A temporada 2024 da Fórmula 1 bateu na porta e neste momento, além de ficarmos de olho na performance dos carros e pilotos, os bastidores da categoria estão agitados, principalmente com tantos contratos terminando ao final de 2024.
Com a aproximação dos novos regulamentos que serão introduzidos visando os motores da categoria, muitos times devem aproveitar este ano para realizar contratações importantes, visando o desenvolvimento dos novos equipamentos. Isso precisa ser analisado com calma, especialmente por aqueles que são/serão fornecedores de motores.
O start de toda a movimentação começou com o vazamento da troca que Lewis Hamiltons vai realizar em 2025. O britânico optou por deixar a Mercedes após 11 anos de parceria, para defender a Ferrari.
A saída de Lewis Hamilton da categoria ou a sua mudança de time, era um fator decisivo para intensificar a dança das cadeiras.
Carlos Sainz também é uma peça importante nesta equação, o piloto tem um bom histórico pelas equipes que passou. Por ser um competidor bem técnico, os times conseguem extrair muito da sua experiência. Sainz era da academia da Red Bull e guiou pela Toro Rosso, o competidor já passou pela Renault, McLaren e Ferrari.
O nome do espanhol é contato não apenas para a vaga da Mercedes, como um possível substituto para Sergio Pérez ou com a possibilidade de encabeçar o projeto da Audi/Sauber.
Confira a duração dos contratos dos pilotos da Fórmula 1
Red Bull
Max Verstappen – 2028
Sergio Pérez – 2024
O mexicano foi uma medida paliativa que a Red Bull necessitou em um momento de instabilidade dentro da sua academia de pilotos. No entanto, Pérez não tem entregado o quanto é esperado, principalmente contando com o melhor do grid.
Um dos assuntos mais comentados na pré-temporada girou em torno de quem substituirá Pérez ao final de 2024. Carlos Sainz e Daniel Ricciardo são as apostas mais palpáveis.
Mercedes
Lewis Hamilton – 2025* –
O inglês tinha um contrato estabelecido com a Mercedes até o final de 2025, renovado ainda no ano passado. Mas com uma oferta realizada pela Ferrari no momento certo, Hamilton optou por utilizar a cláusula que permitia a quebra de contrato e optou por defender o time italiano a partir de 2025.
George Russell – 2025
Ferrari
Charles Leclerc – Mais algumas temporada, duração não revelada
O novo contrato de Charles Leclerc foi firmado no começo de 2024, garantindo a permanêcia do monegasco por mais alguns anos com a Ferrari.
Carlos Sainz – 2024
O espanhol esperava renovar o contrato com a Ferrari, mas foi surpreendido quando o time estabeleceu um acordo com Lewis Hamilton. Sainz está em busca de um novo contrato para permanecer na F1, mas até o momento é um dos competidores que a grande maioria não vê fora do grid tão cedo.
McLaren
Lando Norris – 2026*
Um novo contrato foi fechado com Lando Norris no início do ano. O time já tinha tentando eliminar rumores sobre a possível saída do inglês, mas agora confirma mais uma vez que o time está focado em desenvolver um carro competitivo para que Norris tenha a oportunidade de brigar pelo título.
Oscar Piastri – 2026
Aston Martin
Fernando Alonso – 2024
O espanhol não ficará para sempre na Fórmula 1, mas atualmente é difícil descartar a sua permanência na categoria.
Lance Stroll – Filho do dono, orgulho do pai
Alpine
Esteban Ocon – 2024
Aquele contrato de múltiplos anos de Ocon com a Alpine estabelecido em 2021, será encerrado ao final de 2024. O time tem passado por uma fase complicada e não deve entregar um carro competitivo neste ano.
Difícil dizer se Ocon ou Gasly vão permanecer com a equipe ou se o time francês vai optar por fazer uma mudança radical, afinal, eles são fornecedores de motores e vão precisar de auxilio nesta nova fase.
Pierre Gasly – 2024
Williams
Alexander Albon – 2025
Logan Sargeant – 2024
O norte-americano ganhou a chance de mostrar trabalho, vai guiar pela Williams por mais um ano. Agora é um momento sem desculpas, ele já conhece basicamente todas as pistas que a categoria vai correr neste ano, além de estar mais familiarizado com o time.
Sargeant se preparou melhor fisicamente para encerar o ano, mas não tem uma vaga garantida para 2025.
Racing Bulls
Yuki Tsunoda – 2024
Daniel Ricciardo – 2024
O australiano voltou para a família Red Bull e defendeu a AlphaTauri em parte do campeonato de 2023, substituindo Nyck de Vries. Ricciardo também é cotado para retornar à Red Bull e ser companheiro de Max Verstappen mais uma vez. Por consequência, o seu lugar é almejado por Liam Lawson.
Sauber
Valtteri Bootas – 2024
Guanyu Zhou – 2024
Os dois pilotos trabalham bem juntos, mas 2025 é um momento delicado na categoria, pois o time precisa pensar não apenas na temporada que será disputada, como na preparação para 2026, já que os carros também sofrerão alterações com a chegada dos novos motores.
A Sauber se tornará Audi, o time portanto deve promover mudanças, para chegar na categoria em busca de ter mais competitividade.
Haas
Kevin Magnussen – 2024
Nico Hülkenberg – 2024
Na Haas é difícil dizer, essa é uma das equipes que por anos prezou por ter pilotos titulares com experiência. Neste momento de transição do grid seria ideal buscar alguém que ainda não tem contrato para 2025, pensando na evolução do time.
A Haas conta com um novo chefe de equipe que pode promover mudanças, já que Günther Steiner não as sustentou.