o time surgiu com a sua aparência reformulada, mas também com o otimismo renovado. Ainda é um tanto cedo para afirmar com exatidão todas as alterações que a Sauber trouxe para o C44, mas nesta apresentação em Londres a equipe deu um direcionamento de quais são as apostas para o carro que disputará este campeonato.
O time suíço deixou claro que o C44 é “uma mudança marcante em relação ao seu antecessor”, enquanto “uma série de mudanças foram introduzidas”.
Para 2024, James Key resolveu introduzir uma marca, trabalhando com a suspensão pull-road no lugar da suspensão push-rod. A escolha pode colaborar para a equipe contar com uma variedade maior de acertos do carro em curvas de baixa, além de colaborar para um melhor equilíbrio e colaborar para que os pilotos possam extrair mais do carro.
O C44 também passou por uma reformulação no sidepods e na tampa do motor, além do assoalho – sendo uma das peças mais importantes deste carro com efeito solo. Com o início da temporada, a Sauber já conta com um esquema de atualizações para reforçar o pacote.
“O novo carro que revelamos hoje, o C44, é uma homenagem ao trabalho realizado por James Key e pela equipe técnica, e a todos os homens e mulheres em Hinwil, que contribuíram para o carro que vemos hoje”, disse o representante da equipe, Alessandro Alunni Bravi. “Testemunhar o lançamento de um novo carro é sempre um momento especial, ainda mais quando marca o início de uma nova era, a da Stake F1 Team.
“Temos uma nova identidade e estamos entusiasmados com tudo o que planejamos, dentro e fora da pista: hoje, porém, tudo gira em torno do C44 e do seu potencial. Estamos confiantes com esse carro e em nossa equipe: não vamos falar de objetivos específicos, porque é sempre difícil se comprometer com números, mas os nossos objetivos são claros – melhorar o desempenho do nosso carro e do nosso pacote”, seguiu.
Nos últimos anos, enquanto a Sauber foi gerenciada por Frédéric Vasseur, em diversos momentos parecia que o time estava confortável no final do pelotão, travando algumas brigas esporádicas. É claro que existe um otimismo com a chegada da Audi, mas também é necessário mostrar algum valor neste período que o time está preenchendo o grid.
“Por pacote, quero dizer todas as áreas, desde a equipe de corrida até as operações na pista, os pit-stops, a estratégia: é mais do que apenas o desempenho do carro, e estamos comprometidos em todos os departamentos para dar este passo, este é o objetivo. Então, veremos onde estará a nossa posição à medida que a temporada avança: mas o objetivo principal é melhorar este ano e entregar um trabalho melhor do que o que fizemos em 2023.”
James Key é um reforço para a Sauber, pensando um pouco mais lá na frente, para o trabalho que será conduzido com a Audi. No entanto, a sua chegada à equipe de Hinwil se deu em setembro do ano passado, podendo colaborar com o projeto.
“O novo C44 definitivamente parece diferente, tanto em aparência quanto do que podemos esperar do carro. Precisamos trabalhar em equipe e extrair o máximo deste pacote que tem um potencial impressionante – nada mais importa”, comentou James Key.
“As expectativas são altas, precisamos definitivamente dar um bom passo e ver um bom progresso em relação ao ano passado, uma temporada em que com toda a honestidade, não atingimos as metas que nos propusemos. Precisamos consertar isso agora, precisamos melhorar o nosso jogo e fazer melhor, mas tenho visto algum entusiasmo real em Hinwil e estou confiante de que podemos fazer isso”, seguiu.
A tendência no grid está sendo seguir para o lado de quem mais acertou, no caso a Red Bull, desta forma as outras equipes precisaram analisar os seus projetos e resgatar o que tinham de melhor no grid.
Key deixou a McLaren para trabalhar com a Sauber no final de 2023, enquanto esteve com o time inglês, foi notória algumas alterações no projeto que colaboraram para a melhora do desempenho.
“É praticamente um carro completamente novo, com algumas áreas remanescentes na traseira do carro. A equipe precisou tomar uma direção ambiciosa bem antes da minha entrada. Existem muitas mudanças mecânicas, algumas das quais você nem consegue ver, mas algumas são visíveis”, comentou Key sobre o novo projeto.
“A suspensão dianteira é completamente nova, um projeto difícil e ambicioso para uma equipe do nosso tamanho, há muitas alterações aerodinâmicas, é claro, como seria de se esperar, dado que esta continua a ser a principal área de desenvolvimento, então, no geral, o carro irá realmente parecer bem diferente do carro do ano passado”, seguiu.
“Tomamos muitas direções novas e emocionantes, todas as quais parecem ter bastante potencial, por isso estamos ansiosos para vê-las na direção certa.”
A introdução dos novos regulamentos em 2022 se mostrou algo surpreendente, uma possibilidade para os times realizarem as suas criações, mas após dois anos com eles, é natural ocorrer uma convergência em termos de escolhas para os conceitos, com os times absorvendo o que realmente funciona e introduzindo em seus projetos.
“Desde 2022, quando essas regulamentações entraram em vigor, os carros se desenvolveram muito rapidamente e há muito potencial em muitas áreas do carro. Embora essas tendências provavelmente continuem no terceiro ano, pode haver pessoas que também passem a absorver as tendências, e temos que estar atentos a isso.”
“Por exemplo, a direção dianteira é muito diferente no nosso novo carro, pois mudámos para uma suspensão dianteira pull-rod, que algumas outras equipes também adotaram. Esta foi uma escolha ditada pela aerodinâmica e não por razões mecânicas.”
Key também aproveitou o momento para dar um vislumbre de outras tendências que vão acompanhar o carro da Sauber nesta temporada.
“É claro que a aerodinâmica domina, então muitas das partes externas que você verá têm por objetivo gerar uma força descendente mais eficiente. A carroceria é um enorme campo de batalha nesses carros, muito mais do que na geração anterior. Podemos ver tendência se desenvolvendo lá, e a direção que temos é muito mais extrema do que a que foi tomada ano passado.”