A etapa dos 70 Anos da Fórmula 1, foi a quinta rodada da temporada 2020.
Mesmo com as equipes reclamando sobre os pneus, a configuração adotada pela Pirelli funcionou para fornecer uma dinâmica diferente para a corrida, onde Max Verstappen se deu bem com a estratégia adotada pela equipe e o fato de partir para a decisão na pista.
Você pode conferir mais sobre as equipes neste post que segue a ordem do campeonato de construtores atuais:
Mercedes
A Mercedes certamente não esperava ser batida por Max Verstappen da Red Bull. A equipe liderou todos os treinos livres e obteve a dobradinha na classificação, assim como os outros times os pneus dificultaram a sua corrida.
O revés certamente foi para Valtteri Bottas que começou a prova na pole e terminou na terceira posição e desta forma, o finlandês acabou sendo superado por Verstappen no campeonato de pilotos. Certamente não é a situação que eles esperavam enfrentar, já que Bottas abriu a temporada na liderança e vai permanecer mais um ano com o time.
Lewis Hamilton largou da segunda posição e cruzou a linha de chegada em segundo. A estratégia de parar próximo as últimas dez voltas, proporcionou ao inglês ganhar a posição de Bottas, mas não teve tempo hábil para buscar a vitória. Para Hamilton o resultado até que é agradável, mas com o carro que Bottas tem nas mãos o terceiro lugar não parece muito adequado.
Red Bull
A situação da Red Bull é bem interessante, o time não pontuou na primeira rodada, mas desde então a constância na zona de pontuação chama a atenção, além disso, vale ressaltar que Verstappen só não esteve no pódio na primeira corrida.
O fato de o holandês não querer ficar atrás dos concorrentes e guiar como uma vovózinha, já diz muito, não só pela corrida deste fim de semana, mas por todas as provas até aqui, pois ele busca reduzir a diferença para a Mercedes. Max conseguiu conservar os pneus e pode responder na pista, aumentando o ritmo onde primeiro desafiou Hamilton e logo depois Bottas. Foi a primeira vitória da temporada, mas ela deve ocorrer outras vezes no campeonato se apostarem mais uma vez na capacidade do holandês.
Alexander Albon pode não ser o cara adequado para a classificação, mas figura entre um quarto ou quinto lugar. Nesta prova a equipe traçou uma estratégia diferente para o tailandês que conseguiu garantir uma boa performance para o piloto, que pode ir superando os rivais.
Ferrari
A disparidade entre os carros dos pilotos ainda é uma questão.
Charles Leclerc segue obtendo um melhor desempenho com o SF1000, o monegasco já conquistou dois pódios na temporada e neste fim de semana obteve um quarto lugar. O piloto começou a prova na oitava posição, então o quarto lugar parecia distante. Para o monegasco a estratégia da Ferrari de parar apenas uma vez funcionou e deixou o piloto até figurar no pódio.
Já Sebastian Vettel segue com dificuldades, o carro do alemão não evoluiu de um fim de semana para o outro. Ele voltou a enfrentar problemas nos treinos livres e classificação:
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Devo dar os parabéns aos meus engenheiros por terem melhorado o carro em relação ao fim de semana passado, mas se olharem para o cronômetro não há diferença
“
O alemão largou com pneus duros usados, o que não pareceu muito inteligente já que a equipe tinha um conjunto novo, que foi utilizado na sua segunda parada, por um período de 11 voltas. Além disso o time realizou uma terceira parada, onde instalou os pneus médios para que Vettel fosse da volta 33 até a 52 com os médios.
O décimo segundo lugar do alemão foi atribuído a falha no início da corrida, quando Vettel acabou rodando para evitar uma colisão com um dos carros da McLaren.
McLaren
O time de Woking sabia que não seria um fim de semana fácil, os compostos mais macios não combinaram com o carro e o circuito, então foi difícil buscar uma posição melhor. Além disso a parada de Carlos Sainz não foi nada boa e a vantagem que eles haviam ganhado na pista, logo se perdeu.
A McLaren que começou a temporada ocupando a segunda posição, agora é a quarta colocada, após ser ultrapassada pela Ferrari. O time não está se mantendo constante e pontuando com os dois pilotos, desta forma é difícil manter uma constante na competição entre os construtores.
Racing Point
O fim de semana começou agitado para a Racing Point, a decisão do protesto que a Renault aplicou recebeu a resposta da FIA e a equipe além de perder pontos foi multada. O time agora ocupa a quinta posição do campeonato de construtores, mas teve um bom resultado no final.
