ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Saiba quais pilotas vão disputar a F1 Academy em 2023

A F1 Academy começa em abril, as pilotas vão realizar a primeira corrida na Áustria, com quinze pilotas compondo o grid

A F1 Academy começa em abril, com o primeiro evento programado para ser realizado no circuito do Red Bull Ring, na Áustria no dia 29 de abril. O grid da categoria já está definido, os anúncios foram realizados ao longo dos últimos meses.

A categoria feminina tem por objetivo auxiliar as mulheres no automobilismo. Sabemos que os caminhos para construir uma carreira sólida no automobilismo são bem complicado, para as mulheres o desafio é ainda maior, pois não é sempre que elas encontram apoio. A falta de incentivo nas carreiras, chances e oportunidades, dificuldade para obter patrocínio, tudo isso são fatores que atrapalham o desenvolvimento das mulheres no automobilismo.

Falharam ao auxiliar as mulheres, principalmente quando não construíram uma base sólida com caminhos que auxiliassem as competidoras. A F1 Academy tentará suprir uma lacuna contribuindo com as pilotas que deixaram o Kart e vão ingressar nos campeonatos de fórmula. O carro usado pela categoria exclusivamente feminina é um modelo F4.

Cinco times estão participando da F1 Academy, nomes já conhecidos do automobilismo e principalmente das categorias de base, são elas: ART Grand Prix, Campos, MP Motorsport, Prema e Carlin. Cada uma das equipes selecionou três pilotas para compor o seu time, totalizando 15 competidoras no grid da primeira temporada da F1 Academy.

Grid 2023 da F1 Academy – Foto: reprodução

As pilotas estão ansiosas para o início do Campeonato, sete eventos serão realizados, totalizando 21 corridas ao final do calendário. Diferente da W Series, a F1 Academy não correrá todos os finais de semana com a Fórmula 1, mas as categorias vão se encontrar no Circuito das Américas em outubro para que a última batalha do campeonato feminino seja disputado.

O grid conta com algumas pilotas que foram da W Series, mas sem perspectiva da categoria retornar, a F1 Academy se tornou uma opção para as competidoras. Outro ponto atrativo é que as pilotas vão estabelecer um relacionamento com equipes que também estão presentes na F2 e F3, podendo conseguir em algum momento a oportunidade de correr nessas outras categorias e avançar no automobilismo.

Esperamos que esse plano seja o mais bem estruturado possível, pois quando a W Series estava operando, algumas pilotas conseguiram estreitar os laços com equipes de Fórmula 1, mas faltou oportunidade para participar das categorias de base.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo