O sábado (17) começou agitado com a primeira prova da Fórmula 2 sendo disputada. Com o grid invertido para a Sprint Race 1, Christian Lundgaard largou da ponta, mas por conta de um início ruim dos três primeiros colocados, Robert Shwartzman teve a oportunidade de saltar para a primeira posição e dominar a prova.
Um grande momento para o russo, já que ele não teve uma boa classificação, provocando até mesmo uma bandeira vermelha no final da sessão de sexta-feira. No entanto, ele começa o sábado como líder do campeonato, somando 83 pontos, conseguindo ultrapassar Oscar Piastri e até mesmo Guanyu Zhou que era o atual líder até o fim de semana em Silverstone ter início.
Juri Vips começou a prova da segunda posição, ultrapassou Lundgaard e manteve a segunda posição. Desta forma o piloto da Art Grand Prix ficou com o terceiro lugar. Felipe Drugovich representou a Uni-Virtuosi nos pontos depois do abandono de Zhou, o brasileiro terminou na quarta posição.
Destaque para a prova de Piastri, pois o piloto que começou da décima posição, terminou em sexto. A prova foi marcada por diversos incidentes e erros que provocaram a ativação do Safety Car.
A Fórmula 2 realizará uma segunda prova neste sábado, às 10h45 pelo horário de Brasília.
Saiba como foi a Primeira corrida da Fórmula 2
QUALIFYING 👉 SPRINT RACE 1 Grid
The top 🔟 in qualifying are reversed, meaning @lundgaardoff starts in P1 for Saturday’s first sprint race!@OscarPiastri will have to wait for the feature race on Sunday to start on pole 👏#BritishGP 🇬🇧 #F2 pic.twitter.com/dCwBx6NBZp
— Formula 2 (@Formula2) July 16, 2021
Por conta da inversão dos dez primeiros, Christian Lundgaard largou da primeira posição, acompanhado por Juri Vips e Roy Nissany. Os primeiros colocados não tiveram uma boa largada, desta forma Robert Shwartzman assumiu a dianteira depois de começar da quarta posição, nos primeiros metros de prova.
🟢 LIGHTS OUT 🟢
SHWARTZMAN INTO THE LEAD 🤯
The Prema driver scoots past Lundgaard and Vips #BritishGP 🇬🇧 #F2 pic.twitter.com/ck79irc3Hc
— Formula 2 (@Formula2) July 17, 2021
Guanyu Zhou teve uma largada ruim, acabou rodando no meio do pelotão, abandonando a prova na sequência, algo crítico para o seu campeonato, pois desta forma o chinês perde a liderança. Roy Nissany acabou tocando na traseira de Lundgaard e rodou, sendo outro piloto a abandonar a prova, provocando a ativação do Safety Car. Ralph Boschung também rodou, mas conseguiu retornar para a pista.
A relargada ocorreu na quarta volta, com Shwartzman na liderança, conseguindo manter a ponta, enquanto era atacado por Vips. Destaque para a largada e relargada de Oscar Piastri, o piloto da Prema terminou a primeira volta na sétima posição, enquanto na relargada protagonizou uma grande disputa com Liam Lawson, os dois andaram lado a lado, tocando roda e disputando todos os espaços da pista pela sexta posição.
O Safety Car interrompeu a disputa entre Piastri e Lawson, pois foi ativado pela segunda vez na corrida Alessio Deledda que rodou e ficou parado no final da pista. Marino Sato foi para os boxes, enfrentando novos problemas em seu carro.
Lap 6/21
Safety car is in and we are racing again!
Shwartzman repeats his epic restart and continues to lead 👊#BritishGP 🇬🇧 #F2 pic.twitter.com/KWdgIatO2j
— Formula 2 (@Formula2) July 17, 2021
Com o Safety Car em pista, os dez primeiros eram: Shwartzman, Vips, Lundgaard, Drugovich, Pourchaire, Lawson, Piastri, Ticktum, Armstrong e Zendeli.
O carro de segurança abandonou a prova durante o final da quinta volta. O russo permaneceu na ponta, mas a disputa mesmo ocorria pela sexta posição, onde Piastri conseguiu realizar a ultrapassagem em Lawson. Ticktum também havia se aproximado de Lawson, desta forma buscava a sétima posição.
Théo Pourchaire estava se aproximando de Felipe Drugovich na sétima volta, enquanto o brasileiro tentava garantir a quarta posição e um bom resultado para a Uni-Virtuosi depois do abandono de Zhou.
Durante a oitava volta, Samaia concluiu a ultrapassagem em Viscaal, brigando pela décima quarta posição, mas sem valer pontos. Sato retornou para a pista na nona volta, ocupando a décima nona posição, mas estava há quatro voltas do líder.
Ticktum permaneceu buscando a sétima posição, mas o bico do seu carro apresentava um dano. Vários pilotos tinham o direito de ativar o DRS, mesmo assim as ultrapassagens não ocorriam.
Durante a décima segunda volta, o Safety Car foi ativo, pois Samaia ficou parado na brita, desta forma alguns pilotos optaram por realizar uma parada como Verschoor, Viscaal, Aitken e Nannini. Todos que partiram para este tipo de estratégia retornaram nas últimas posições.
Antes do Safety Car deixar a pista na décima quarta volta, os dez primeiros eram: Shwartzman, Vips, Lundgaard, Drugovich, Pourchaire, Piastri, Lawson, Ticktum, Armstrong e Zendeli.
Por conta da reaproximação do pelotão, Ticktum teve a oportunidade de atacar mais uma vez Lawson. E os pilotos que não estavam disputando pontos, também disputavam posições, a exemplo de Beckmann, Verschoor e Boschung, que estavam duelando pela décima terceira posição.
A prova se aproximava do final, terminando desta forma Shwartzman assumiria a liderança do campeonato com 83 pontos, seguido por Piastri, enquanto Zhou despencava para a terceira posição depois de liderar o campeonato até a chegada em Silverstone.
Durante a décima oitava volta Shwartzman já tinha mais de 1s6 de vantagem para Vips. Verschoor que estava com pneus melhores por conta da parada foi escalando o grid, pressionou Zendeli e assumiu a décima posição, adquirindo a chance de largar da primeira posição na próxima corrida.
Lap 18/21
VERSCHOOR DOWN THE INSIDE 🤩
He moves past his team mate into reverse grid pole position 👏#BritishGP 🇬🇧 #F2 pic.twitter.com/HfL9OWMt7F
— Formula 2 (@Formula2) July 17, 2021
O piloto da Prema cruzou a linha de chagada na primeira posição, enquanto Vips e Lundgaard completaram o pódio.
Verschoor começa a próxima corrida da ponta, por conta do grid invertido da segunda Sprint Race.
Your top 🔟 from a brilliant race 🤩#BritishGP 🇬🇧 #F2 pic.twitter.com/CR1SIUZGVk
— Formula 2 (@Formula2) July 17, 2021