365 Dias
Tendência

Saia da Frente Por Favor

Série 365: 18 de Abril 2010, Saia da Frente Por Favor - 01ª Temporada: dia 332 de 365 dias.

A F1 chegava a Xangai para a 4° etapa do fantástico campeonato de 2010.

Até ali 3 vencedores diferentes:

Alonso no Bahrein, Button na Austrália e Vettel na Malásia e mesmo assim a Felipe Massa liderava o campeonato com 39 pontos, Vettel e Alonso tinham 37 pts., Button e Rosberg 35, Hamilton 31, Kubica 30 e Webber 24, lembrando que era o primeiro ano em que pontuavam 10 carros. A Red Bull dominou a primeira fila com Vettel e Webber, Alonso e Rosberg ocupavam a segunda fila, as McLaren com Button e Hamilton na terceira fila, a seguir Massa, Kubica, Schumacher e Sutil completavam o top 10. O domingo amanheceu nublado na China e uma fina garoa dava seu ar da graça de vez em quando.

Fonte: PitPass.com
Fonte: PitPass.com

Na largada Fernando Alonso deu literalmente o pulo do gato queimando a largada, uma imagem clássica deste momento é Charlie Witting apontando momentos após a partida que o espanhol da Ferrari havia cometido a irregularidade, Jenson Button chegou a reclamar pelo rádio enquanto a manobra estava sob investigação.

Fonte: PitPass.com

Mas não foi apenas o ferrarista que provocou confusões no começo da prova, ainda na primeira volta Liuzzi da Force India roda e leva consigo Buemi da Toro Rosso e Kobayashi da Sauber, Barrichello da Williams e Alguersuari da Toro Rosso escaparam por pouco do strike, o Safety Car precisou ser acionado. Vários pilotos vão aos boxes para colocar pneus intermediários, Rosberg, Button, Kubica, Petrov, De la Rosa e Kovalainen mantem-se na pista com os pneus slick. Dos que pararam Alonso e Sutil se deram melhor, Webber era o 11°, Massa 12°, Hamilton 14° e Vettel 15°.

Fonte: PitPass.com
Fonte: PitPass.com

Volta 6, Alonso é punido com uma passagem pelos boxes pela queima de largada. O espanhol da Ferrari volta em 11°. Schumacher é o primeiro a entrar nos boxes e volta aos pneus slick. Vettel e Hamilton protagonizaram uma intensa disputa na entrada e na saída dos boxes. Marquem bem este fato, em breve ele se repetiria. Na relargada Rosberg, Button, Kubica e Petrov comandavam o GP chinês.

Fonte: PitPass.com

Após algumas volta, Felipe Massa quase repete o feito de Lewis Hamilton em 2007, quando atolou o carro na estreita entrada dos boxes. Como a garoa deu uma pausa, Button, Rosberg, Kubica e Petrov se deram muito bem. Volta 22, Jaime Alguersuari quebra a asa dianteira de sua Toro Rosso e provoca nova entrada do Safety car. Neste momento Fernando Alonso protagoniza a grande polêmica daquele GP ao ultrapassar Felipe Massa na entrada dos boxes tal qual Hamilton havia feito com Vettel no início da prova, porém desta vez tratava-se de uma disputa entre 2 pilotos do mesmo time, Massa precisou aguardar a troca de Alonso para fazer a sua, resultado : além de perder a posição para o espanhol foi superado também por Rubens Barrichello. Mas o principal golpe desta manobra foi psicológico, a partir dali Massa nunca mais conseguiu se impor a Fernando Alonso culminando com o famoso “Fernando is faster than you” no GP da Alemanha. A Ferrari tinha dono e Massa sabia que não era ele.

Fonte: F1-Fansite

Daí até o final Jenson Button comandou brilhantemente as ações vencendo em Xangai, para completar a festa da McLaren Lewis Hamilton foi o segundo, Nico Rosberg o terceiro, notem que apenas motores Mercedes chegaram ao podium. Desde o Nurburgring 1997 quando Jacques Villeneuve, Jean Alesi e Heinz Harald Frentzen pilotavam máquinas com motor Renault que 3 motores da mesma marca não dominavam o podium, a Mercedes já havia conquistado tal feito em 1955 no GP da Inglaterra com Stirling Moss, Juan Manuel Fangio e Karl Kling.

Fonte: Pinterest

A fantástica temporada de 2010 estava apenas começando e a F1 iria para seu habitat natural, a Europa, com a seguinte classificação:

Fonte: StatsF1.com

lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.

Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading