A Williams disputará o GP da Austrália com apenas um carro, a decisão foi tomada após Alexander Albon bater e danificar o FW46 no final do TL1. Porém, mesmo com a batida do tailandês, o time de Grove optou por colocar Albon no carro de Logan Sargeant, desta forma o piloto norte-americano está fora da terceira etapa da temporada 2024.
Albon perdeu o controle do carro na saída da curva 6 no Circuito do Albert Park. Logo na primeira atividade os pilotos estavam testando os limites dos carros e começaram a passar mais próximo das barreiras, no entanto, isso significou alguns erros ao longo da sessão.
O carro guiado pelo tailandês fiou bem danificado, além de comprometer o motor e o câmbio, a Williams também enfrentou um problema com o chassi. A equipe de Grove infelizmente não conta com um terceiro chassi disponível para o fim de semana e após avaliar os danos do carro #23, ficou sem opção de colocar os dois equipamentos em pista.
The moment Alex Albon brought out the red flags 💥#F1 #AusGP pic.twitter.com/Osz5naXKQR
— Formula 1 (@F1) March 22, 2024
LEIA MAIS: Williams: uma jornada de reconstrução e persistência no mundo da Fórmula 1
O chassi é uma das peças mais caras dos carros de Fórmula 1, infelizmente quando não se tem muitos recursos, nem sempre a equipe conta com um terceiro chassi para utilizar, caso um deles dê problema.
Por conta de um dano considerável no chassi usado por Albon, precisou se virar para participar do restante do fim de semana.
Logan Sargeant participou normalmente do TL2. O norte-americano acabou rodando em um momento, mas deu continuidade a sequência de verificações para a Williams. No entanto, neste momento a sua participação já foi colocada como dúvida, afinal, mesmo batendo o carro, Albon tem mais experiência que Sargeant.
Catch up with all the action from our second practice session in Australia 👇#F1 #AusGP
— Formula 1 (@F1) March 22, 2024
A equipe tomou uma das decisões mais difíceis de fornecer o carro de Albon para Sargeant. A Williams realizou um comunicado falando sobre a decisão tomada.
“Após o acidente de Alex Albon durante o TL1 do GP da Austrália, a Williams confirma que devido aos extensos danos, será forçada a remover o chassi para o restante do Grande Prêmio. Este chassi será devido ao QG da equipe de Grove para reparo.”
“Devido ao fato de um terceiro chassi não estar disponível, a equipe pode confirmar que tomou a decisão de Alex competir pelo resto do fim de semana no chassi de Logan Sargeant que dirigiu durante o TL1 e TL2”.
“Estamos extremamente desapontados porque os danos sofridos no chassi significaram que precisamos removê-lo do fim de semana. É inaceitável na Fórmula 1 moderna não ter um chassi sobressalente, mas é um reflexo de como estávamos atrasados no período de inverno e um retrato de que precisamos passar por mudanças significativas para nos colocarmos em uma posição melhor para o futuro. Como resultado, tivemos algumas decisões muito difíceis para tomar esta tarde”, disse James Vowles.
“Embora Logan não deva sofrer com um erro que não cometeu, cada corrida conta quando o pelotão intermediário está mais apertado do que nunca, por isso tomamos a decisão com base em nosso melhor potencial para marcar pontos neste fim de semana. Essa decisão não foi tomada levianamente e não podemos agradecer o suficiente a Logan por sua ajuda, demonstrando sua dedicação à equipe. Ele é um verdadeiro player da equipe. Este será um fim de semana difícil para a Williams e não nos colocaremos novamente nesta situação”, seguiu o chefe de equipe.
— Williams Racing (@WilliamsRacing) March 22, 2024
LEIA MAIS: James Vowles inimigo do Excel: para James a Williams ainda habita a idade da pedra por usar Excel nas operações
No ano passado a Williams terminou o campeonato ocupando a sétima posição no Mundial de Construtores, contando com 28 pontos, 27 deles conquistados por Alexander Albon.
Embora o tailandês tenha cometido um erro na atividade, Albon é o piloto mais experiente do time e a Williams viu nestes últimos meses o norte-americano cometer mais erros.
Promovido de forma rápida e apressada para a Fórmula 1, Sargeant tem pagado com vários erros que contribuem para a falta de confiança de um resultado melhor por parte do competidor. Sargeant ganhou a oportunidade de guiar por mais um ano na Fórmula 1, mas mesmo conhecendo várias das pistas do calendário, não consegue acompanhar o ritmo do companheiro de equipe.
A Williams por sua vez tem trabalhado de várias formas para melhorar a performance do time, bem como as suas instalações. Alexander Albon é a mira da equipe, com eles tentando fazer o possível para que o tailandês permaneça no time e seja uma peça importante nesta fase de reestruturação comandada por Vowles.
“Tenho que ser totalmente honesto e dizer que nenhum piloto iria querer desistir do seu assento. Eu nunca gostaria de que algo assim acontecesse. Logan sempre foi um profissional e um membro da equipe, desde o primeiro dia e isso não será fácil para ele aceitar. Neste momento, porém, não posso ficar pensando na situação e meu único trabalho agora é maximizar nosso potencial neste fim de semana e trabalhar com toda a equipe para garantir que faremos o melhor trabalho possível”, comentou Albon.
“Este é o momento mais difícil de que me lembro na minha carreira e não é absolutamente fácil. No entanto, estou completamente aqui pela equipe e continuarei contribuindo de todas as maneiras possíveis neste fim de semana para maximizar o que podemos fazer”, comentou Sargeant sobre a atual situação da equipe.