A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, logo após o GP de Las Vegas para disputar a última prova da temporada em Abu Dhabi. Como tem acontecido nos últimos anos, a prova em Yas Marina encerra o calendário.
Os campeões da temporada estão definidos, Max Verstappen faturou o título, enquanto Sergio Pérez se consolidou na vice-liderança após a última prova nos Estados Unidos. A Red Bull faturou o título da temporada 2023, marcando o domínio desta edição.
Fórmula 1
• ☝️ O primeiro GP de Abu Dhabi foi disputado no dia 1 de novembro de 2009;
• 📆 A corrida em Yas Marina marca o encerramento da temporada 2023;
• 🍾 Já foram realizadas 14 edições da prova;
• Abu Dhabi recebeu a primeira corrida do calendário iniciada à tarde, com encerramente à noite, depois o Bahrein repetiu a pedida em 2014;
• A Ferrari nunca venceu ou conquistou uma pole em Abu Dhabi;
• 🏆 Sir Lewis Hamilton conta com cinco vitórias e cinco poles neste circuito;
• 🇦🇪 O GP de Abu Dhabi de 2021 foi palco da decisão do título de pilotos, disputado entre Verstappen e Hamilton;
• 🇳🇱 Max Verstappen conta com três vitórias em Yas Marina, o mesmo número de Sebastian Vettel. A segunda vitória do holandês foi conquistada no GP de Abu Dhabi de 2021. A prova marcada por uma polêmica por conta da forma como a corrida foi conduzida pós-Safety Car;
• 🏗️ O circuito passou por alterações em 2021 para fornecer corridas mais dinâmicas, portanto algumas curvas e chicanes foram alteradas;
• 💡 A prova em Abu Dhabi acontece no entardecer e são necessários cerca de 5 mil holofotes para viabilizar a realização da prova. Eles ficam ligados durante do início ao fim de todas as sessões para os pilotos não sentirem uma variação na iluminação ao longo do dia;
• 🇩🇪 Ano passado a Fórmula 1 se despediu de Sebastian Vettel, o alemão realizava a sua última prova na categoria;
• 🏁 Neste ano os pilotos vão completar 58 voltas;
• 📏 O circuito conta com 5.281 KM;
• 🏎️ A @pirelli_motorsport escolheu a gama mais macia para ser utilizada nesta corrida, contando com o C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha);
• ⚠️ O asfalto não é tão abrasivo, desta forma é possível utilizando estes pneus;
Fórmula 2
Finalmente após uma longa espera, a Fórmula 2 se reúne mais uma vez com a Fórmula 1, agora para concluir a disputa do campeonato. A última batalha aconteceu em Monza no início de setembro, desde então estamos aguardando o retorno da categoria para conhecer o campeão.
As coisas estão mais favoráveis para Théo Pourchaire, o piloto francês conta com 191 pontos, contra 166 de Frederik Vesti e 152 de Ayumu Iwasa. No entanto, esse parece ser o campeonato daqueles que não querem vencer, por conta dos deslizes que aconteceram ao longo das etapas, além de alguns pilotos conhecerem o seu destino para o próximo ano. A corrida principal de Monza foi vencida por Oliver Bearman, enquanto Iwasa e Pourchaire dividiram o pódio com o piloto da Prema.
Conquistar o título desta temporada é saber que esses pilotos, assim como Felipe Drugovich não estarão no próximo grid da Fórmula 1. Théo Pourchaire foi confirmado como piloto reserva e de testes da Sauber, ao passo que o time vai manter Valtteri Bottas e Zhou Guanyu. Um golpe baixo para os pilotos, mas os competidores da base seguem realizando o seu trabalho para buscar uma oportunidade de guiar na principal categoria do automobilismo.
O grid começa a apresentar algumas modificações, por conta de pilotos que as equipes já estão avaliando para o próximo ano do campeonato, tentando realizar as melhores escolhas para as suas academias.
Moto GP
Neste fim de semana a Moto GP retorna à Espanha para a realização do GP de Valência. O título da temporada ainda não foi decidido, portanto mais um duelo entre Francesco Bagnaia e Jorge Martín será travado. A disputa pelo título pode ser concluída ainda no sábado, com o italiano já com uma mão na taça.
Bagnaia conta com 437 pontos, contra 416 de Martín, separados por apenas 21 pontos. O italiano chega o Circuito Ricardo Tormo com o objetivo de defender a sua liderança, Bagnaia pode faturar o título se conseguir pelo menos quatro pontos a mais que Martín na Sprint do sábado. Se isso não ocorrer, para festejar independente do resultado do rival, é necessário obter 16 pontos ao todo fim de semana. São 37 pontos em disputa neste fim de semana.
Stock Car
A Stock Car estará em Cascavel neste fim de semana para a disputa da penúltima etapa do campeonato. Os postulantes ao título vão se encontrar mais uma vez para tentar faturar o máximo de pontos e ficar um pouco mais seguros na final.
Na ponta do campeonato e com 31 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) é um competidor com um retrospecto favorável em Cascavel. O campeão de 2021 conquistou o troféu Vivo Man of the Race no Oeste do Paraná na etapa disputada lá em junho de 2023, por ter sido o maior pontuador daquele encontro. Das sete provas disputadas no traçado entre 2020 e a atual temporada, Casagrande terminou seis delas no top-6, com incríveis quatro terceiros lugares em sequência. Sua média é muito boa: 15,85 pontos por corrida.
Outro piloto que também costuma andar bem em Cascavel é Felipe Fraga (Blau Motorsport). O paraense criado em Tocantins voltou à Stock Car nesta temporada e fez uma boa jornada na etapa de Cascavel disputada em junho passado, com a conquista da pole position e do segundo lugar na Corrida 1. Em anos anteriores, o piloto já venceu uma vez em Cascavel, na temporada 2019, e foi segundo lugar no ano anterior. Já levando em conta o retrospecto recente, no período 2020-2023, Fraga se posiciona como o quarto melhor pontuador, com a média de 14,5 conquistados por disputa.
Cascavel é uma pista histórica para Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time). Foi lá que o ex-piloto da Ferrari e duas vezes vice-campeão mundial de Fórmula 1 conquistou sua primeira pole na Stock Car, há pouco mais de dez anos. Também na pista paranaense, Rubinho venceu duas vezes (2014 e 2016), foi terceiro em 2019 e quarto em 2017.
Entretanto, no período recente, entre 2020 e 2023, o melhor resultado obtido pelo bicampeão foi um quinto lugar, na Corrida 1 de 2021. Nessa fase, Barrichello é o piloto com a menor média de pontos entre os cinco primeiros colocados da classificação do atual campeonato: 7,14. Em quarto na tabela, o piloto precisa elevar seus números recentes na pista paranaense para seguir com chances de lutar pelo tri da Stock Car.
Para os dados que são usados para fazer a média dos competidores, as quatro últimas etapas disputadas em Cascavel entre as temporadas 2020 e 2023, sendo três em rodada dupla e uma em rodada simples, totalizando sete corridas disputadas. Entre os cinco primeiros colocados no atual campeonato, Daniel Serra (Eurofarma RC) ocupa justamente a quinta posição na tabela de classificação, mas em contrapartida é o piloto que tem a melhor performance nas etapas recentes realizadas em Cascavel. Neste período, o tricampeão conquistou duas vitórias e um segundo lugar no traçado paranaense como melhores resultados e obteve a melhor pontuação média entre os atuais líderes: 17,71 pontos por prova.
Outro que tem colhido bons resultados recentes em Cascavel é Thiago Camilo (A.Mattheis Ipiranga Racing). O paulista de 39 anos é um dos pilotos que mais venceu na pista com a Stock Car — com três triunfos, assim como Marcos Gomes e Átila Abreu. Já no período entre 2020 e 2023, Camilo obteve duas vitórias, um quarto e um quinto lugares como melhores resultados. A pontuação média obtida por Thiago também é bastante relevante: 16,57 por prova.
Agendinhas: @aleranierimotor
#F1noBP #F1 #Formula1 #motorsport #podcast #boletimdopaddock #abudhabi