Nico Hulkenberg permaneceu mais uma semana com o time e conseguiu a oportunidade de largar da terceira posição, ainda que durante a largada tenha perdido esta posição para Verstappen.
O alemão sofreu com vibrações no carro e precisou optar por uma terceira parada, fechando a corrida na sétima posição. Foi uma boa volta para o piloto que já estava parado a algum tempo. Lance Stroll terminou na sexta posição e precisou de duas paradas para terminar a corrida, a mira deles estava em Charles Leclerc, mas o monegasco teve uma estratégia vencedora em cima da equipe.
E sobre o caso onde as pessoas acreditam que a terceira parada de Hulkenberg era desnecessária, recomento escutar o BPCast 114, onde falamos sobre essa teoria.
Renault
A Renault teve um final de semana bem interessante, Daniel Ricciardo conseguiu uma terceira posição no TL2 e na classificação o australiano obteve a quinto lugar. O pessoal já esperava um possível pódio com o australiano, mas na corrida as coisas não saíram como o planejado.
Na largada o australiano perdeu espaço e ao realizar a parada na volta 14, voltou no meio do trânsito e durante uma disputa com Carlos Sainz, onde Esteban Ocon estava à frente, Daniel perdeu o controle do carro e acabou rodando, desta forma terminou a prova na décima quarta posição.
O inverso ocorreu com Ocon, o francês largou da décima primeira posição, largou com os médios e conseguiu desfrutar de apenas uma parada e desta forma levou um dos carros da Renault para a zona de pontuação ao terminar no oitavo lugar.
AlphaTauri
O time é forte durante a corrida, mas ainda mostra que precisa saber lidar com os dois carros durante a classificação. Desta vez Pierre Gasly largou da sétima posição, enquanto Daniil Kvyat foi o décimo sexto.
O erro na corrida foi realmente estratégico, quando utilizaram a parada do francês para cobrir o pit stop de Alex Albon, desta forma as coisas desandaram e Gasly permaneceu mais tempo na pista, o que resultou em bolhas nos compostos. Desta forma perderam a chance de entrar com os dois carros na zona de pontuação.
Kvyat fechou na décima posição, mas a equipe seguiu o que foi planejado para o russo desde o início e contou com a boa largada realizada por ele.
Alfa Romeo
As declarações do time sempre mostram que eles estão querendo melhorar, mas as respostas na pista não são nada animadoras. Vários problemas contribuem para o fim de semana difícil e claro que eles sabem os pontos fracos do carro, mas não é tão simples melhorá-los.
Raikkonen teve um bom desenvolvimento com os pneus e só precisou de uma parada durante toda a corrida, mas o grande problema foram as vibrações, elas levaram o finlandês a reduzir o ritmo para evitar uma quebra.
Para Giovinazzi o time trabalhou com uma estratégia diferente, mas eles não tiveram sucesso. O italiano sabe que eles não vão melhorar tão rápido, mas o avanço precisa ocorrer de forma gradual.
Haas
Não foi um fim de semana bom para a Haas, a equipe voltou a figurar nas últimas posições do grid, junto a Alfa Romeo. Lembra quando falamos sobre as atualizações? Neste fim de semana Kevin Magnussen estava com especificações antigas de uma série de peças, como o assoalho e após bater com Alexander Albon durante a corrida, ele teve dificuldade para seguir realizando a prova. O carro começou a apresentar vibrações o que levou ao abandono.
Já Romain Grosjean reclamou sobre a proximidade dos carros, além do desgaste dos pneus dianteiros e as bolhas nas costas. Além disso a circulação do vento em Silverstone é alta e acaba afetando no desempenho dos carros.
Williams
A Williams tem mostrado uma melhora e mesmo que esteja ainda disputando o grid final, George Russell tem conseguido passar para o Q2, enquanto Nicholas Latifi fica encarregado de incomodar os carros da Alfa Romeo e Haas.
A equipe precisou realizar uma terceira parada, dado o consumo elevado dos compostos, desta forma perderam um pouco de espaço nas últimas voltas. O time já se encontrou na classificação, mas ainda precisa manter o ritmo para o domingo.
ICYMI: Our top ten finishers after a gripping finish to the 70th Anniversary Grand Prix 👀#F170 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/Tkc7d9eZM4
— Formula 1 (@F1) August 9, 2020
DRIVER STANDINGS – AFTER ROUND FIVE 🏆
Race winner Verstappen jumps up to P2
Leclerc jumps up to P4#F170 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/7PRuD73l8N
— Formula 1 (@F1) August 9, 2020