A Fórmula E está em Diriyah para o início de uma rodada dupla. As atividades foram iniciadas nesta quinta-feira (26) com os carros seguindo para a pista para a realização do primeiro treino livre. Sam Bird encerrou a atividade na liderança, após superar Jean-Éric Vergne nos últimos minutos da atividade.
A sessão foi bem movimentada, com os tempos evoluindo conforme os pilotos completavam mais voltas pelo traçado. Os pilotos se dedicaram na verificação dos seus carros no traçado de rua de Diriyah.
Neste fim de semana os pilotos já contam com o freio de emergia, um dispositivo adicional instalado nos carros Gen3 para garantir a segurança dos pilotos. Eles fizeram o possível para que o mecanismo fosse instalado até o ePrix de Diriyah por ser um circuito de rua e contar com poucas áreas de escape.
Por conta dos problemas que foram apresentados nos testes, foi necessário criar esse freio secundário que não tem relação com a recuperação de energia gerada pelos freios dianteiros.
O sistema de emergência só pode ser usado em circunstâncias adversas, ou quando for liberado pela FIA para checagens. A utilização dele durante a corrida ou por ativação incorreta gera uma penalidade para os pilotos.
Saiba como foi o TL1 da Fórmula E em Diriyah
Com a noite presente e as luzes marcando o traçado, os pilotos se encaminharam para a pista. Na pista a temperatura de 17°C era aferida, enquanto 16°C eram marcados pelos termômetros no ambiente. A chuva estava sendo monitorada por conta de sua ameaça no começo da sessão.
Assim que a pista foi liberada, Edoardo Mortara, acompanhado por Guenther, Evans e Bird invadiram o traçado para as suas primeiras verificações. Rapidamente outros competidores também foram liberados pelas suas equipes.
Em Diriyah os pilotos vão enfrentar um circuito de rua e com as paredes próximas dos seus carros, os competidores tentavam domar o Gen3 em um traçado muito estreito. Mortara anotou 1m20s489 em sua primeira volta no traçado, mas rapidamente Ticktum assumiu a liderança da atividade ao cravar 1m16s523 com a NIO.
Com cerca de 25 minutos de atividade a categoria testou a bandeira amarela por todo o circuito, forçando os pilotos a reduzir a velocidade. René Rast precisou retornar aos boxes imediatamente após a sua asa dianteira ficar danificada em um contato com Stoffel Vandoorne.
Mortara apareceu momentaneamente na liderança com 1m14s851, mas os tempos eram reduzidos. Jake Hughes que tem sido um destaque com a McLaren cravou 1m12s021 para superar Rowland com o carro da Mahindra.
Após dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Buemi, Hughes, Evans, Wehrlein, Dennis, Vandoorne, Da Costa, Vergne, Rowland e Nato. Hughes com o carro da McLaren seguia em um ritmo constante, voltando mais uma vez para a ponta da tabela de tempo ao anotar 1m11s241. Ocupando o décimo quinto lugar, Sergio Sette Câmara retornou aos boxes para preparar o seu carro antes de uma nova saída.
Com a pista cheia os competidores precisavam negociar os espaços. Câmara conseguiu saltar para o segundo lugar com 1m11s233, separado por 0s008 de Vergne. Do primeiro ao décimo segundo colocado, todos os competidores estavam no mesmo segundo, com tempos bem próximos estabelecidos entre eles.
Restando quinze minutos para o encerramento da sessão, alguns pilotos estavam nos boxes fazendo suas eventuais verificações antes de um novo retorno à pista. Vandoorne se aproximou o tempo obtido por Vergne e superou o companheiro de equipe ao anotar 1m11s219 para liderar a tabela.
Conforme a sessão foi avançando os competidores foram passando mais próximo dos muros de contenção. Dan Ticktum surpreendeu com a NIO ao anotar 1m10s953, sendo o primeiro piloto em pista a entrar na casa de 1m10s. A NIO estava variando na tabela de tempos por conta da pista que estava evoluindo com a permanência dos pilotos no traçado.
Van Der Linde que está substituindo Robin Frijns lutava com o carro após enfrentar um problema na bateria e perder parte do TL1, o piloto seguia no final da tabela tentando se adequar ao carro. Frijns fraturou o punho na primeira prova do ano, desta forma foi forçado a passar por uma cirurgia e está em recuperação para retornar o mais breve possível para a Fórmula E.
Restando cinco minutos para o encerramento da sessão, mas uma vez o estreante da temporada, Hughes era o líder da sessão, seguido por Buemi. Os dez primeiros eram: Hughes, Buemi, Bird, Ticktum, Vergne, Fenestraz, Vandoorne, Sette Câmara, Mortara e Rast.
Sette Câmara tinha registrado o melhor segundo setor, mas não conseguiu ficar entre os primeiros colocados. Buemi passou a enfrentar um problema de potência com o seu Gen3 e demonstrou frustração com a performance.
Rast se encontrou com Rowland que estava mais lento no traçado, desta forma prejudicou uma das suas voltas rápidas na fase final da atividade.
Com o cronômetro quase zerado os pilotos mais uma vez precisavam negociar um espaço pelo traçado por conta do tráfego intenso. Os competidores buscavam estabelecer uma última volta rápida e melhorar as suas marcas. Bird encerrou a sessão na ponta com 1m10s402 com a Jaguar, o piloto foi acompanhado de perto por Vergne que anotou 1m10s486 e Evans 1m10742. A DS Penske segue apresentando um bom desempenho em treinos livres, Vergne apareceu na ponta, assim como Vandoorne, mas estão extremamente próximos da Jaguar.
Os pilotos ainda tiveram a oportunidade de testar a largada antes de retornar aos boxes.
A Fórmula E retorna nesta sexta-feira para a realização de um segundo treino livre, que antecede a classificação e a primeira prova em Diriyah.