O Grande Prêmio da Rússia é um dos mais recente dentro do calendário da Fórmula, indo para a sua quinta edição. O circuito de Sochi estreou apenas em 2014, mesmo com o ex-presidente da FOM Bernie Ecclestone expressando sua vontade de colocar o país na rota da Fórmula 1. Acabou levando muitos anos para o acordo ser firmado, até que o presidente da Rússia, Vladimir Putin decidisse assinar os contratos para a realização da competição.
lll Pneus
No ano de sua estreia o asfalto de Sochi era conhecido por ser escorregadio, mas ao logo dos anos ele amadureceu, mas ainda não atingiu a expectativa esperada. A degradação dos pneus não é tão elevada, por este motivo a Pirelli investiu na utilização dos compostos hipermacios (faixa rosa) para está corrida. A configuração dos compostos é a mesma que fora apresentada para o Grande Prêmio de Cingapura, contendo os ultramacios (faixa roxa) e macios (faixa amarela), optando por saltar o supermacios possibilitando uma briga por estratégia entre as equipes.
For the 2018 Russian Grand Prix we're swapping our #Fit4F1 Reds for Pinks! https://t.co/qzFKwGSW66 pic.twitter.com/gcV63IMbNX
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) September 24, 2018
A estratégia do ano passado foi de apenas uma parada. Bottas foi aos boxes na volta 27, trocando os ultramacios pelos supermacios. O pneu dianteiro direito é o que trabalha mais e acaba favorecendo as travadas de roda que são comuns no circuito.
Just how many #Fit4F1 pink shoes do we fit in our #RussianGP bound luggage? Time to find out. https://t.co/UVHbWZXhQf pic.twitter.com/xyXFdwHB8y
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) September 18, 2018
O Grande Prêmio da Rússia que foi disputado como quarta etapa no ano passado agora contemplar a fase final do campeonato como 16ª corrida da temporada.
Pirelli chooses the hypersoft compound for the 5.848 km long Russian GP track. The fastest tire for one of the longest circuits of the World F1 championship.
#Formula1 #Fit4F1 #RussianGP pic.twitter.com/Rz4r9Zxiuj— Pirelli Motorsport (@pirellisport) September 27, 2018
lll Corrida de 2017
Valtteri Bottas venceu o primeiro Grande Prêmio da sua carreira em Sochi. Após ser contratado pela Mercedes, o finlandês já vinha dando sinais ao longo do ano que a sua vitória não demoraria para ocorrer na categoria.
A Ferrari havia dominado todo o final de semana somando os treinos livres e a classificação e Bottas ficara à frente de Lewis Hamilton no mesmo período, conseguindo largar no domingo no terceiro lugar. O finlandês da Mercedes rendeu mais com os compostos ultramacios que o companheiro de equipe. O inglês não encontrou o equilíbrio ideal para os seus pneus e fora visto escapando da pista algumas vezes durante o final de semana.
Durante a largada, Bottas tracionou melhor, superando a dupla da Ferrari para assumir a ponta. Vettel era atacado pelo companheiro de equipe, que precisava lidar com Lewis Hamilton em quarto.
O Safety Car entrou na segunda volta, após Romain Grosjean e Jolyon Palmer se tocarem, permanecendo na pista até a quarta volta, quando a relargada ocorreu. Bottas seguia na liderança da corrida. Ricciardo abandonava com problemas de freios.
First contact 💥👀#RussianGP 🇷🇺 pic.twitter.com/WRjeBYPrJw
— Formula 1 (@F1) April 30, 2017
A equipe alertava Hamilton sobre ele e Bottas estarem andando no limite. O inglês pediu para realizar algumas alterações, o que provocou uma melhora na pista, elevando o seu rendimento, mas mesmo com a aproximação do terceiro colocado, finalizou a prova em quarto.
Sebastian Vettel permaneceu na pista por 35 voltas, mesmo se queixando de bolhas no composto. A Ferrari tentou resistir com o alemão, com a intenção de obter distância com relação a Bottas na esperança de quando realizasse o pit-stop, tivesse tempo suficiente para voltar à frente do finlandês. Vettel realizou uma parada de 30 segundos, enquanto ele e Bottas estavam separados por 20. O erro do mecânico para trocar o pneu, custou a volta do alemão a pista e restou a Ferrari tentar a aproximação.
LAP 1/52: A spin for STR but he recovers and is running in P15, behind the Safety Car#RussianGP 🇷🇺 pic.twitter.com/IhZ2duR4mC
— Formula 1 (@F1) April 30, 2017
Com os compostos mais novos, Vettel tentava tirar os segundos e melhorar a sua performance, mas o finlandês também mostrava serviço fazendo de tudo para o rival não concluir o seu objetivo. Bottas colocava os retardatários entre eles para atrasar o alemão. Vettel cresceu no retrovisor do piloto da Mercedes, mas não tinha mais tempo para lutar por uma ultrapassagem.
Ao final daquele Grande Prêmio, três pilotos tinham chance de disputar o título. Sebastian Vettel era o líder com 86 pontos, seguido por Hamilton com 73 e Bottas com 63.
LAP 1/52: A spin for STR but he recovers and is running in P15, behind the Safety Car#RussianGP 🇷🇺 pic.twitter.com/IhZ2duR4mC
— Formula 1 (@F1) April 30, 2017
Kimi Raikkonen teve um final de semana brilhante, se saiu muito bem nos treinos livre e na classificação, defendeu muito bem a posição na largada, e soube administrar de forma formidável todas as voltas. Teve uma parada nos boxes, muito bem executada pela equipe. E ainda rendeu uma pérola, quando foi avisado pela mesma que Bottas estava na frente dos carros da Ferrari, e Raikkonen não fazia ideia que o outro finlandês havia ultrapassado os dois carros da equipe. Desse jeito Kimi de ser, quando entra no carro e só se importa com o seu resultado, ignorando os fatores externos, correndo pelo prazer de correr. Que ele continue tendo o mesmo desempenho nas próximas corridas, mostrando que a Ferrari acertou nos dois carros e que o lugar é ocupado por dois pilotos extremamente competitivos.
congrats @ValtteriBottas !! you really deserve it. mega job. happy also for everyone at merc & especially everyone on your car! https://t.co/djCRgk9oue
— Nico Rosberg (@NicoRosberg) April 30, 2017