| Débora Almeida dos Santos – publicado em 05/10/2016 às 22:00
Suzuka é uma das pistas clássicas presentes no calendário da Fórmula 1. Com suas curvas imponentes que podem se tornar um bom desafio quando somados aos carros de pressão aerodinâmica e as velocidades que os carros atuais atingem além de ser um fantástico circuito em forma de oito. O circuito tem costume de ser a casa dos pilotos que tem mundiais na carreira, talvez seja por isso que é um dos mais reverenciados pelos pilotos. Para vários cabeças de gasolina brasileiros a pista é muito especial devido as provas de tirar o folego que foram protagonizadas por Ayrton Senna.
A CURVA 130R
A famosa curva 130R recebeu esse nome por causa do seu raio de 130 metros, podendo ser feita a mais de 300 km/h em sétima marcha. O pneu direito dianteiro, pode suportar o equivalente a 800 quilos de força descendente quando o carro descreve esta curva à velocidade máxima.
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Suzuka também é perigosa
A pista de Suzuka também é famosa por presenciar por diversas vezes acidentes terríveis, como o de Nigel Mansell em 1987 e Timo Glock em 2009 e em 2014 quando o francês Jules Bianchi da Marussia, após escapar da curva Dunlop quando atingiu um trator que retirava a Sauber do alemão Adrian Sutil, que rodara na pista na volta anterior o ocorrido trágico gerou uma onda de revolta contra os organizadores da prova pela exposição de risco em que os pilotos corriam na pista que não oferecia todas as proteções, e infelizmente tomaram a decisão de colocar um trator em uma pista de alta velocidade. Nove meses depois do acidente a morte de Jules Bianchi foi anunciada em 17 de julho de 2015 e em meio a tantas boas disputas o autódromo carrega essa mancha de um dia muito triste para a Fórmula 1.

| Tamanho da pista | 5,807 km |
| Número de voltas | 53 |
| Corrida total | 307,471 km |
| Recorde da volta | 1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005 |
| Volta mais rápida | 1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006 |
| Velocidade máxima | 330 kph |
| Aceleração plena | 65% |
| Consumo de pneu | Alto |
| Consumo de freio | Baixo |
| Nível de downforce | 8/10 |
| Troca de marchas por volta | 48 |
| Consumo por volta | 1,8 kg (2,8 kg em 2013) |
| Perda no pit lane | 21 segundos |
| Pneus para 2016 | Duro, Médio e Macio |
| Distância para a Curva 1 | 350 metros |
| Zonas de DRS | somente 1 na reta do box |
| Melhor tempo no TL1 em 2015 | 1’49.434 – Carlos Sainz (chuva) |
| Melhor tempo no TL2 em 2015 | 1’48.277 – Daniil Kvyat (chuva) |
| Melhor tempo no TL3 em 2015 | 1’33.995 – Nico Rosberg |
| Pole em 2015 | 1’32.584 – Nico Rosberg |
| Vencedor em 2015 | 1:28’06.508 – Lewis Hamilton |
Últimos resultados em Suzuka
| Vitórias | |
| 2015 | Lewis Hamilton |
| 2014 | Lewis Hamilton |
| 2013 | Sebastian Vettel |
| 2012 | Sebastian Vettel |
| 2011 | Jenson Button |
| Poles | |
| 2015 | Nico Rosberg |
| 2014 | Nico Rosberg |
| 2013 | Mark Webber |
| 2012 | Sebastian Vettel |
| 2011 | Sebastian Vettel |
| VMR | |
| 2015 | Lewis Hamilton |
| 2014 | Lewis Hamilton |
| 2013 | Mark Webber |
| 2012 | Sebastian Vettel |
| 2011 | Jenson Button |

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