PREVIEW – GP DO JAPÃO 2016 – FÓRMULA 1

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| Débora Almeida dos Santos – publicado em 05/10/2016 às 22:00

Suzuka é uma das pistas clássicas presentes no calendário da Fórmula 1. Com suas curvas imponentes que podem se tornar um bom desafio quando somados aos carros de pressão aerodinâmica e as velocidades que os carros atuais atingem além de ser um fantástico circuito em forma de oito. O circuito tem costume de ser a casa dos pilotos que tem mundiais na carreira, talvez seja por isso que é um dos mais reverenciados pelos pilotos. Para vários cabeças de gasolina brasileiros a pista é muito especial devido as provas de tirar o folego que foram protagonizadas por Ayrton Senna.

A CURVA 130R

A famosa curva 130R recebeu esse nome por causa do seu raio de 130 metros, podendo ser feita a mais de 300 km/h em sétima marcha. O pneu direito dianteiro, pode suportar o equivalente a 800 quilos de força descendente quando o carro descreve esta curva à velocidade máxima.

§ PREVIEW PIRELLI GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO DE 2016

Suzuka também é perigosa

A pista de Suzuka também é famosa por presenciar por diversas vezes acidentes terríveis, como o de Nigel Mansell em 1987 e Timo Glock em 2009 e em 2014 quando o francês Jules Bianchi da Marussia, após escapar da curva Dunlop quando atingiu um trator que retirava a Sauber do alemão Adrian Sutil, que rodara na pista na volta anterior o ocorrido trágico gerou uma onda de revolta contra os organizadores da prova pela exposição de risco em que os pilotos  corriam na pista que não oferecia todas as proteções, e infelizmente tomaram a decisão de colocar um trator em uma pista de alta velocidade. Nove meses depois do acidente a morte de Jules Bianchi foi anunciada em 17 de julho de 2015 e em meio a tantas boas disputas o autódromo carrega essa mancha de um dia muito triste para a Fórmula 1.

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Tamanho da pista5,807 km
Número de voltas53
Corrida total307,471 km
Recorde da volta1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005
Volta mais rápida1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006
Velocidade máxima330 kph
Aceleração plena65%
Consumo de pneuAlto
Consumo de freioBaixo
Nível de downforce8/10
Troca de marchas por volta48
Consumo por volta1,8 kg (2,8 kg em 2013)
Perda no pit lane21 segundos
Pneus para 2016Duro, Médio e Macio
Distância para a Curva 1350 metros
Zonas de DRSsomente 1 na reta do box
Melhor tempo no TL1 em 20151’49.434 – Carlos Sainz (chuva)
Melhor tempo no TL2 em 20151’48.277 – Daniil Kvyat (chuva)
Melhor tempo no TL3 em 20151’33.995 – Nico Rosberg
Pole em 20151’32.584 – Nico Rosberg
Vencedor em 20151:28’06.508 – Lewis Hamilton


Últimos resultados em Suzuka

Vitórias 
2015Lewis Hamilton
2014Lewis Hamilton
2013Sebastian Vettel
2012Sebastian Vettel
2011Jenson Button
  
Poles 
2015Nico Rosberg
2014Nico Rosberg
2013Mark Webber
2012Sebastian Vettel
2011Sebastian Vettel
  
VMR 
2015Lewis Hamilton
2014Lewis Hamilton
2013Mark Webber
2012Sebastian Vettel
2011Jenson Button

 

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

2 comentários em “PREVIEW – GP DO JAPÃO 2016 – FÓRMULA 1

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