A Fórmula 2 retorna para mais uma temporada emocionante. Nesta sexta-feira (03) os pilotos definiram o grid de largada para as provas que vão acontecer neste fim de semana. Théo Pourchaire sobrou muito durante a sessão, o piloto não teve a pole ameaçada e ao estabelecer 1m40s903 no final da atividade, cravou a primeira pole da temporada 2023.
O francês não conquistou o título na temporada passada, mas retorna à categoria de base buscando encerrar o ano como campeão. Pourchaire abriu mais de 0s7 de diferença para Victor Martins que se estabeleceu na segunda posição. A ART Grand Prix dominou a atividade colocando os seus dois pilotos na primeira fila para a prova que será disputada no domingo.
Neste sábado Pourscheire começará a prova da décima posição por conta da inversão do grid de largada. Para a prova Sprint a categoria realiza a inversão dos dez primeiros colocados, desta forma Ralph Boschung estará na ponta.
Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2
A Fórmula 2 está retornando no mesmo fim de semana que a F1 abre o seu campeonato. Várias mudanças no grid e a chegada de pilotos da Fórmula 3 empolgam todos, principalmente neste início de temporada.
Pela manhã os pilotos tiveram a oportunidade de realizar o TL1, a sessão foi liderada pelos pilotos da ART Grand Prix, com Théo Pourchaire na ponta.
Com a pista fria, a temperatura do traçado estava na casa dos 25°C, com 21°C no ambiente, bem diferente da situação que os competidores enfrentaram pela manhã.
Após a bandeira verde indicando o início da sessão os primeiros tempos começaram a aparecer, Ralph Boschung surgiu na ponta ao anotar 1m59s206, mas na sequência os tempos foram melhorando e o piloto da Campos Racing obteve 1m42s010 para ficar na ponta. A pista seguia em evolução, assim como o comportamento dos pneus, Hauger ocupou o segundo lugar com 1m42s274, enquanto Maini era o terceiro colocado.
Pourchaire que estabeleceu o melhor tempo no TL1, anotou 1m41s530. Restando 20 minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Pourchaire, Boschung, Hauger, Maini, Doohan, Maloney, Bearman, Vesti, Fittipaldi e Leclerc. Foi apenas na terceira volta com os pneus macios que os pilotos estabeleceram a sua melhor marca.
Durante o quinto giro, Arthur Leclerc anotou 1m42s212 para ocupar a quarta posição, pois foi superado por Victor Martins. Iwasa cometeu um erro e fritou os pneus, pouco depois foi a vez de Boschung perder o controle do carro e extravasar os limites de pista.
Os pilotos realizaram uma passagem pelos boxes, antes de retornar ao traçado mais uma vez. Neste momento os competidores eram: Pourchaire, Boschung, Martins, Leclerc, Hauger, Maini, Doohan, Maloney, Bearman e Verschoor. Fittipaldi ocupava a décima segunda posição.
Em sua segunda saída dos boxes, com a pista livre Doohan anotou 1m42s112 para ocupar a quarta posição. Os outros competidores foram ganhando a pista para mais uma tentativa de volta rápida.
Os pilotos conseguiam melhorar as suas marcas, mas Pourchaire foi mais uma vez o piloto mais veloz e cravou 1m40s903. Martins ocupou a segunda posição com 1m41s654, separado por 0s751 do piloto da ART Grand Prix.
🏁 QUALIFYING – TOP 10 🏁
A mighty effort by @TPourchaire!
Full results 👉 https://t.co/qLgyAl7LUL#BahrainGP #F2 pic.twitter.com/895LgYoBAR
— Formula 2 (@Formula2) March 3, 2023