A Fórmula 1 desembarca neste fim de semana na Áustria para a realização da 9ª etapa do Campeonato. Julho será um mês agitado na categoria, com quatro corridas programas, divididas em duas rodadas duplas. A conclusão desse período encaminha a F1 para as férias de verão.
A corrida acontece em um terreno já conhecido pelos seus pilotos. É um retorno rápido ao circuito e nestes últimos anos a Fórmula 1 adquiriu ainda mais experiência correndo por lá, principalmente ao introduzir o GP da Estíria realizando duas provas no mesmo traçado.
O circuito é extremamente veloz, os pilotos completam voltas que duram pouco mais de um minuto, já que é um traçado é curto. Ele é atualmente o quinto circuito mais curto do calendário, perdendo apenas para Mônaco, Zandvoort, Hermanos Rodríguez e Interlagos.
A distância de 4,318 e apenas 10 curvas, são a combinação perfeita para se dar uma volta veloz no traçado. As curvas 2, 5 e 8 são feitas em aceleração plena. Por volta o piloto troca cerca de 32 vezes a marcha, a quantidade é extremamente pequena perto das outras pistas que compõe o calendário.
As sessões costumam ser bem agitadas, além disso, o trânsito é um problema, pois em meio a uma volta curta, é fácil encontrar pilotos lentos. Outra questão é a dificuldade para resfriar o equipamento, pois com voltas tão curtas, não existe uma brecha muito grande e logo o piloto já precisa entrar em uma nova volta rápida.
Por ser um traçado curto, os problemas nos freios podem surgir e precisam ser um ponto de atenção para os pilotos ao longo de todo o fim de semana. Ao se aproximar das curvas 1, 3 e 4, as frenagens são muito fortes e próximas, desta forma não existe tempo suficiente para realizar o resfriamento do equipamento isso acaba se traduzindo em desgaste.
Nesta corrida é extremamente necessário ter mais cuidado com os freios e isso interfere diretamente no trabalho realizado com os pneus.
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Algo que chama a atenção neste traçado é a diferença entre pontos, os pilotos definem esse circuito como uma montanha-russa, existe uma diferença de altitude de 69 metros entre o ponto mais baixo e ponto mais alto do traçado – também sendo um dos maiores da temporada.
Durante o fim de semana é comum ver alguns pilotos cometendo erros pelo traçado, principalmente na saída das curvas 1, 6 e 7, quando os pilotos atacam as zebras. O traçado é conhecido pelas suas curvas agressivas e é realmente um traçado muito técnico e por ter essa característica de ser difícil ao atacar as zebras, as suspenções dos carros merecem uma atenção especial.
Pneus para o GP da Áustria e esclarecimento sobre o fim de semana
Está é mais uma pista com clima imprevisível no ano, as tempestades podem acontecer e prejudicar a realização de algumas sessões. A expectativa é que tenha chuva ao longo do fim de semana, mas principalmente na sexta e sábado. As corridas costumam ser bem dinâmicas neste traçado, mas a possibilidade de chuva pode animar ainda mais um fim de semana com Sprint, pois os pilotos tem a chance de realizar duas classificações – podendo aproveitar situações diferentes de pista.
A Pirelli optou mais uma vez pelos pneus mais macios da gama, desta forma fornecerá aos pilotos os compostos: C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio).
O fim de semana com a Sprint foi alterado para se tornar um pouco mais dinâmico, além de eliminar a realização do segundo treino livre. Na sexta-feira os pilotos passam por um treino livre para ajustar os seus carros e seguem para a classificação no formato Q1, Q2 e Q3 – já conhecido – para definir o grid de largada do GP da Áustria que será disputado no domingo.
Com a eliminação do TL2, o sábado será dedicado exclusivamente para a Sprint. A manhã começa com uma classificação, também no formato Q1, Q2 e Q3, mas com o tempo reduzido (com duração de 12, 10 e 8 minutos, respectivamente), para estabelecer o grid de largada da prova de 100 km. Apenas pneus novos podem ser usados na classificação da Sprint Shootout e eles são trabalhados da seguinte forma: no Q1 e Q2 eles só podem usar os pneus médios e no Q3 apenas os pneus macios estão disponíveis.
Por conta da configuração de fim de semana, a Pirelli fornecerá aos seus pilotos 12 jogos de pneus, diferente dos 13 conjuntos que são fornecidos em um fim de semana convencional. São entregues para cada um dos pilotos 2 conjuntos de pneus duros, 4 conjuntos de médios e 6 conjuntos de macios. Além disso, os times terão até seis conjuntos de pneus intermediários e três de pneus para chuva extrema.
Charles Leclerc venceu o GP da Áustria de 2022, trabalhando com a estratégia de três paradas, o duelo foi travado com Max Verstappen. Com a escolha da Ferrari, o monegasco realizou três ultrapassagens no holandês, conforme as suas posições se alteravam em decorrência das paradas que foram realizadas. O restante do pelotão optou pela estratégia de duas paradas, baseadas na utilização dos pneus médios e duros.
Neste circuito o carro cobra uma boa aderência mecânica em baixa velocidade – nas curvas 1,3 e 4) enquanto é necessário um desempenho forte em alta velocidade nos trechos das curvas 6-7 e 9-10. Os engenheiros trabalham para encontrar uma configuração que possibilite os pilotos a ter uma boa volta enquanto percorrer a extensão do traçado.
Ao final da corrida, Leclerc começou a lidar com um problema no carro e Verstappen tentou apertar o ritmo, mas o desempenho da Ferrari era muito superior.
Correr em casa é confortável para a Red Bull, mas esperam uma reviravolta nesse fim de semana, pois o time austríaco também já enfrentou problemas ao correr no Red Bull Ring.
Fórmula 2
A Fórmula 2 e a Fórmula 3 vão compartilhar o traçado com a Fórmula 1 neste fim de semana. As categorias de base vão estar durante todo o mês de julho seguindo a F1, desta forma serão realizadas corridas na Inglaterra, Hungria e Bélgica, antes que as férias de verão aconteçam.
Fréderic Vesti chega à Áustria como o atual líder do Campeonato, o piloto com 110 pontos, contra os 99 obtidos por Théo Pourchaire e 82 de Ayumu Iwasa. O último embate aconteceu em Barcelona quando Vesti venceu a prova Sprint e Oliver Bearman com a Prema faturou a vitória na corrida principal. Pourchaire também esteve no pódio da Sprint, obtendo um segundo lugar, para deixar o duelo ainda mais equilibrado, enquanto o piloto da Prema brilhava neste fim de semana.