A terceira prova da temporada marca mais um capítulo da disputa pelo campeonato de pilotos, a grande batalha travada entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, pilotos que estão separados por apenas 8 pontos.
Agora vamos falar sobre o fim de semana de cada equipe e seus desempenhos nesta rodada e pontos conquistados já que até o final desta temporada tem muita coisa para acontecer.
Os fortes ventos influenciaram o rendimento das equipes, foi uma questão que atrapalhou muito durante todo o fim de semana, prejudicou voltas na classificação e contribuiu para os pilotos extravasarem os limites de pista.
Mercedes
101 pontos
De certa forma a Mercedes demonstrou um desempenho mais forte que o da Red Bull durante todo o fim de semana, a dupla liderou dois treinos livres, enquanto Valtteri Bottas conseguiu registrar a pole no sábado. Mesmo com alguns danos que os carros sofreram ao final da sexta-feira, eles estavam confiantes com o ritmo de corrida dos dois pilotos, algo que se mostrou muito importante no domingo.
No entanto um desafio as duas equipes (Mercedes e Red Bull) tiveram em comum: lidar com uma pista bem escorregadia, com a traseira se perdendo em alguns trechos e os fortes ventos, foram uma dificuldade que apimentou a disputa pela pole, mas também a corrida.
Após a classificação, Toto Wolff ressaltou a volta da dupla dominando a ponta, já que não conseguiram obter a mesma performance nas duas primeiras corridas da temporada. Um lance interessante na classificação foi a equipe apostar pelos pneus médios para a última volta, foi uma jogada pois o carro estava rendendo com os dois tipos de compostos e no ano passado eles definiram a pole com os médios, então resolveram arriscar em 2021.
Partindo para a corrida, Valtteri Bottas largou da ponta, conseguiu sustentar a posição, mas o piloto ainda precisou enfrentar o companheiro de equipe, após Hamilton realizar a ultrapassagem em Verstappen. O finlandês também perdeu a posição para o rival da Red Bull, mas a Mercedes explicou que a diferença entre o seu piloto e Verstappen acabou se estabilizando por conta de um problema sofrido no motor do W12 de Bottas, um sensor fez o motor entrar em modo se segurança, comprometendo a batalha entre eles.
Lewis Hamilton demonstrou mais uma vez a sua força, superou Max Verstappen depois de perder a posição para o seu rival na relargada da corrida. O inglês conseguiu administrar a ponta e a distância para Verstappen, conquistando a 97ª vitória e a segunda da temporada. O piloto definiu a prova como exaustiva fisicamente e mentalmente, os ventos fortes induziam os pilotos a erros.
Red Bull
83 pontos
Com o encerramento da prova, Max falou que algo no traçado deste circuito não casou com o carro da Red Bull, tornando o fim de semana bem complicado para a equipe, que não conseguiu encontrar aderência e nem ritmo.
O time pontuou com os dois carros, mas foi um fim de semana difícil, os ventos e os limites de pista dificultaram o desempenho da Red Bull. Max Verstappen liderou o TL3, mas desde o começo do ano é um forte candidato a fazer a pole.
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O holandês veloz como sempre, partiu para o Q3 com os pneus macios, seu primeiro tempo foi deletado por ter extravasado os limites de pista – os ventos se acentuaram ao final da sessão – o piloto instalou um novo conjunto de pneus macios e partiu para mais uma volta rápida, mas não conseguiu bater os tempos estabelecidos pela dupla da Mercedes e largou da segunda fila.
Max aproveitou o momento da relargada para atacar Hamilton e garantir a segunda posição, o piloto tentou estabelecer uma distância para o rival, mas a estada acabou em poucas voltas, o inglês retomou P2. O piloto da Red Bull precisou trabalhar para obter a segunda posição, a equipe partiu para a estratégia e ganhou a posição com a parada nos boxes, onde Verstappen trocou os pneus médios pelos duros, ganhou uma volta para aquecer os compostos; somente no giro seguinte a Mercedes parou Bottas, Verstappen ganhou a posição pouco depois do finlandês deixar o pit-lane com um pneu que ainda estava freio.
Verstappen também desfrutou dos problemas no carro de Bottas – o motor que entrou em modo de segurança – para correr livre na segunda posição.
Quando Hamilton foi para os boxes, Sergio Pérez assumiu a liderança da prova, com os pneus que apresentavam uma conservação melhor – um bom trabalho realizado pelo mexicano – desta forma ele pode esticar o seu stint. Uma boa tática, já que um Safety Car poderia ser ativo.
Pérez ainda precisou enfrentar Nikita Mazepin que ignorou as bandeiras azuis, não dando espaço para ele. Mas a parte mais engraçada foi na aproximação de Hamilton que confundiu o mexicano com um piloto retardatário, se questionando sobre o piloto da Red Bull não dar espaço para ele – Hamilton foi informado pelo rádio que na verdade ele estava disputando posição com aquele piloto mesmo.
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— Formula 1 (@F1) May 2, 2021
Podemos dizer que a atuação dos dois pilotos da Red Bull foi muito positiva. Vertappen tentou a volta mais rápida para conquistar mais um ponto, mas novamente os limites de pista impediram o piloto. Mesmo assim a sua segunda posição é bem-vinda para a sua disputa pelo título.
O mexicano largou da quarta posição, perdeu espaço na largada para Carlos Sainz, mas retomou o seu lugar de origem e terminou em P4, protagonizando um final solidário na pista. Os pontos conquistados pelos dois pilotos da Red Bull, deixam a equipe separada da Mercedes por apenas 18 pontos, o que não é uma situação ruim, já que os austríacos também estão de olho no campeonato de construtores.
McLaren
53 pontos
Eles seguem na terceira posição do campeonato de construtores, tanto Lando Norris quanto Daniel Ricciardo levaram pontos para casa, mas em desempenhos bem diferentes.
Primeiro falando sobre o australiano, ele segue em sua fase de adaptação, mas com um desempenho um pouco mais questionado por ser a terceira etapa do ano. Além disso o australiano passou os treinos livres e classificação informando para a equipe que estava gostando do comportamento do carro e se sentindo bem. Mas durante a classificação ele não conseguiu entregar um bom resultado e acabou largando de décima sexta posição.
O australiano realizou uma corrida de recuperação, aproveitou a largada e a relargada para conquistar algumas posições, terminando a prova em P9, onde também se aproveitou da queda de desempenho de Carlos Sainz.
Lando Norris é um piloto que vem se destacando, principalmente quando esperavam mais de seu companheiro de equipe. Desta forma o piloto da McLaren vem representando o time com posições melhores. O piloto começou a corrida de P7, travou algumas disputas na pista para fechar a prova em p5, se posicionando logo atrás dos pilotos da Red Bull e Mercedes.
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Ferrari
42 pontos
Em Portugal a equipe esteve batalhando por mais pontos, Carlos Sainz superou Charles Leclerc em ritmo de classificação, começando a prova pelo P5, enquanto o monegasco era P8. A Ferrari tinha muitas expectativas para a pista e esperava um bom resultado.
Sainz foi um forte candidato a conquistar até um pódio, não só pela sua classificação, mas também pelo seu desempenho durante os treinos livres. Mas no fim das contas o espanhol teve um revés na segunda metade da prova, onde acabou perdendo espaço e ritmo e foi despencando no grid, onde finalmente terminou a corrida em P11. A Ferrari tem muita coisa para analisar, pois realmente não esperava este desempenho de Sainz ao final da prova.
Charles Leclerc terminou a corrida em P6, mas não ficou contente com o desempenho obtido no fim de semana. Os dados do monegasco também serão estudados, pois ele também apresentou uma queda da metade para o final da prova, onde a dupla acabou lutando com a granulação dos pneus. Mas o monegasco avaliou que não seria possível conquistar nada além de um quinto lugar, portando o P6 foi um resultado razoável.
Alpine
13 pontos
A equipe superou AlphaTauri e Aston Martin em pontos. Tanto Esteban Ocon, quanto Fernando Alonso somaram pontos nesta etapa – conquistando um P7 e P8 respectivamente. A equipe soube aproveitar a pista, mesmo com a classificação do espanhol não sendo ideal. Mas durante os treinos livres eles já chamavam a atenção por estarem rodeando o Top-10 (e no TL2, Alonso terminou a sessão em P5, acompanhando pelo francês em P6).
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O time está aproveitando quando pode conquistar alguns pontos, afinal a sua batalha será realmente complicada, o grid está muito apertado e o time já relatou problemas com a evolução que foram feitas no carro.
Ocon parece ter casado com a pista e conseguiu extrair um bom trabalho com o seu equipamento, então eles conseguem deixar Portugal mais tranquilos.
AlphaTauri
9 pontos
Pierre Gasly levou o único ponto conquistado pela equipe. Não foi um fim de semana agradável para o time, os dois pilotos lideram com a falta de ritmo, o francês ainda tentou brigar com o piloto da Ferrari, mas ao final da corrida ele ficou apenas com um P10.
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Yuki Tsunoda já esperava por um fim de semana complicado, pois não conhecia a pista, ‘a montanha russa’ seria uma novidade para o piloto. No fim o japonês não conseguiu lidar bem com a falta de aderência e dificuldade de equilíbrio no carro. Depois de Portugal resta analisar os dados e buscar um resultado melhor, investir na próxima corrida para conquistar pontos e segurar a briga com a Alpine, não se distanciando muito dos seus rivais.
Aston Martin
5 pontos
A equipe deixou Portugal zerada, Sebastian Vettel e Lance Stroll não conseguiram um bom resultado na pista, todo o fim de semana foi bem complicado. Os treinos livres já não apostavam uma boa posição, os pilotos ficaram brigando para baixo do top-10. A classificação foi surpreendente, dado que o alemão conseguiu avançar para o Q3.
Vettel falou muito sobre os ventos, durante a classificação o piloto teve um bom desempenho no Q1 e no Q2, mas quando eles mudaram no Q3, ele não conseguiu buscar uma boa volta. Durante a corrida, a palavra falta de ritmo também acaba aparecendo para definir a corrida do alemão. Ele perdeu o top-10 e ficou disputando espaço com Antonio Giovinazzi – que o superou. Ele também perdeu terreno para a Alpine, desta forma terminou a corrida em P13.
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Lance Stroll estava com o carro atualizado, mas não surtiu muito efeito na pista – Vettel receberá atualizações para Barcelona – o canadense recuperou algumas posições na prova e de P17 foi para P14, mas eles realmente não tinham como tirar mais do carro na pista. Os ventos também influenciaram nas ultrapassagens dificultando a aproximação e a conclusão delas.
Alfa Romeo
0 Pontos
O primeiro ponto a se falar sobre a Alfa Romeo, é que a equipe tentou recuperar os pontos perdidos por Kimi Raikkonen em Ímola, quando ele acabou rodando atrás do Safety Car, mas eles não conseguiram reaver os pontos; a FIA optou por manter a decisão da Emilia-Romagna.
Partindo para o fim de semana da Alfa Romeo, o ritmo apareceu, eles conseguiram uma boa classificação avançando para o Q2 e estiveram na disputa por uma vaga no Q3 com Antonio Giovinazzi. Para a equipe a dificuldade de lidar com um pelotão intermediário tão apertado é grande, mas eles buscam uma classificação melhor.
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Kimi Raikkonen largou da décima quinta posição, a Alfa Romeo apostou nos pneus macios para o piloto ter mais aderência na largada, mas na segunda volta o finlandês acertou o italiano, estragando a sua prova pois abandonou – foi neste momento que o Safety Car foi ativo. Raikkonen assumiu toda a culpa, informou que ao fazer um ajuste no volante e ao olhar mais uma vez para ver se a configuração estava certa, já estava próximo do companheiro de equipe e não pode evitar o toque. A sua asa dianteira foi danificada e ficou presa embaixo do carro.
Por sorte o pneu de Giovinazzi não furou, o italiano permaneceu na prova e terminou a corrida em P12, mas novamente a equipe deixa uma corrida zerada. O italiano teve uma corrida ok, mas não conseguiu avançar no pelotão para disputar o top-10, além disso em estratégia a Alpine acabou levando a melhor, já que permaneceu por mais tempo na pista e ganhou a posição do italiano e de Vettel, já que não conseguia realizar a ultrapassagem na pista.
Williams
0 pontos
Os pilotos estão sentindo que o carro está avançando, onde é possível pensar em posições melhores, mas definitivamente este não foi um de semana para brigar por pontos. Eles também foram mais uma equipe a reclamar dos fortes ventos e do quanto a performance do carro ficou comprometida quando eles atacam.
George Russell avançou para o Q2 e ajudou o time a obter uma posição melhor para a largada (P11), mas na corrida o piloto terminou a prova em P16. Nicholas Latifi não conseguiu ajudar o time na classificação, mas durante a corrida batalhou com Mick Schumacher precisando lidar com o piloto da Haas, o seu resultado da prova foi P18.
Haas
0 pontos
Não existe muito o que esperar da Haas, eles seguem no final do pelotão, mas Mick Schumacher está se mostrando um piloto aguerrido tentando extrair o melhor do seu equipamento e superar um dos carros da Williams é um bom feito, afinal o carro da Haas perde em performance para o dos rivais. Schumacher brilhou na sua disputa com Latifi e conseguiu o P17.
Enquanto Nikita Mazepin continua sendo um fiasco em seu rendimento. O piloto é o último do pelotão, mas conseguiu uma distância de um minuto para o companheiro de equipe. Além disso ignorou as bandeiras azuis, quando Sergio Pérez estava se aproximando, por fim ainda foi punido com cinco segundos e perdeu um ponto da superlicença. O russo não faz o mínimo com o carro da Haas.
DRIVER STANDINGS
Three races in the bag, and eight points in it at the top 🤏#PortugueseGP 🇵🇹 #F1 pic.twitter.com/8VvuJESD2c
— Formula 1 (@F1) May 2, 2021
CONSTRUCTOR STANDINGS 📊@MercedesAMGF1 hit triple-figures, with @redbullracing not far behind #PortugueseGP 🇵🇹 #F1 pic.twitter.com/bImOEMe7H1
— Formula 1 (@F1) May 3, 2021